Transtorno da articulação temporomandibular

Dor na mandíbula perto do ouvido - Causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 10 abril 2023
Dor na mandíbula perto do ouvido - Causas e tratamento

A dor na mandíbula perto do ouvido pode ser causada por distúrbios da articulação temporomandibular (ATM), infecções, bruxismo, problemas dentários, lesões, entre outros motivos. Às vezes a dor pode desaparecer por si só em pouco tempo, mas se for muito intensa ou persistente, é aconselhável consultar um médico o mais rápido possível para identificar a causa e iniciar o tratamento correto.

Neste artigo do ONsalus, explicamos em detalhes as principais causas da dor na mandíbula perto do ouvido e os possíveis tratamentos para lidar com ela.

Também lhe pode interessar: Como eliminar a dor na mandíbula
Índice
  1. Bruxismo
  2. Infecções bucais
  3. Disfunção da ATM
  4. Lesões na mandíbula
  5. Pressão esternocleidomastoidea
  6. Nascimento dos dentes do siso

Bruxismo

O bruxismo está ligado à ação involuntária de apertar e ranger os dentes repetidamente durante o dia ou durante a noite. Este distúrbio pode ser desencadeado por fatores físicos, psicológicos e genéticos, como estresse, ansiedade, consumo de tabaco e álcool, reação a certos medicamentos psiquiátricos e antidepressivos, drogas, entre outras razões, e causar problemas gengivais, desgaste dos dentes e dor na mandíbula debaixo da orelha.

Pessoas com esta condição muitas vezes sentem dor e sensibilidade dental, dentes achatados ou trincados, e inchaço e dor na mandíbula, especificamente perto do ouvido. Às vezes esses desconfortos podem ser muito intensos e causar distúrbios da articulação temporomandibular.

Tratamento

O tratamento para o bruxismo é geralmente combinado. O especialista geralmente recomenda técnicas de relaxamento muscular para minimizar o estresse e a ansiedade, colocar gelo e calor nos músculos da mandíbula e massagem dos músculos do pescoço e rosto.

Em casos mais graves, ele ou ela pode recomendar uma placa de descanso como proteção dentária para evitar lesões nos dentes e aliviar a dor na mandíbula.

Dor na mandíbula perto do ouvido - Causas e tratamento - Bruxismo

Infecções bucais

Infecções bucais, como abscessos nos dentes, podem causar dor e inchaço das gengivas e ao redor dos dentes. A dor geralmente se espalha para o maxilar sob a orelha, indicando que a infecção se propagou.

Da mesma forma, periodontite e cárie levam a infecções orais que podem até destruir o osso. Essas patologias também causam inflamação, sangramento das gengivas e dor aguda, que muitas vezes irradia para a região da mandíbula, dificultando abrir a boca, comer e até mesmo sorrir.

Tratamento

Se o que está causando essa dor na mandíbula perto do ouvido forem infecções bucais, o especialista indicará o tratamento adequado, procurando sempre eliminar as bactérias envolvidas na infecção.

Em geral, as infecções orais requerem uma combinação de tratamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir a dor e inflamação, antibióticos para combater microorganismos e tratamentos odontológicos e cirúrgicos se for necessária a tartarectomia, exodontia ou drenagem de abscesso.

Disfunção da ATM

O distúrbio da articulação temporomandibular (ATM) é uma das condições mais comuns que causa dor na mandíbula perto do ouvido, precisamente porque irrita e inflama os músculos, ligamentos, ossos e cartilagem que revestem esta articulação, que envolve a orelha, a mandíbula e o crânio.

O uso excessivo da mandíbula, a mordida, o ranger dos dentes ou o trauma na mandíbula causam espasmo na mandíbula e dor que se espalha rapidamente para a parte inferior da orelha. Além disso, algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, dor ocular e pressão nos seios paranasais.

