Cheiro forte no pênis - Causas e tratamento
Por que meu pênis cheira mal? Esta é a pergunta que muito homens compartilham se sentem que o seu pênis tem um odor desagradável e pouco comum. Graças ao preconceito e à vergonha, os pacientes acometidos poucas vezes consultam o seu médico para procurar um tratamento rápido que acabe com esta condição. Assim, o tempo vai passando sem que comentem o problema com ninguém, evitando o sexo com medo de passar por situações embaraçosas com as suas parceiras.
Se você está questionado sobre o odor desagradável da sua zona íntima, se você sente uma espécie de cheiro de peixe, no ONsalus explicamos o que pode estar acontecendo e indicamos alguns conselhos sobre o que você pode fazer para voltar à normalidade: Cheiro forte no pênis - Causas e tratamento!
Por que meu pênis cheira a peixe?
Existem diferentes causas que podem resultar num mau odor na região íntima. Em seguida explicamos todas elas e indicamos os sintomas caraterísticos de cada uma:
Por que meu pênis cheira a peixe? As células de nosso corpo vão se regenerando continuamente, nascendo, morrendo e sendo substituídas por outras. As células da pele do pênis não são diferentes e por isso, quando morrem, podem acumular debaixo da pele se o prepúcio não for lavado corretamente. Se, às células mortas, acrescentarmos a umidade causada pelo suor e os restos de urina (numa zona sem ventilação), o resultado é um zona ideal para a proliferação de bactérias que, quando decompõem estes restos, produzem este desagradável odor a peixe.
Fungos que provocam cheiro forte no pênis
Se, além do mau odor, você sente coceira e ardência no pênis, é muito provável que a causa seja uma infecção provocada por fungos. Quando não é aberta, ventilada e cuidada com assiduidade, a pele do prepúcio oferece um clima quente e úmido que promove a proliferação de fungos. A causa do seu surgimento é a higiene incorreta ou uma secagem insuficiente depois do banho, algo que se torna mais grave em homens mal circuncidados.
Outra característica que pode alertar você para uma infecção por fungos é o inchaço e vermelhidão da cabeça do pênis. Quando a glande fica inflamada, ocorre a condição conhecida como balanite. Se esta inflamação se espalhar para a abertura de onde sai a urina, também pode provocar dor ao urinar.
Mau cheiro nas partes intimas devido a DST
Entre as doenças sexualmente transmissíveis que podem fazer com que seu pênis cheire mal, a mais comum é a vaginose, quer seja bacteriana, parasitária ou fúngica. Se a mulher tem vaginose, a vagina apresenta um cheiro a peixe produzido por microrganismos que, ao ter relações sexuais, podem passar para o pênis. Uma forma de saber se se trata de vaginose passa por conferir se a mulher apresenta secreções vaginais, uma das principais caraterísticas desta doença. Outra das patologias que podem causar mau odor é a tricomoníase, causada por um parasita.
Meu pênis cheira mal: Esmegma
O esmegma é uma secreção que aparece no pênis, de cor branca ou amarelada, com um cheiro desagradável que faz lembrar o queijo. O seu surgimento pode provocar uma inflamação na glande e no prepúcio e a sua principal causa é a falta de higiene.
É por isso que, para eliminar o esmegma, você deve lavar os genitais diariamente e de forma correta para que evitar a acumulação de bactérias, células mortas e resíduos que facilitem a sua saída.
Outras causas de mau cheiro no pênis
Existem outras causas de mau cheiro no pênis, embora sejam menos comuns, sendo que a principal é a infecção urinária. Se estas não se tratam bem e não se curam, a infecção pode ir avançando pelo trato urinário até chegar à abertura do pênis, causando o mau odor.
Por sua vez, algumas pessoas que sofrem de diabetes, podem ser afetadas por cetonúria, uma condição fruto da decomposição dos ácidos graxos do corpo que, quando se acumulam na urina, causam um intenso cheiro a peixe.
Mau cheiro no pênis: tratamento
Embora na maioria dos casos de mau cheiro no pênis possa ser resolvido de forma simples, recomendamos que, perante qualquer problema ou dúvida, você consulte um médico. Só um profissional pode oferecer um diagnóstico correto e orientar sobre o tratamento correto para o seu caso. No entanto, indicamos alguns conselhos sobre o que você pode fazer para evitar o meu cheiro no pênis:
- Lave o pênis diariamente com água morna (sem usar sabão já que este pode alterar o pH da pele e provocar o aparecimento de fungos e bactérias). Preste especial atenção às zonas que ficam cobertas;
- Seque corretamente seus genitais antes de colocar a roupa, especialmente a pele de dentro do prepúcio;
- Use roupa interior de algodão;
- Tenha atenção à sua dieta, é importante consumir a quantidade de fruta e verdura recomendada.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cheiro forte no pênis - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.