Saúde sexual do homem

Dor nos testículos por não ejacular - Causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 22 março 2023
Dor nos testículos por não ejacular - Causas e tratamento

A dor testicular é um dos problemas mais preocupantes nos homens, especialmente se acontece quando não ejacula no momento de ter um orgasmo. Esta situação pode às vezes ocorrer ocasionalmente ou esporadicamente por uma razão particular; nestes casos, não implica um problema maior e geralmente se resolve sem complicações. Entretanto, quando estes sintomas ocorrem frequentemente durante a relação sexual ou masturbação, é necessário consultar um especialista para avaliar o que está acontecendo, já que o estresse, alguns medicamentos, certas infecções crônicas ou problemas com o acúmulo de sangue nos testículos muitas vezes causam estes desconfortos, que se não forem tratados pronta e efetivamente, podem piorar.

Se você tem dor nos testículos por não ejacular e se sente angustiado, talvez esteja interessado em ler este artigo do ONsalus, no qual explicaremos as causas mais relevantes que podem provocar isso e seu possível tratamento.

Índice

  1. Estresse
  2. Síndrome das bolas azuis
  3. Infecções
  4. Hipertensão do epidídimo
  5. Cirurgia de próstata
  6. Álcool em excesso
  7. Uso de certos remédios

Estresse

O dia a dia agitado, as preocupações, os compromissos, entre outras razões, podem desencadear estresse e afetar o ambiente pessoal, familiar e de trabalho da pessoa que sofre, a ponto de ter um impacto negativo no relacionamento do casal, especificamente na esfera sexual.

Dentro deste contexto, alguns homens sob esta circunstância não respondem satisfatoriamente, já que podem tentar ter uma ereção, no entanto, a ansiedade e o cansaço às vezes interrompem a concentração e o alcance do orgasmo, provocando até uma dor nos testículos quando não ejacula que pode durar um período moderado de tempo.

O que fazer?

A maneira eficaz de lidar com esta situação é através de aconselhamento psicológico; a fim de canalizar o problema de forma terapêutica. Além disso, é possível trabalhar em conjunto com um terapeuta sexual para abordar de forma mais detalhada a realidade e as preocupações, isto dependerá da condição de cada paciente.

Síndrome das bolas azuis

A chamada síndrome das bolas azuis é causada pelo acúmulo de sangue desoxigenado nos testículos; quando isto acontece, uma cor azul é criada na superfície da pele. Quanto mais sangue permanecer nos testículos e no escroto, sem oxigenação e circulação para o coração e pulmões, mais azul a pele aparecerá.

Isto pode ocorrer durante a atividade sexual, na qual o homem, apesar de ter uma ereção, não atinge o orgasmo. Nesta situação, os testículos começam a doer devido ao congestionamento dos vasos que transportam o esperma, mas isto geralmente desaparece em poucas horas, ou é aliviado pela masturbação. Portanto, é comum sentir dor nos testículos quando não ejacula.

O que fazer?

Normalmente, a dor testicular, nesta circunstância, é aliviada espontaneamente quando cessa a excitação sexual. Para fazer isto, é aconselhável distrair-se pensando e fazendo algo que não seja sexo, como caminhar, trabalhar ou tomar um banho frio. O exercício físico também ajuda a aliviar o desconforto, pois desvia o fluxo sanguíneo para os grandes músculos.

Neste artigo falamos sobre os prós e contras da retenção seminal.

Infecções

Ocasionalmente, inflamações ou infecções como prostatite, varicocele, gonorreia, etc., podem causar dor nos testículos e suprimir a ejaculação porque os dutos ejaculatórios ficam obstruídos. Esta particularidade dificulta e bloqueia a passagem de secreções das vesículas seminais, conhecidas como os hormônios específicos do sistema reprodutivo, para a uretra.

O que fazer?

Se você sente dor nos testículos por não ejacular devido a alguma infecção, o médico pode recomendar antibióticos dependendo da infecção do paciente. Isto requer exames especiais de sangue e urina para determinar efetivamente o antibiótico apropriado.

Hipertensão do epidídimo

A hipertensão do epidídimo ocorre quando, após a excitação sexual, o sangue se acumula e permanece nos genitais masculinos e não é eliminado por um orgasmo; neste sentido, o pênis se enche de sangue e se prepara para a ejaculação e o orgasmo, mas isso não acontece. Esta patologia está associada à dilatação das artérias que levam sangue para os genitais e à contração das veias naquela área, permitindo assim que menos sangue escape.

