Partilhar

Manchas brancas no pênis: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 8 janeiro 2018
Manchas brancas no pênis: causas

As manchas brancas no pênis podem ser lesões dermatológicas que não estão relacionadas com doenças sexualmente transmissíveis. Não podem ser consideradas doença, já que, na maioria dos casos, são uma reação fisiológica normal. Este sintoma não se apresenta apenas como mancha, mas também com protuberância. Independentemente do seu caso, você necessita consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico adequado. As causas mais comuns das manchas no pênis incluem grânulos de Fordyce e pápulas peroladas provocadas pelas glândulas de Tyson. Enquanto a hora da sua consulta não chega, o ONsalus detalha as possíveis causas das manchas brancas no pênis. Continue lendo e descubra mais sobre estas condições!

Grânulos de Fordyce

Os grânulos de Fordyce são glândulas que podem ser encontradas na superfície do pênis, gerando pequenos pontos indolores de cor branca, amarela ou beje. Este sintoma pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais frequente na puberdade graças às alterações hormonais que ocorrem durante esta fase.

Ao contrário do que as pessoas pensam, as manchas de Fordyce não surgem apenas no pênis, podendo também ser encontrados nos lábios do rosto. Quando acomete mulheres, pode ocorrer nos lábios vaginais. Este tipo de lesão não é maligna nem infecciosa.

Por serem consideradas uma variação fisiológica, esta condição não requer tratamento. Contudo, para pessoas que se preocupam com a aparência estética, existem tratamentos que reduzem a produção de sebo, embora não sejam totalmente eficazes, já que podem regressar. Muitos dermatologistas sugerem uma redução definitiva destas protuberâncias com tratamentos laser.

Apesar de ser um fenômeno natural, os grânulos de Fordyce podem provocar algumas complicações:

  • Consequências emocionais: as pessoas que têm estas manchas mais visíveis podem sofrer de ansiedade ou depressão.
  • Sangramento: é possível que as manchas sangrem durante a relação sexual.

Uma melhoria na sua dieta, apostando em alimentos antioxidantes e vitaminas A, C, D, E e K, pode ajudar a tratar estas manchas no pênis. A higiene pessoal também é essencial para evitar complicações ou infecções.

Manchas brancas no pênis: causas - Grânulos de Fordyce

Glândulas de Tyson - pápulas perladas

As glândulas de Tyson são protuberâncias da cor da pele que surgem na coroa do pênis e que não são contagiosas. Normalmente, são muito sensíveis, podendo até causar incômodo. O seu aparecimento não está relacionado com doenças de transmissão sexual nem com higiene pessoal, podendo até ser hereditário em alguns casos. As pápulas peroladas podem se tornar menos visíveis com o avanço da idade.

Assim como os grânulos de Fordyce, as glândulas de Tyson não requerem tratamento. Contudo, se você deseja eliminá-las para fins estéticos, existem algumas opções cirúrgicas (que devem sempre ser recomendadas pelo seu médico):

  • Laser de CO2: as pápulas são vaporizadas com dióxido de carbono. Esta cirurgia não é invasiva e a sua recuperação é muito rápida.
  • Nitrato de prata: é um sal inorgânico que se aplica em pequenas doses em áreas muito localizadas. Este tratamento pode ter efeitos secundários.
  • Crioterapia: as pápulas são congeladas e eliminadas com nitrogênio líquido. A crioterapia está contraindicada em casos de cardiopatia, reumatismo e alterações na tensão arterial.

O urologista pode recomendar que você não faça nenhum dos tratamentos, já que eles podem provocar o ressecamento do pênis. Este sintoma é confundido com verrugas genitais com frequência e a única forma de confirmar o diagnóstico é através de uma consulta com o urologista.

Quando consultar o médico?

Se você notar manchas ou cicatrizes no seu pênis que parecem estar piorando, consulte o médico de imediato. Não é recomendável usar remédios caseiros, já que o diagnóstico deve ser certificado pelo seu médico. Ele indicará um tratamento indicado para o seu caso, caso seja necessário.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas brancas no pênis: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Manchas brancas no pênis: causas

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Robson Alexandre Aguiar Borges
Estou com uma mancha em cima do penip, mancha branca, porém coça e muito, tenho q depilar para poder parar de coçar.
Existe algum remédio para tirar essa mancha?
A sua avaliação:
Gerry De Oliveira
Olá, tudo bem!? Gostaria de tirar uma dúvida. Apareceram duas placas brancas no glânde do meu pênis. Há algum remédio caseiro ou medicamento farmacêutico que faça desaparecer essas manchas brancas!??? Desde já agradeço e espero ansioso por resposta!!!
antonio bonifacio
manchas brancas percisa de tratamento
Selso
Tenho uma na cabeça do p, tem remedio p desaparecer
Lucas
estou com uma dúvida. Na cabeça do meu pênis há pequenas bolinhas próximos a ureta. Não parece ser glândula de Tyson. Gostaria que você me respondesse. Obrigado.
A sua avaliação:
Antônio Flávio Campos Dias filho
Qual o remédio que tomo
A sua avaliação:
Reinan
Boa noite apareceu uma mancha branca no meu pênis meio ressecada de repente o que pode ser e como posso fazer pra tratar
Robson
Boa noite, apareceu uma mancha meio branca entre o couro e a glande meio ressecada de repente oq pode ser?
Alexandre
Apareceu manchas brancas na cabeça do meu pênis , estou preocupado com isto . Existe alguma pomada para combate isto aguardo retorno por favor Alexandre Otoni
A sua avaliação:
Velodivio Santos
Muito interessante! Obrigado!
Arthur
Bom dia, Apareceu algumas manchas brancas no meu pênis e elas coçam muito, o que é e como posso diminuir a coceira?

Manchas brancas no pênis: causas
1 de 2
Manchas brancas no pênis: causas

Voltar ao topo da página