Tratamento

O tratamento para esta condição dependerá da causa, entretanto, os pacientes geralmente aliviam a dor, o inchaço e os espasmos musculares, tomando analgésicos de venda livre e aplicando calor na área afetada.

Por outro lado, se a condição for causada por ranger os dentes ou por uma mordida incorreta, o tratamento pode incluir a ortodontia.

Lesões na mandíbula

As lesões na mandíbula são causadas por fraturas e luxação dos ossos e articulações da mandíbula devido a pancadas, quedas, acidentes de carro ou patologias dos tecidos. Às vezes, até mesmo ao abrir muito a boca ao bocejar, gritar ou vomitar pode levar a lesões.

Este tipo de lesão geralmente causa dor e inchaço na mandíbula que às vezes se espalha para a parte debaixo do ouvido e cabeça, dificultando em abrir e fechar a boca.

Tratamento

Para qualquer lesão na mandíbula, é necessário consultar um especialista imediatamente, pois pode ser necessária uma cirurgia.

Em alguns casos, a lesão pode melhorar, descansando a mandíbula e mastigando alimentos macios; em casos mais complicados, a mandíbula pode precisar ser reparada com parafusos e placas metálicas especiais, além de uma dieta especial e repouso rigoroso.

Pressão esternocleidomastoidea

O músculo esternocleidomastoideo está localizado no lado bilateral do pescoço, estendendo-se abaixo da orelha até a clavícula. Ele possibilita flexionar o pescoço e girar a cabeça. Em determinadas circunstâncias, devido à pressão exercida sobre ele como resultado de estresse, má postura, movimentos bruscos da cabeça ou infecções, pode inflamar-se e causar grande dor, refletida na mandíbula perto do ouvido.

Pode também causar desconforto nos seios nasais e pressão nos olhos, podendo, às vezes, ser confundida com um resfriado. Portanto, é importante consultar um especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

Tratamento

O tratamento se concentra na massagem terapêutica e na medicação para aliviar a dor. É geralmente recomendado tocar e apertar suavemente o músculo lesionado várias vezes ao dia com o dedo indicador e o polegar, usando óleos essenciais.

Exercícios de alongamento e fortalecimento do músculo esternocleidomastoideo também ajudam a reduzir a rigidez na musculatura e aliviar a dor na mandíbula.

Por outro lado, os anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno e o naproxeno, são normalmente usados para reduzir a inflamação e também aliviar a dor.

Nascimento dos dentes do siso

Os dentes do juízo são os últimos a nascer, entre 17 e 25 anos. Eles estão localizados na parte de trás da dentição e quando nascem, geralmente causam inflamação e infecção na área do dente, muito perto da mandíbula. Isto causa dor intensa, a irradiar para a parte inferior do ouvido, especialmente ao abrir a boca, mastigar, falar ou bocejar.

Tratamento

Se o que está causando a dor na mandíbula perto do ouvido for o nascimento dos sisos, o tratamento nestes casos é quase sempre focado em extrações destes molares mediante cirurgia para eliminar a inflamação, dor nos dentes e mandíbulas, quaisquer infecções que possam ocorrer e para evitar lesões nas estruturas da boca.

Agora que você já conhece as 6 causas para a dor na manbídula perto do ouvido, não perca este outro artigo no qual falamos sobre a dor na manbídula por ansiedade, suas causas e como aliviá-la.

Dor na mandíbula perto do ouvido - Causas e tratamento - Nascimento dos dentes do siso

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na mandíbula perto do ouvido - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Moyoclinic. (2022). Trastornos de articulación temporomandibular. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/tmj/symptoms-causes/syc-20350941
  • Tratamiento de las enfermedades de la cavidad bucal. (2003). Disponível em:https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-tratamiento-las-enfermedades-cavidad-bucal-13053124
  • Zambra, F. (2003). Bruxismo. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0213-12852003000300003
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor na mandíbula perto do ouvido - Causas e tratamento