Esta irregularidade no fluxo sanguíneo causa grande pressão sobre o pênis e os testículos, causando inchaço e dor severa.

O que fazer?

Quase sempre esta dor nos testículos por não ejacular é aliviada pela masturbação, de modo que o sistema nervoso simpático atinge sua atividade normal. Se as circunstâncias não o permitirem, o melhor a fazer é aplicar frio na área genital, e realizar alguma atividade que requeira grande concentração e permita reduzir a pressão sanguínea.

Cirurgia de próstata

Após a cirurgia de próstata pode haver disfunção erétil, ausência de ejaculação e dificuldade para atingir o orgasmo, e consequentemente sofrer de dor testicular. No entanto, dependerá da intervenção, pois existem algumas cirurgias mais precisas e menos invasivas, como as realizadas com lasers, que tendem a causar muito poucos danos aos tecidos naquela área, e não geram estes problemas.

Normalmente, nestes casos, a ejaculação tende a ser retrógrada e, em vez de ir para fora, vai para a bexiga, onde é depois eliminada pelo organismo. Os homens que fizeram cirurgia de próstata podem sentir algum desconforto no pênis e nos testículos durante a relação sexual ou masturbação, mas isto não os impede de ter sensações agradáveis e de ter um orgasmo.

O que fazer?

Os homens que foram submetidos à cirurgia de próstata e têm dor nos testículos quando não ejaculam devem consultar um urologista e discutir quaisquer sintomas ou desconforto que possam surgir, já que a cirurgia está envolvida e geralmente é irreversível. No entanto, o especialista é o único que pode indicar um tratamento e recomendar ferramentas ou técnicas para lidar com a falta de ejaculação, dependendo de cada caso.

Álcool em excesso

O álcool em qualquer circunstância é prejudicial à saúde, e ainda mais se ingerido em excesso, pois tende a causar danos fisiológicos, cognitivos e comportamentais. Neste sentido, os homens que se embriagam com frequência podem retardar a ejaculação ou não ejacular, e sofrem de dor testicular, já que o álcool interfere no fluxo sanguíneo para o pênis e deprime o sistema nervoso central, dificultando a ereção.

O que fazer?

O melhor a fazer é não ficar bêbado; por isso, é necessário limitar o que se bebe. Também é importante alternar entre bebidas alcoólicas e não-alcoólicas para não saturar o corpo. Tenha em mente que quanto mais você bebe, maior é o risco de mau desempenho sexual e, também, de sentir dor nos testículos por não ejacular.

Uso de certos remédios

Alguns medicamentos, como os anti-hipertensivos, antidepressivos, ansiolíticos e aqueles usados para tratar o aumento da próstata, podem causar distúrbios de ejaculação e dores testiculares. Tomar esses tipos de drogas por um período prolongado de tempo tem efeitos adversos sobre a função sexual, pois interferem com o sistema nervoso central e com os hormônios responsáveis pela produção do sêmen.

O que pode ser feito?

Se você sente dor nos testículos quando não ejacula e acredita que pode ser devido ao uso de algum medicamento, em princípio, para melhorar esta situação, a coisa imediata a fazer é interromper ou reduzir a dosagem de qualquer um dos medicamentos, dependendo das possibilidades, sob consideração e supervisão médica. Em nenhum caso isso deve ser feito por conta própria.

Agora que você já saber o que fazer em caso de dor nos testículos quando não ejacula, não perca este outro artigo no qual explicamos por que o sêmen pode estar com cheiro de água sanitária.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos testículos por não ejacular - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Infac. (2013). Disfunción sexual por fármacos. Disponível em: <https://www.osakidetza.euskadi.eus/contenidos/informacion/cevime_infac_2013/es_def/adjuntos/INFAC_Vol_21_n_8.pdf>. Acesso em 10 de março de 2023.
  • Manual MSD. (2022). Eyaculación ausente. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/es/hogar/salud-masculina/disfunci%C3%B3n-sexual-en-los-hombres/eyaculaci%C3%B3n-ausente>. Acesso em 10 de março de 2023.
  • Sarquella, J. (2014). Trastornos de la eyaculación. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-articulo-trastornos-eyaculacion-S0716864014700197>. Acesso em 10 de março de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Dor nos testículos por não ejacular - Causas e tratamento