Partilhar

Pênis descascando: o que pode ser

Pênis descascando: o que pode ser

Você notou que a pele da glande está ressecada e descascando? A descamação da pele da glande pode ser uma consequência de diversas condições e transtornos que, na maioria das vezes, são solucionados com o tratamento adequado. Infecções fúngicas, excesso de fricção, uso de produtos irritantes e doenças de pele costumam ser causas do pênis ressecado e da pele da glande descascando. É essencial estar atento a todos os sintomas apresentados para identificar a causa exata e saber que medidas adotar quanto ao tratamento, cuidados e higiene da zona íntima para favorecer a cura. Continue lendo esse artigo do ONsalus onde explicamos detalhadamente o que pode ser pênis descascando e qual o tratamento a seguir em cada caso.

Também lhe pode interessar: Coceira no pênis: causas

Pele do pênis ressecada por dermatite de contato

Uma das condições que pode responder à pergunta "pênis descamando, o que pode ser" é a chamada dermatite de contato. ocorre quando a pele da flande se inflama ou irrita devido ao contato direto com uma substância irritante. A pele do pênis é muito sensível e pode reagir desse jeito ao entrar em contato direto com sabões, gel, lubrificante, cosméticos, detergentes, espermicidas ou preservativos. Os sintomas mais comuns da condição são:

  • Coceira na pele da glande
  • Glande ressecada e descamando
  • Vermelhidão
  • Erupção cutânea
  • Formação de bolhas com líquido

Tratamento da dermatite de contato

Em primeiro lugar, devemos identificar a substância que provocou esta reação na pele e deixar de usá-la de imediato. Em muitos casos, os sintomas desaparecem sem tratamento ao deixar de usar o agente irritante. para curar a pele mais rapidamente, você pode lavar a zona genital com água abundante e usar emolientes ou hidratantes para manter a pele hidratada e evitar que inflame novamente.

Caso seja necessário tratamento médico, o especialista pode receitar corticoesteroides de uso tópico. Se os preservativos com látex são a causa da dermatite, recomendamos o uso de preservativos sintéticos sem látex.

Pênis descascando: o que pode ser - Pele do pênis ressecada por dermatite de contato

Glande ressecada por fungos

A balanite candidiásica ou infecção por fungos no pênis é uma das causas mais frequentes da pele do pênis descascando. A infecção micótica é provocada por um crescimento excessivo da levedura candida albicans na pele dos genitais masculinos. Normalmente, os homens desenvolvem essa infecção quando têm relação sexual com uma mulher com candidíase vaginal, mas também existem outros fatores de risco que podem aumentar a probabilidades de desenvolvê-la como, por exemplo, um sistema imunológico comprometido, ser diabético, ter uma dieta rica em açúcares, ter sobrepeso, não ser circuncidado e usar sabões ou produtos de higiene íntima agressivos e irritantes.

Além de ter a o pênis descamando, os fungos na glande podem dar origem a sintomas como os seguintes:

  • Aparecimento de pontinhos vermelhos e brancos na glande.
  • Prurido.
  • Ardência.
  • irritação e vermelhidão.
  • Secreções anormais do pênis, brancas e espessas.
  • Desconforto ao ter relações sexuais ou durante a micção.
  • Rachaduras no pênis e pele ressecada.

Tratamento da candidíase no pênis

É importante tratar a balanite candidiásica perante os primeiros sintomas para evitar que piorem e que toda a zona genital, incluindo o escroto, seja afetada. O tratamento costuma incluir a aplicação de cremes para os fungos na glande, aplicando diretamente na pele do pênis afetada durante um período que oscula entre os 7 e os 14 dias de acordo com a gravidade dos sintomas. Geralmente, o médico apenas recomenda antimicótico por via oral quando a infecção é severa . Para evitar a reinfecção ou o contágio, é conveniente que a pessoa acometida interrompa as relações sexuais temporariamente até a candidíase desaparecer por completo.

