Partilhar

Veia do pênis inchada: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 20 agosto 2018
Veia do pênis inchada: causas

Geralmente, o inchaço no pênis está relacionado com a má circulação nessa zona, surgindo como consequência de uma condição sistêmica ou por causa de doenças infecciosas. Essa inflamação pode provocar dor, prurido e vermelhidão. As doenças do pênis podem comprometer a sua funcionalidade, o que torna a consulta com o sue médico indispensável para prevenir futuras complicações no seu membro. No ONsalus, explicamos todas as possíveis doenças que podem estar provocando uma veia do pênis inchada.

Também lhe pode interessar: Prepúcio inchado: tratamento caseiro

Varicocele: varizes no escroto

A varicocele ocorre quando as veias que se encontram no interior do escroto incham, formando uma massa suave do lado esquerdo, e é comum em homens entre os 15 e 25 anos. A condição se forma quando as veias que se encontram no cordão espermático dilatam e não permitem que o sangue circule de forma adequada. Uma palpação da zona é suficiente para diagnosticar o problema. Quando ao tratamento, é possível fazer uma varicocelectomia, um procedimento no qual se faz uma incisão debaixo do abdômen para redirecionar o fluxo sanguíneo para as veias normais.

Balanite: veia inflamada na glande

A balanite é a inflamação do prepúcio e da glande que é provocada pelo contato sexual ou por deficiências na higiene pessoal, sobretudo em homens não circuncidados. A condição tem início com a irritação da glande e os sintomas podem ser bastante incômodos, desde uma sensação de ardência até secreções de pus. Outras causas possíveis são o uso de sabões fortes, diabetes não controlada e artrite reativa.

O tratamento para esta infecção inclui, em primeiro lugar, uma higiene adequada mas não em excesso, evitando sabões demasiado fortes. Em casos de origem funga, os genitais do parceiro ou parceira também devem ser tratados. O médico pode prescrever comprimidos e cremes antibióticos e antimicóticos. Nos casos mais graves de balanite em que os tratamentos anteriores não são eficazes, a circuncisão pode ser uma opção.

Veia do pênis inchada: causas - Balanite: veia inflamada na glande

Postite: inflamação do prepúcio

É a inflamação do prepúcio e é principalmente causada por fungos e bactérias ou por causas não infecciosas como psoríase e dermatite. A postite é muito comum em crianças com menos de 10 anos, uma vez que o prepúcio é muito estreito e existe uma desproporção em relação à glande, o que pode fazer com que a urina se acumule no prepúcio, provocando a infecção. Antes de iniciar qualquer tratamento, você deve consultar um médico para identificar as causas corretas do problema. No geral, se usam cremes que reduzem o inchaço e a dor ou antibióticos orais para tratar a postite Contudo, a higiene é suficiente para prevenir os sintomas.

Veia do pênis inchada: causas - Postite: inflamação do prepúcio

Fimose: inflamação da glande

A fimose se refere aos casos nos quais o prepúcio não pode ser totalmente retraído e se endurece, afetando as relações sexuais e a micção, o que nas crianças costuma terminar quando atingem a puberdade. O tratamento para esta condição é a circuncisão e a falta dessa cirurgia pode implicar complicações futuras como:

  • Dor durante a relação sexual.
  • Balanite, o que pode fazer com que a infecção vá até à uretra, provocando infecções urinárias.
  • Problemas de micção.
  • Câncer, embora não seja muito comum, pode surgir se os sintomas na idade adulta não são tratados.

Parafimose: dor na veia do pênis

Surge quando o prepúcio se retrai e não pode regressar à sua posição inicial, fazendo com a glande se inflame. A parafimose deve ser tratada o mais rápido possível e deve comprovar-se que não existe nenhum objeto obstaculizando esse processo, caso contrário pode apresentar-se uma necrose da glande. A parafimose acomete crianças e idosos com mais frequência. Nesse caso, o tratamento deve ser urgente e pode incluir perfurações no prepúcio ou circuncisão.

Veia do pênis inchada: causas - Parafimose: dor na veia do pênis

Doença de Mondor peniana - tromboflebite da veia dorsal do pênis

Apesar de poder afetar qualquer região do corpo, o órgão sexual masculino também pode ser acometido, uma vez que a ereção pode provocar pequenos traumatismos e alterações na corrente sanguínea local. Isso provoca a chamada tromboflebite da veia dorsal, cujos principais sintomas incluem vermelhidão e inchaço da veia em questão, dor local, inchaço e sensação de pesadez. O tratamento pode incluir a aplicação de compressas de água morna e elevação do membro afetado. Os casos mais severos podem requerer medicamentos anticoagulantes.

Quando ir ao médico por veia do pênis inchada?

Em caso de persistência dos sintomas anteriores, consulte o seu médico para que ele possa diagnosticar e tratar a condição que está provocando o seu problema.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Veia do pênis inchada: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Veia do pênis inchada: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Thomas Torres
Tenho uma veia saltada no meu pinto, o que tenho? me ajuda!!!

Veia do pênis inchada: causas
1 de 4
Veia do pênis inchada: causas

Voltar ao topo da página