Partilhar

Causas de dor de dente

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Causas de dor de dente

Dor de dente é um dos desconfortos físicos mais intensos e destabilizantes que existe e, por vezes, é tão forte que até mesmo dormir se torna uma tarefa impossível. Pode ser provocada por cáries, abcessos dentários, lesões nos dentes ou na mandíbula, bruxismo ou até mesmo sinusite Perante esta situação, você não deve esperar muito tempo e agendar uma consulta no dentista assim que possível para detetar a origem do problema. Caso contrário, a origem da dor pode avançar e colocar a sua saúde dentária em risco. Você gostaria de saber porque sente tanta dor nessa zona? Continue lendo este artigo do ONsalus e descubra as causas de dor de dente!

Por que é tão importante visitar um dentista?

Excepto em casos em que a dor se manifesta em crianças pequenas devido à saída dos dentes novos, qualquer dor ou incômodo de dentes requer atenção imediata de um dentista. A dor não passará sozinha porque, geralmente, as causas que a produzem requerem uma solução profissional. Assim, quanto mais tempo você adia a consulta, mais prolonga o mau-estar e as dores, correndo até o risco de que o problema avance e piore.

O dentista é um especialista como qualquer outro e você não necessita ter medo da consulta com um profissional. Ele pode avaliar o seu caso e recomendar as melhores soluções para a sua condição.

Causas de dor de dente - Por que é tão importante visitar um dentista?

As cáries, principal causa de dor de dente

Além de serem uma das condições dentais mais comuns, as cáries também são a principal causa de dor de dente. As cáries surgem quando a placa se acumula nos dentes e, ao não ser retirada adequadamente, se transforma em um cálculo dental que, pouco a pouco, vai danificando o esmalte do dente até produzir cavidades no mesmo. Numa fase inicial, as cáries não provocam dor, mas se não forem detectadas e tratadas a tempo, continuarão avançando até afetarem o nervo do dente. É nesse momento que a dor e o incômodo se manifestam.

Os principais sintomas de cáries avançadas são:

  • Incômodo na zona afetada ao comer ou beber alimentos frios ou quentes.
  • Dor no dente afetado.
  • Buracos visíveis no dente cariado.
  • Em alguns casos, fratura ou rachaduras no dente.
  • Se a cárie estiver muito avançada, latejamento do dente.

Perante estes sintomas, é necessário consultar um dentista o mais rápido possível para que ele possa tratar a solução o mais rápido possível.

Causas de dor de dente - As cáries, principal causa de dor de dente

Abcesso dentário

Quando as cáries avançam sem tratamento, as bactérias localizadas na zona podem acabar por infectar a raiz do dente, dando lugar a uma das condições odontológicas mais dolorosas e incômodas: um abcesso dentário. Esta condição também pode ser produzida por um traumatismo no dente, embora a causa mais comum sejam as cáries.

Os sintomas de abcesso dentário são:

  • Dor intensa no dente.
  • Sensibilidade ao calor e ao frio.
  • Inflamação da zona afetada.
  • Mau hálito e gosto amargo na boca.
  • Febre provocada pela infecção.
  • Possível inflamação dos gânglios.

Esta condição requer atenção dental profissional imediata para evitar que a infecção progrida e o problema se agrave.

Causas de dor de dente - Abcesso dentário

Lesões nos dentes ou na mandíbula

Qualquer trauma significativo como uma pancada ou acidente pode danificar a mandíbula ou fraturar os dentes. Esta condição específica pode, obviamente, provocar dor no dente ou dentes afetados ou até mesmo uma dor mandibular intensa quando existe fratura nesta zona.

Se, depois de um traumatismo forte, você sentir dor nesta zona, consulte o dentista o quanto antes.

Bruxismo

Apertar os dentes com força de um jeito consciente ou inconsciente, especialmente enquanto se realizam atividades como dormir e trabalhar ou em períodos de estresse, pode provocar dor de dentes e de mandíbula. Estas dores, que podem até afetar o ouvido e a cabeça, não surgem num dente específico mas sim em vários.

Esta condição é conhecida como bruxismo e requer uma consulta no dentista para ser diagnosticada. A boa notícia é que este problema tem uma solução simples, basta usar um aparelho feito à medida que impede que previne o problema durante o sono.

Causas de dor de dente - Bruxismo

Sinusite

A inflamação dos seios nasais, conhecida como sinusite, também pode provocar do de dentes, por muito surpreendente que possa parecer. Assim como no caso anterior, a dor não se concentra necessariamente em um dente específico, podendo se apresentar em vários. Isso acontece porque os seios se inflamam demasiado e as raízes dos dentes maxilares acabam sofrendo por estarem tão próximos da zona afetada.

Se você tem sintomas como dor e pressão na cabeça, inflamação sob os olhos, congestão nasal fadiga, incômodos na garganta, sensibilidade facial e também dor de dentes, é provável que esteja sofrendo com esta condição. Neste caso, você necessita consultar um otorrinolaringologista.

Causas de dor de dente - Sinusite

Como aliviar dor de dente?

Enquanto você espera pela consulta com seu dentista, você deve seguir algumas recomendações para evitar a dor de dente piore:

  • Evite comer alimentos muito quentes ou frios para prevenir a sensibilidade dentária.
  • Opte por alimentos macios que não exigem muita mastigação. Ingredientes duros ou fibrosos devem ser evitados.
  • Não consuma doces nem açúcar, eles pioram a dor de dente.
  • As compressas frias, quando aplicadas no lado onde você sente o desconforto, podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Não as coloque dentro da boca mas sim fora, apoiando a compressa na pele do maxilar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas de dor de dente, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Causas de dor de dente

O que lhe pareceu o artigo?

Causas de dor de dente
1 de 6
Causas de dor de dente

Voltar ao topo da página