Partilhar

Pode fumar depois de tirar o siso?

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 5 julho 2019
Pode fumar depois de tirar o siso?

"Pode fumar depois de tirar o siso? Que consequências terá na minha saúde?". O dentista dá todas as indicações necessárias para que o processo de cura seja mais eficiente depois de uma extração do dente do siso, por isso, nós do ONsalus recomendados que você continue lendo este artigo.

O hábito de fumar gera vários efeitos em todo o corpo, incluindo no sistema nervoso central, vasos sanguíneos, coração, pulmões e sistema circulatório, atrasando ainda mais o processo de cura de qualquer ferida. No ONsalus respondemos à pergunta "pode fumar depois de tirar o siso" e, além disso, te explicamos quais são as recomendações pós-operatórias a serem cumpridas após a intervenção.

Pode fumar depois de tirar o siso?

Dentro dos efeitos do hábito de fumar, é importante saber que, em relação à cicatrização de alguma ferida, o tabaco impede indiretamente a atividade da fibrinólise, atrasando desta forma a cura das feridas.

Apesar de alguns dentistas dizerem que se pode fumar 24 horas depois de uma extração dentária, caso a extração seja de algum dente do siso, este tempo deve ser maior. Por se tratar de uma intervenção cirúrgica, o processo de cicatrização é muito mais complexo e medicamente segue um determinado processo:

  • Desencadeia-se um processo inflamatório.
  • Forma-se um coágulo.
  • Forma-se um tecido com alto conteúdo em fibroblastos que tendem a se revascularizar na superfície.

Neste sentido, pode-se dizer que a nicotina tem efeitos específicos na cicatrização da área periodontal:

  1. Afeta a micro-irrigação: aumentando o sangramento.
  2. Afeta os fibroblastos: diminuindo sua proliferação.
  3. Afeta o tecido conjuntivo e o ósseo: interferindo na produção e fixação na superfície celular.
  4. Afeta a superfície da raiz: evitando a adesão celular.

Outros efeitos do tabaco na saúde

Além dos efeitos que o hábito de fumar tem na cicatrização das feridas, não devemos nos esquecer que o cigarro possui uma infinidade de substância químicas como a nicotina, monóxido de carbono, formol, alcatrão, entre outras, as quais são completamente prejudiciais para o organismo e podem gerar:

  1. Doenças cardiovasculares.
  2. Doenças respiratórias obstrutivas.
  3. Câncer de pulmão.
  4. Problemas estéticos na pele.
  5. Complicações odontológicas.

Cuidados após extração do siso

As recomendações mais importantes depois da extração de dentes do siso, além de evitar o fumo (este inibe a circulação sanguínea, causando um aumento no sangramento), são os seguintes:

  • Não comer durante as primeiras 3 horas.
  • Evitar o esforço físico durante as primeiras 24 horas.
  • Não tomar banho com água quente.
  • Não se deve enxaguar a boca de forma intensa e agressiva durante os primeiros 3 dias.
  • Recomenda-se aplicar gelo na bochecha durante, aproximadamente, 20 minutos.

Caso apareça qualquer outro incômodo, é importante consultar o dentista imediatamente para fazer a respectiva avaliação.

Pode fumar depois de tirar o siso? - Cuidados após extração do siso

Quanto tempo depois de tirar o siso pode fumar?

O mais conveniente e recomendável é apenas voltar fumar passadas, pelo menos 3 semanas, da extração do dente do siso. Desta forma, previne-se qualquer complicação que a nicotina e substâncias químicas do cigarro possam gerar na cavidade bucal, dificultando o processo de cicatrização da ferida.

Esperar o tempo adequado garante que o processo de cura e melhora seja muito mais rápido, além disso, sempre deve-se levar em conta as indicações e recomendações do dentista.

Efeitos de fumar depois de arrancar dente do siso

Além de interferir no processo de cicatrização, retomar o hábito de fumar logo após a intervenção pode causar outros sintomas como taquicardia e taquipnea, que ocorrem devido ao aumento da síntese de adrenalina.

Por outro lado, pode-se gerar uma alveolite seca, que faz com que não haja a formação do coágulo sanguíneo no local da extração dentária, deixando esta área diretamente exposta à toda a quantidade de alimentos que forem ingeridos após a extração. Além do mais, o cigarro torna a área muito mais sensível aos processos infecciosos.

A dependência do consumo de cigarro pode ser muito forte em algumas pessoas, contudo, no caso de tirar os dentes do siso, o dentista recomendará não retomar o hábito de fumar até que a ferida já esteja cicatrizada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode fumar depois de tirar o siso?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Pode fumar depois de tirar o siso?

O que lhe pareceu o artigo?

Pode fumar depois de tirar o siso?
1 de 2
Pode fumar depois de tirar o siso?

Voltar ao topo da página