Você pode complementar essa informação, consultando o artigo Fungos na glande peniana: tratamentos e sintomas.

Pele do pênis descascando por psoríase

A descamação da pele da glande também é um sintoma comum entre os homens que sofrem de psoríase genital. Essa é uma doença crônica e inflamatória da pele que evolui mediante surtos. Embora as suas causas sejam desconhecidas, tudo indica que alguns fatores podem propiciar o seu aparecimento como fatores genéticas, condições ambientais, estresse, infecções, má alimentação, lesões cutâneas, consumo de alguns medicamentos, etc.

Esta doença pode afetar homens circuncidados e homens não circuncidados. Os sintomas que provoca na zona genital masculina incluem:

  • Aparecimento de pequenas manchas vermelhas na glande ou no prepúcio.
  • Glande descascando e com rachaduras.
  • Secura do prepúcio ou glande.
  • Ardência.
  • Dor e desconforto durante a relação sexual.
  • Problemas na ereção.

Tratamento da psoríase no pênis

O tratamento deve ser individualizado em função dos sintomas que o paciente apresenta. A pele da zona genital é extremamente fina e sensível, pelo que o especialista pode recomendar o uso de corticoides de potência baixa ou moderada durante um período inferior a uma semana. Depois desse tempo, será combinado com outros tratamentos como inibidores da inflamação. Outra opção é uma combinação de anti-inflamatórios e esteroides imunossupressores. Para combater o prurido que a psoríase provoca, o especialista pode recomendar a toma de anti-histamínicos orais, mas também é necessário ter em conta algumas medidas como evitar se coçar, não fazer esportes que impliquem muita transpiração e não usar lenços umedecidos, sendo melhor as soluções em sabão e as toalhas de algodão.

Pênis descascando: o que pode ser - Pele do pênis descascando por psoríase

Pênis descascando por DST

Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem responder à pergunta "pênis descascando, o que pode ser?". Contudo, para identificar uma doença venérea que provoca o sintoma, é necessário estar atento aos demais sintomas apresentados. As DST's mais frequentes que afetam os homens e podem provocar pênis ressecado e descascando são:

  • Clamídia: infecção bacteriana provocada pela bactéria clamidia trachomatis que, no caso dos homens, pode provocar sintomas como dificuldade em urinar ou desconforto durante a micç4ao, secreções anormais do pênis, vermelhidão, inflamação e prurido e sensibilidade e inflamação testicular. No seguinte artigo, explicamos detalhadamente todos os sintomas e tratamentos da clamídia no homem.
  • Gonorreia: infecção provocada pela bactéria neisseria gonorrhoeae que, nos homens, pode manifestar sintomas como dor e ardência ao urinar, secreções brancas, amarelas ou verdes do pênis, uretra avermelhada e inflamada, sensibilidade testicular, dor de garganta.

Em qualquer um dos casos, é essencial consultar um urologista com urgência para que o especialista possa confirmar o diagnóstico e receitar o tratamento médico adequado. Por serem infecções bacterianas, costumam exigir medicamentos antibióticos.

Descamação e rachaduras no pênis por excesso de fricção

Por fim, é importante adicionar que em alguns casos a glande ressecada e descascando pode ser consequência do excesso de fricção produzido durante a relação sexual ou a masturbação. Se não existe lubrificação suficiente, a capa superficial da pele do pênis pode se machucar e ressecar, o que provoca a descamação da pele do pênis como consequência.

Para evitar que isso volte a acontecer, recomendamos um bom lubrificante íntimo para usar durante as relações sexuais e masturbação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pênis descascando: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Pênis descascando: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
januario
me ajudou
A sua avaliação:
jose f
descamação na glande, como tratar?
A sua avaliação:
Dário Guerreiro
A cabeça do meu pênis está descascando, o que pode ser?

Pênis descascando: o que pode ser
1 de 3
Pênis descascando: o que pode ser

Voltar ao topo da página