Partilhar

Remédios caseiros para prostatite

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 15 junho 2018
Remédios caseiros para prostatite

A prostatite é uma inflamação e irritação na próstata que provoca dor e outros desconfortos ao paciente. Geralmente, é produzida por uma infecção bacteriana da glândula prostática, mas existem outras causas que também podem dar origem ao problema. Perante o seu aparecimento, é essencial recorrer a um urologista para que ele examine o estado da próstata e administre a medicação necessária para o tratamento. No entanto, diversos hábitos que podem contribuir para melhorar a inflamação e acelerar a cura. No ONsalus, oferecemos alguns remédios naturais para a prostatite para que você consiga melhorar a condição com tratamento natural.

Também lhe pode interessar: Fungos no pênis: tratamento caseiro

Sintomas de prostatite

Antes de começar, é importante conhecer os efeitos que essa doença provoca para poder identificá-la e consultar um especialista. Entre os sintomas da prostatite, encontramos os seguintes:

  • Alterações urinárias: dificuldade em urinar, micção dolorosa em ocasiões com presença de sangue na urina, aumento da frequência e urgência de urinar de dia e de noite, dor perineal que irradia até à zona inferior das costas, púbis, escroto, pênis e interior das coxas.
  • Alterações na sexualidade: diminuição do desejo sexual, dificuldades em conseguir uma ereção, ejaculação dolorosa e precoce em ocasiões, presença de sangue no sêmen e infertilidade.

Junto com todos esses sintomas, também podem surgir calafrios, febre, sensação de sufoco ou vermelhidão na pele. Este quadro requer a avaliação de um urologista para diagnosticar a condição de um jeito rápido e oportuno para aplicar o tratamento necessário. Enquanto isso, alguns remédios caseiros para prostatite podem providenciar um grande alívio.

Remédios caseiros para prostatite - Sintomas de prostatite

Banhos de água quente

Um dos remédios caseiros mais populares para a prostatite é o banho de água quente, já que o calor ajuda a aliviar a inflamação e a dor ao urinar, facilitando assim a micção.

É tão simples como encher a banheira com água quente (sem chegar a queimar) e até cobrir o ventre. Logo, vocêw deve se sentar e repousar dentro da água por, aproximadamente, 15 minutos. Se você desejar, pode adicionar alguma planta medicinal que potencie o efeito como a cavalinha ou o dente de leão. Recomendamos repetir este procedimento três vezes por dia.

Alterações na dieta

Perante a presença de prostatite, é importante realizar algumas modificações na rotina alimentar para facilitar a recuperação da próstata. Os alimentos refinados, fritos, processados e picantes são menos recomendados, assim como os lácteos, álcool e cafeína.

No entanto, outros mais saudáveis como frutas e hortaliças, cereais integrais, alimentos com gorduras saudáveis como o azeite de oliva e o peixe azul, leguminosas ou sementes de abóbora, muito ricas em zinco, contribuirão para melhorar o bem-estar e, por sua vez, reduzir o inchaço da próstata.

Alimentos diuréticos

Para evitar a dificuldade que a prostatite provoca na hora de ir no banheiro, você deve optar por alimentos que diluam ligeiramente a urina e favoreçam a sua saída. Algumas frutas como o abacaxi, o melão e a melancia, ou verduras como o espargo, tomate e aipo fornecem água ao seu organismo, enquanto ajudam a eliminar toxinas e aliviam a retenção de líquidos.

Não esqueça de manter uma hidratação correta, o que também favorece a micção adequada.

Plantas medicinais

Na natureza, existem alguns aliados que também podem ajudar a desinflamar a próstata. Entre eles, encontramos a cavalinha, uma planta com poderes depurativos e desintoxicantes que favorece a desinflamação e acalma os sintomas. O mesmo acontece com o dente de leão, outra planta medicinal com propriedades diuréticas que evita a acumulação de toxinas e alivia a inflamação.

Para as duas opções, recomendamos que você prepare infusões e tome três vezes ao dia durante o tratamento. Não recomendamos prolongar a toma por mais de um mês.

Recorde que a visita ao médico é obrigatória e que nenhum remédio caseiro pode substituir a medicação. O nosso conselho é que você aplique essas recomendações como complemento do tratamento médico de forma a promover a cura da condição.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para prostatite, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para prostatite

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
diego marques
como diminuir a prostata naturalmente

Remédios caseiros para prostatite
1 de 2
Remédios caseiros para prostatite

Voltar ao topo da página