Prostatite

Alho é bom para próstata inflamada?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. Atualizado: 16 novembro 2022
Alho é bom para próstata inflamada?

A saúde da próstata é um tema que todo homem deve ter em mente desde jovem e tomar os devidos cuidados. Para cuidar bem da próstata, o segredo está em uma alimentação equilibrada e no uso de produtos naturais que também podem ser usados como complemento dos tratamentos especializados quando se deseja combater infecções assim que surgem.

Mas o alho é bom para próstata inflamada? Ele serve como remédio caseiro para a próstata e é possível fazer chá dele com este objetivo? É sobre isso que falaremos neste artigo do ONsalus. Você conhecerá os benefícios do alho para a saúde do homem e verá como consumir de maneira correta para tirar o melhor deste alimento.

Índice
  1. Causas da inflamação na próstata
  2. Alho: um bom remédio caseiro para a próstata
  3. Como consumir alho para a próstata inflamada?
  4. O alho é a melhor opção caseira contra a próstata inflamada?

Causas da inflamação na próstata

Ao chegar aos cinquenta anos, os homens devem prestar mais atenção à saúde, incluindo a da próstata, e consultar-se com um médico pelo menos uma vez ao ano. Um dos problemas que podem surgir nesse órgão é a inflamação.

Uma inflamação é o resultado de uma reação imune frente a algum antígeno ou elemento percebido como uma ameaça no organismo. Também pode ser causada por desequilíbrios no funcionamento do sistema imunológico, que reage de forma descontrolada a elementos que não deveriam provocar uma reação, processo vinculado às doenças autoimunes.

A próstata inflamada - exceto em casos de doença autoimune que exigiriam um tratamento muito diferente - é um fenômeno sobre o qual foram determinadas 3 causas principais, que precisam de esclarecimento para entender a eficácia que o alho pode ou não ter para combater esse problema.

  • Infecção: a prostatite ou infecção de próstata é a principal causa de inflamações. Esta infecção é comumente causada por bactérias como Escherichia coli e Estreptococos.
  • Alterações e doenças endócrinas: desequilíbrios hormonais no homem podem causar inflamação na próstata, bem como possivelmente em gônadas e/ou órgãos sexuais.
  • Tumores benignos e câncer de próstata: a inflamação se tornaria parte da resposta imune, causando uma multiplicação de células cancerógenas.

Agora que você viu as principais causas da próstata inflamada, a seguir explicaremos se o alho pode ser considerado um bom remédio caseiro para a próstata.

Alho é bom para próstata inflamada? - Causas da inflamação na próstata

Alho: um bom remédio caseiro para a próstata

Os dentes de alho, provenientes da planta do alho (Allium sativum), são usados há milênios tanto na culinária quanto na medicina, por ser um poderoso remédio natural. O extrato de alho é prescrito a nível mundial, assim como se recomenda seu consumo frequente, tendo seus efeitos mais conhecidos em relação à saúde cardiovascular, uma vez que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

O que não se explica bem à sociedade em geral é que este benefício ao coração e muitos outros são fruto principalmente do efeito antibiótico altamente potente do alho, combatendo infecções e endotoxemias que favorecem o surgimento de altos níveis de colesterol e demais condições negativas, ajudando o sistema imune em seu trabalho de defesa ao fornecer nutrientes importantes.

Então o alho é um bom remédio caseiro para a próstata inchada? Sim! A próstata inflamada pela prostatite pode ser beneficiada com o uso deste produto. Os efeitos antimicrobianos, antioxidantes e anticancerígenos dos dentes de alho reduzem a inflamação atacando as bactérias que invadem a próstata, tanto as que já vivem lá como as que podem chegar, por exemplo, pela corrente sanguínea (aqui percebemos os benefícios ao sistema cardiovascular se conectam ao prostático). Além disso, proporciona benefícios anticancerígenos, auxiliando no controle de tumores e na prevenção de seu aparecimento.

Se você quer saber mais sobre este remédio caseiro para próstata, neste outro artigo explicamos os benefícios do alho para a saúde.

Alho é bom para próstata inflamada? - Alho: um bom remédio caseiro para a próstata

Como consumir alho para a próstata inflamada?

Se você quiser aproveitar ao máximo os benefícios do alho para a saúde, deve consumi-lo cru. O mais recomendado é comer um dente de alho com o estômago vazio, acompanhado de um copo de água para diminuir o sabor forte.

De preferência, coma alguma coisa logo após comer o alho para evitar que caia mal no estômago, especialmente se você já tiver esse hábito, porque não comer mais nada pode causar azia, uma vez que o corpo também produz suco gástrico, já que espera por um café da manhã completo.

Cozinhar o alho reduz seus efeitos medicinais, contudo isso não significa que comer alho cozido em suas refeições como complemento seja inútil. Uma alternativa que pode ajudar até mesmo no tempero de saladas é colocar vários dentes de alho no azeite, o que se tornará a base de um molho que vai dar sabor aos seus pratos sem diminuir tanto os benefícios que o dente de alho proporciona.

Como fazer chá de alho para a próstata inchada

Assim como acontece com outros tipos de chás, o chá de alho possui certas contraindicações. A bebida não é recomendada para pessoas com problemas de pressão baixa, pois ela atua na redução da pressão arterial.

Além da opção de fazer o chá puro, você pode acrescentar outros ingredientes para reduzir o sabor forte, como mel, limão e gengibre. Como falamos antes, apesar de seu consumo cru ser a melhor opção para obter todos seus benefícios, o chá de alho também proporciona uma série de características positivas para o corpo.

Para fazer o chá de alho puro, você precisa:

  • Fever cerca de 250 mL de água
  • Amassar 2 ou 3 dentes de alho descascados e colocar em uma xícara
  • Adicionar a água fervente na xícara e abafá-la com um pano
  • Deixar descansar por cerca de 10 minutos e beber morno sem adoçar

Se você achar a bebida muito forte, você pode acrescentar o limão, ou mel e genbibre.

Alho é bom para próstata inflamada? - Como consumir alho para a próstata inflamada?

O alho é a melhor opção caseira contra a próstata inflamada?

O dente de alho é, sim, benéfico contra próstata inflamada, ainda que também se deva considerar a opção de cirurgia caso seja indicado por seu médico. Mesmo que o alho ajude a combater essa enfermidade, não é milagroso se a inflamação já tiver alcançado níveis muito altos ou se já estiver prejudicando outros sistemas do corpo.

Além disso, alguns estudos comparados demonstraram que as raízes de gengibre e inclusive de cebola podem ser mais eficazes, especificamente em seu efeito antibiótico e antioxidante. No caso da cebola, seu efeito é melhor se crua. O chá de gengibre também é benéfico, além de seu consumo in natura. Você pode adicionar essas alternativas em sua rotina para além do dente de alho cru, para ariar e aumentar a eficácia do tratamento.

Agora que você já sabe que o alho é um bom remédio caseiro para a próstata inchada, não perca o seguinte artigo em que respondemos quanto tempo leva para a próstata desinflamar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alho é bom para próstata inflamada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Alho é bom para próstata inflamada?