Partilhar

Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura

Por Leonardo Simon. Atualizado: 30 agosto 2018
Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura

Os dentes do siso são os últimos dentes a nascerem na boca. Normalmente são quatro, um em cada lado da arcada dentária superior e inferior. Em muitos casos, a sua erupção gera complicações como dor, desconforto ou apinhamento dental e é necessária uma intervenção cirúrgica imediata. Embora os dentes do siso possam não causar nenhum sintoma, os especialistas recomendam sua extração, uma vez que sua presença, na grande maioria dos casos, não possui nenhuma importância.

É normal que, uma vez que você tenha realizado as extrações, apresente inchaço na área, sobretudo nas bochechas. Isto acontece devido a uma resposta normal do organismo, no entanto, se você está perto de realizar uma extração ou cirurgia de siso ou já a fez, é normal que se pergunte quantos dias dura a inflamação devido a extração dos dentes do siso. Quando a cirurgia é complexa ou se danificou muito o tecido que recobre o dente, a inflamação dura entre três e cinco dias mas, em casos simples, apenas se nota inflamação a partir do 3º dia e a mesma costuma desaparecer no quinto dia. Neste artigo do ONsalus lhe explicamos todo o procedimento de extração de sisos em detalhe:º

Também lhe pode interessar: Causas de dor de dente

Sobre os dentes do siso

Os dentes do siso, também conhecidos como dentes do juízo ou "dente queiro", são os últimos molares a surgirem na grande maioria das pessoas e costumam aparecer na fase adulta. É por isto que recebe este nome, já que a pessoa tem mais "juízo". A função desta unidades na boca são realmente poucas e até mesmo poderia se dizer que nenhuma, salvo em alguns casos onde se requer sua presença quando o paciente tem muito espaço devido a perdas dentárias anteriores e requer estas unidades para um tratamento ortodôntico.

Na maioria dos casos, os terceiros molares causam desconforto e incômodo, sobretudo quando na fase de siso nascendo e geram uma lesão infecciosa na área, conhecida como pericoronite, que significa a inflamação do tecido que recobre este dente quando começa a rasgar a gengiva e que ocorre devido a presença de restos de alimentos. Devemos lembrar que dentro da boca existem bactérias que se propagam em excesso quando são deixados restos de comida por muito tempo na boca, tornando um ambiente mais propenso para surgirem infecções.

Outras condições que causam desconforto ocorrem quando o dente está em uma posição inadequada. Normalmente eles emergem em uma posição normal e alinhada, como o resto dos dentes; contudo pode haver pessoas que não tenham a mesma sorte e seus sisos se formem em uma posição horizontal, afetando os dentes vizinhos, gerando assim desconforto e apinhamento devido a pressão que estes exercem e à falta de espaço.

Em quase todos os casos, a extração do siso horizontal é necessária e deve ser feitapelo profissional que é o dentista. Podem existir casos onde sua extração é mais complexa, pois pode gerar complicações e requer um especialista conhecido como cirurgião maxilofacial, que são os profissionais capacitados para estes tipos de dentes.

Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura - Sobre os dentes do siso

Dente do siso inflamado: causas

Depois da extração dos dentes do siso seu corpo gera uma reação que além de ser normal é saudável, que é a inflamação. Este processo tem como finalidade proteger o organismo contra microrganismos que possam ter entrado no momento em que se iniciam os processos de reparação dos tecidos.

Quando você se submete a uma extração de siso, a inflamação é uma consequência perfeitamente normal do processo de recuperação devido ao fato de que o procedimento requer cortar e levantar a gengiva, eliminar o osso que cerca o dente, tirar o dente apropriadamente e então unir toda a lesão com pontos de sutura. Além disso, durante o procedimento, podem ser exercidas forças consideráveis com os instrumentos, o que pode machucar ainda mais os tecidos e inclusive os músculos. Tudo isto tem como consequência uma inflamação localizada na área das bochechas conhecida como siso inflamado.

Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura?

O tempo de duração da inflamação devido a extração dos dentes do siso dependerá da complexidade da mesma. Quando o dente já saiu da gengiva e sua extração é muito fácil, pode nem chegar a inflamar ou, se inflamar, será muito pouco. No entanto, quando a cirurgia é um pouco mais complexa ou se danificou muito o tecido que recobre o dente, a inflamação dura dura entre três e cinco dias.

Provavelmente nas primeiras 48 horas você tenha uma inflamação muito leve, mas ao passar este tempo, a inflamação pode chegar a sua forma máxima e você pode ficar muito inchado a partir do terceiro dia, sobretudo se extraiu os quatro sisos. A partir deste ponto, a inflamação começará a diminuir progressivamente com o passar dos dias e, na maioria dos casos, no quinto dia já estará perfeitamente normal. Em outros casos, no entanto, pode se estender até mais de uma semana, quando a cirurgia tiver sido complicada.

O processo inflamatório é mais comum quando o procedimento é realizado nos dentes do siso inferiores, pois são os que, em sua maioria, apresentam complicações devido a sua posição ou no caso de haver algo que condicione a cirurgia.

Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura - Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura?

Pós-operatório do siso e cuidados

Os profissionais recomendam que antes de terminar as primeiras 24 horas pós-extração, você coloque compressas frias na área já que isso diminui o nível de inchaço. Além disso, deve tomar remédios anti-inflamatórios para diminuir o processo inflamatório.

Da mesma forma se recomendam algumas medidas para acelerar a cicatrização após extração do siso:

  • Dormir com a cabeça elevada.
  • Fazer a higiene bucal adequada na área para evitar uma infecção.
  • Ir ao dentista uma semana após as extrações para receber uma avaliação pós-cirúrgica e, quando necessário, remover os pontos de sutura.
  • Em alguns pacientes, podem surgir hematomas na área e você deve saber que se trata de algo normal. Isto se deve ao procedimento cirúrgico onde muitos tecidos são machucados.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia

Escrever comentário sobre Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Manuela Lima
Acabei de tirar o siso, como posso me recuperar mais rápido?

Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura
1 de 3
Dente do siso inflamado depois da extração: quantos dias dura

Voltar ao topo da página