Partilhar

Pênis inflamado: causas e tratamento

Pênis inflamado: causas e tratamento

O pênis é uma das regiões mais sensíveis do corpo do homem e, como consequência, é um motivo de preocupação quando sentimos que algo não está bem. Nesse momento, podem surgir dúvidas sobre o que está acontecendo e o porquê. É completamente normal, já que os problemas relacionados com o pênis podem implicar uma barreira na hora de falar sobre isso. No caso do pênis inflamado, o normal é que isto aconteça devido a uma infecção bacteriana, prostatite ou fimose, entre outras condições. No ONsalus lhe explicaremos as causas e tratamentos para o pênis inflamado. Continue lendo e descubra: Pênis inflamado, o que pode ser?

Inflamação do pênis devido a balanite

Uma das causas de você sentir a pele do pênis inflamada pode ser a balanite. Se trata da inflamação da glande, a parte que se encontra no final do pênis e tem forma arredondada. Quando é gerada a inflamação devido a balanite, a glande e o prepúcio ficam avermelhados, podendo aparecer outras doenças como manchas esbranquiçadas ou feridas. Outros sintomas que podem ser sentidos incluem dor, coceira e ardência.
Na maioria dos casos, a balanite é causada por uma falta de higiene da área íntima, sobretudo em pessoas que não foram circuncidadas. Outro motivo é a utilização de sabonetes que irritam o pênis devido as suas substâncias químicas. Podemos diferenciar a balanite em 3 tipos:

  • Balanite irritativa. Pode apresentar sintomas de vermelhidão e inflamação. Como explicado anteriormente, costuma ser causada por uma falta de higiene da área íntima, o que provoca um acúmulo de sujeira sob o prepúcio, ou devido aos componentes químicos de alguns sabonetes.
  • Balanite alérgica. A vermelhidão e/ou inflamação da glande é gerada por uma reação alérgica como consequência da utilização de materiais como o látex, utilizado nos preservativos, pomadas e outras substâncias.
  • Balanite infecciosa. Principalmente causada por fungos, se manifesta na forma de pequenas manchas na glande gerando coceira. Este tipo de balanite costuma ser transmitida através de relações sexuais, por isso ambas as pessoas devem tratá-la para acabar com os fungos.

Os sintomas podem ser curados através de uma correta higienização da área afetada do pênis e com a utilização de cremes que ajudam a combater a irritação e a inflamação.

Pênis inflamado: causas e tratamento - Inflamação do pênis devido a balanite

Inflamação do pênis devido a postite

Um dos principais sintomas da postite é a inflamação do prepúcio, que geralmente é provocada pela falta de higiene ou higiene inadequada da área. Pode aparecer em homens de todas as idades, mas é mais frequente em crianças com menos de 10 anos. Seu tratamento é realizado através de antibióticos e cremes que reduzem tanto a inflamação quanto a dor que pode provocar. No caso da balanite se propagar para a glande, chamamos de balanopostite. Em alguns casos, a postite pode gerar a fimose, que explicaremos em seguida.

Fimose como causa da inflamação peniana

Outra causa pela qual a pele do pênis está inflamada pode ser a fimose. Esta doença ocorre quando a pele que recobre a glande, conhecida como prepúcio, não pode ser retirada ou é retirada com dificuldade, provocando dor, sendo que a causa é o estreitamento da pele. Quando acomete recém nascidos, costuma ser curada com o passar do tempo. Se ocorrer em uma idade mais avançada, pode causar dor ao urinar e desencadear uma balanite, gerando a inflamação do pênis. No caso em que a pele tenha sido retirada, mas não possa voltar a sua posição normal, a fimose pode levar a uma parafimose, causando dor e inchaço. No caso da fimose costuma-se realizar uma intervenção cirúrgica conhecida como circuncisão, com a qual se extrai o prepúcio do paciente.

Ao contrário do que muitos homens pensam, a extração do prepúcio pode ajudar a evitar este tipo de problema e facilita a higienização do pênis, impedindo o acúmulo de sujeira sob o prepúcio, por isso existe um menor risco de desenvolvimento de infecções.

Pênis inflamado: causas e tratamento - Fimose como causa da inflamação peniana

Eritroplasia de Queyrat

Se trata de uma forma precoce de câncer de pele pouco frequente localizada no pênis. Seus sintomas são vermelhidão e irritação na ponta do pênis. Acomete homens que não foram circuncidados e está relacionada com o vírus do papiloma humano (HPV). Seu tratamento é realizado principalmente com cremes cutâneos e anti-inflamatórios, podendo ser necessária uma cirurgia para eliminar as células cancerosas. As probabilidades de cura são muito altas quando a doença é detectada a tempo, enquanto que pode ser mais difícil de curar quando já se encontra mais desenvolvida.

Excesso de fricção ou fricção a seco

Quando temos relações sexuais ou nos masturbamos, geramos fricção ou atrito no pênis que pode produzir machucados. No caso de se ter relações sexuais, é importante existir uma boa lubrificação para evitar irritar a pele do pênis. Da mesma forma, se você fez muito sexo ou se masturbou muito em um breve período de tempo, o pênis pode ficar dolorido e a pele irritada e/ou sofrer uma inflamação. Para aliviar estes sintomas é recomendável não fazer sexo ou se masturbar durante alguns dias.

Pênis inflamado: causas e tratamento - Excesso de fricção ou fricção a seco

Quando ir ao médico?

Como pudemos ver logo acima, o principal fator que contribui com o desenvolvimento de problemas no pênis é a falta de higiene ou uma higiene inadequada. É essencial garantir que se limpa bem a região íntima, sobretudo o prepúcio, a fim de evitar o acúmulo de sujidade. Contudo, podem existir alguns casos nos quais não existe uma causa clara. Lembre-se de ser cuidadoso quando tem relações sexuais para evitar a transmissão de doenças e usar sempre preservativo.

Se você sente algum tipo de desconforto no pênis, vá ao médico para receber um diagnóstico e conhecer a causa dos sintomas. De acordo com o diagnóstico, será indicado o tratamento mais adequado para pênis inchado ou inflamado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pênis inflamado: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Pênis inflamado: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Silvano Sales
Se eu tenho uma inflamação no meu pinto, quais os principais sintomas? e quais as causas?

Pênis inflamado: causas e tratamento
1 de 4
Pênis inflamado: causas e tratamento

Voltar ao topo da página