Partilhar

5 alimentos que prejudicam os dentes

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
5 alimentos que prejudicam os dentes

Conseguir uma boca perfeita é uma obsessão de muitas pessoas. A televisão e as celebridades mostram dentes brancos e brilhantes, o que faz com que os demais desenvolvam complexos com os seus. No entanto, a verdade é que, apesar de não podermos corrigir o posicionamento dos dentes naturalmente, pode sim cuidar da saúde da sua boca. A alimentação é um fator determinante que devemos ter em conta na hora de cuidar da saúde buco dental. Os 5 alimentos que prejudicam os dentes são a massa e o arroz, os doces, os cítricos, os alimentos pegajosos e as bebidas como o chá, o café e o álcool. Continue lendo este artigo do ONsalus e descubra porquê!

Também lhe pode interessar: Pé de frango: 5 benefícios para a saúde

Massa e arroz - passam despercebidos

Sim, você leu bem! Por muito estranho que possa parecer, a massa, o arroz e outros alimentos fabricados à base de amido são maus para os seus dentes porque se metabolizam em açúcares e eles produzem ácidos que desgastam o esmalte dental. Então, isso significa que você não pode desfrutar de um bom macarrão? Não, você pode, mas tendo em conta que os hidratos de carbono presentes nestes alimentos facilitam a proliferação das bactérias na boca, sendo essencial escovar os dentes depois de cada refeição.

5 alimentos que prejudicam os dentes - Massa e arroz - passam despercebidos

Doces, não se deixe enganar pelo nome

Se existe um alimento pecado para os nossos dentes, são os doces e balas. Quem nunca saboreou um pirulito ou gastou toda a sua grana em balas e brigadeiros? Sem esquecer as vovós que sempre oferecem guloseimas cheias de açúcar! Contudo, é necessário ter cuidado porque o açúcar aumenta a produção de ácidos na boca e, logo, quanto mais açúcares você consome, mais ácido produz. Se, além disso, você consome caramelos ou outras guloseimas duras, também pode acabar danificando o esmalte. Alguns produtos ricos em sacarose como os refrescos também expõem os nossos dentes aos efeitos do açúcar. É por isso que as cáries sempre são associadas ao açúcar.

5 alimentos que prejudicam os dentes - Doces, não se deixe enganar pelo nome

Cítricos, críticos para o esmalte

Os sucos e as bebidas energéticas também contêm grandes quantidades de ácido e açúcar, dois elementos que são muito prejudiciais juntos. Como explicado anteriormente, o ácido é o principal responsável pelos danos do esmalte dental, o que aumenta com o açúcar. Por isso, prefira bebidas sem açúcares adicionados.

Além do anterior, os sumos preparados com frutas cítricas como a laranja ou o limão também contêm ácidos. Por isso, devemos ter em conta que o seu consumo em excesso pode ser prejudicial para o esmalte dental, mesmo se tratando de ingredientes naturais.

5 alimentos que prejudicam os dentes - Cítricos, críticos para o esmalte

Alimentos pegajosos

Que levante a mão quem nunca passou um bom tempo tentando extrair um pedaço de comida dos dentes... todos nós! Os alimentos pegajosos como a fruta desidratada são muito são muito populares, mas têm tendência a grudar nas peças dentais por mais tempo do que os outros alimentos. O plano de ficar no sofá vendo um filme com um bowl de fruta desidratada ou pipocas (que, apesar de não serem pegajosas, grudam nos dentes) pode ser perigoso para a saúde bucal. O ideal é que, depois de ingerir estes alimentos, você escove muito bem os dentes para remover qualquer vestígio de alimentos.

5 alimentos que prejudicam os dentes - Alimentos pegajosos

Café, chá e álcool

Embora falemos de bebidas, devemos ter em conta que elas também possuem substâncias que prejudicam os dentes. O café e o chá, rico em taninos, mancham os dentes e contêm ácido que prejudica o esmalte dental e aumenta as possibilidades de sofrer de cáries. Por sua vez, as bebidas alcoólicas provocam desidratação e secam a boca, aumentando também as possibilidades de sofrer cáries e outras infecções da boca. Se, além disso, forem combinadas com tabaco, os efeitos multiplicam.

5 alimentos que prejudicam os dentes - Café, chá e álcool

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 alimentos que prejudicam os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre 5 alimentos que prejudicam os dentes

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Angela
Os alimentos que escurecem os dentes são os mesmos alimentos que amarelam os dentes?

5 alimentos que prejudicam os dentes
1 de 6
5 alimentos que prejudicam os dentes

Voltar ao topo da página