Saúde dental

Quais tipos de clareamento dental existem?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 19 outubro 2022
Quais tipos de clareamento dental existem?

Existem diferentes tipos de clareamento dental. Se você quer ver seus dentes mais brancos, é bom pesquisar bem qual método se encaixa melhor tanto para o seu estilo de vida como para o seu bolso.

Com dentes mais brancos, a maioria das pessoas se sente mais confortável para sorrir livremente, com mais segurança, além de melhorar a auto-estima. Mas, claro, não basta apenas clarear os dentes, é importante cuidar bem da higiene bucal e, se possível, evitar alimentos que os escurecem. Continue lendo este artigo do ONsalus para saber o melhor método de branqueamento dos dentes para você.

Também lhe pode interessar: Alimentos que clareiam os dentes
Índice
  1. O que é o clareamento dental?
  2. Em quais casos o clareamento dental é indicado?
  3. Tipos de clareamento dental
  4. Posso dormir com a moldeira de branqueamento dentário?
  5. Cuidados necessários após o clareamento dental

O que é o clareamento dental?

O branqueamento dental é um procedimento dentário utilizado para limpar os dentes, restaurando sua cor original e dando a eles uma cor branca brilhante. Por não alterar o tecido dentário, é um dos tratamentos mais seguros que existem, caracterizando-se por não ser invasivo.

Com o clareamento dos dentes, é possível remover tanto as manchas intrínsecas como extrínsecas, que são responsáveis pela mudança da coloração dos dentes.

Quais tipos de clareamento dental existem? - O que é o clareamento dental?

Em quais casos o clareamento dental é indicado?

Este procedimento é recomendado por especialistas para remover manchas produzidas por uma grande variedade de fatores externos, sendo os mais comuns aqueles causados pelo consumo habitual de tabaco, café, assim como certos alimentos e medicamentos.

Por outro lado, muitas pessoas que se perguntam como remover manchas de clorexidina nos dentes querem saber se este tratamento é ideal para elas. A resposta é sim. Portanto, caso você tenha tido recentemente um procedimento odontológico e seu dentista tenha prescrito clorexidina, um anti-séptico eficaz e de ação rápida, e devido ao seu uso você manchou seus dentes, com clareamento dental você pode ter seu sorriso de volta para a primavera ou verão.

Tipos de clareamento dental

Graças ao avanço da tecnologia, que também tem tido um impacto positivo no campo da odontologia, existem vários tipos de clareamento dental que podem ser realizados em uma clínica ou sob a supervisão de um profissional. Eles são os seguintes:

1. Clareamento dental caseiro

Este tipo de tratamento tem a vantagem de poder ser feito em casa, é claro, seguindo as instruções de seu dentista. É o mais popular também. Nele, se utilizar uma moldeira de silicone e o branqueador é aplicado na forma de gel, normalmente de perborato de sódio, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Quanto tempo leva para ter resultados?

Com o clareamento dental caseiro, usualmente a pessoa utiliza a moldeira por um período que varia dos 10 aos 30 dias. A intensidade do branqueamento pode variar de acordo com a estrutura dental da pessoa e seus hábitos alimentares.

2. Clareamento dental com laser

Ao contrário do anterior, este clareamento deve ser realizado em um consultório odontológico. Nele, é utilizado um gel branqueador que é aplicado nos dentes e penetra graças à ação de um laser que ajudará a eliminar as manchas.

Quanto tempo leva para ter resultados?

A sessão deste procedimento pode durar alguns minutos. Os resultados começam a aparecer, normalmente, após duas ou três sessões. É um tipo de clareamento que demanda menos visitas ao dentista.

3. Clareamento dental interno

Nos casos em que as manchas são muito visíveis e até mesmo os dentes escureceram, é melhor realizar este branqueamento dentário no qual o dente é tratado por dentro. O gel clareador é introduzido no dente e deixado ali para agir por uma semana. Dependendo da gravidade das manchas, o dentista pode considerar necessário repetir o procedimento. Este procedimento é recomendado para pessoas que que fizeram tratamento de canal, usualmente. Os resultados nem sempre são garantidos.

4. Clareamento dental com luz ultravioleta

Nesta opção a pessoa se submete a um método muito semelhante ao de laser, mas com luz ultravioleta, para intensificar a ação do gel.

Quanto tempo leva para ter resultados?

As sessões são rápidas, de cerca de 20 minutos, e os resultados podem ser notados entre a segunda e a terceira sessão.

Quais tipos de clareamento dental existem? - Tipos de clareamento dental

Posso dormir com a moldeira de branqueamento dentário?

Isso não é recomendado, pois pode ampliar a sensibilidade da gengiva ou até irritá-la. O seu dentista indicará o uso correto da moldeira.

Posso fazer clareamento dental caseiro?

Isso não é recomendado. O ideal é fazer com acompanhamento de um dentista, utilizando uma moldeira, o gel apropriado e, quando for o caso, o método de laser ou luz ultravioleta. O que é possível fazer é preocupar-se com alguns alimentos que podem clarear levemente a dentição. Falamos sobre isso neste artigo.

Cuidados necessários após o clareamento dental

Depois de escolher o tipo de clareamento dental que mais se adequa para você, é importante tomar alguns cuidados de higiene e evitar, se possível, o consumo excessivo de certos alimentos e outros produtos que podem manchar seus dentes. Entre eles podemos destacar:

  • Cigarro
  • Vinho tinto
  • Café
  • Suco de uva
  • Refrigerante de cola
  • Chá-preto

Agora que você conheceu os diferentes tipos de clareamento dental que existem, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre 5 alimentos que prejudicam os dentes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais tipos de clareamento dental existem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • BARBOSA, Deise Cardoso, et al. Estudo comparativo entre as técnicas de clareamento dental em consultório e clareamento dental caseiro supervisionado em dentes vitais: uma revisão de literatura. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 2015, vol. 27, no 3, p. 244-252. Disponível em: <https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/revistadaodontologia/article/view/255>. Acesso em 19 de outubro de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais tipos de clareamento dental existem?