PARTILHAR

Remédios caseiros para hidrocele testicular

Remédios caseiros para hidrocele testicular

A hidrocele testicular é uma condição da bolsa escrotal na qual se produz um acúmulo de líquido seroso, relacionada ou como consequência, principalmente, de processos inflamatórios nos testículos. Esta condição raramente apresenta complicações graves ou compromete a fertilidade ou a saúde em geral, contudo é apropriado conhecer alternativas para atenuar este problema e assim evitar o desconforto que causa.

No ONsalus colocamos ao seu alcance remédios caseiros para a hidrocele testicular, para obter alívio de forma natural e eficaz, e inclusive prevenir seu reaparecimento.

Também lhe pode interessar: Caroço no saco escrotal: causas

Banho de água fria para aliviar a hidrocele testicular

Um dos remédios naturais mais aplicados contra a hicrocele testicular ou a veia do testículo inchada é o homem submergir os testículos em uma bacia com água fria, ajudando desta forma com que as bolsas escrotais se contraiam, facilitando o retorno do líquido seroso causador da inflamação, reduzindo desta forma a hidrocele. Também recomenda-se erguer a perna, apoiando-a, por exemplo, nas bordas da bacia para ajudar a inverter a inclinação, facilitando novamente a circulação deste fluxo.

Água com limão contra a hidrocele testicular

A hidratação é parte fundamental para tratar estes problemas relacionados com a retenção de líquidos. Embora pareça paradoxal, as vezes não somente a hidratação, mas também o consumo inadequado de líquidos não permite que o organismo esteja hidratado o suficiente para realizar os devidos processos, tanto de hidratação e lubrificação, quanto de limpeza nas diferentes áreas do corpo.

Como mencionamos anteriormente, processos inflamatórios podem ter relação com a hidrocele, os quais podem ser causados por infecções que alcançam o escroto (especialmente se o pênis e testículos não são bem higienizados ou foram contagiados por uma doença sexualmente transmissível). O organismo pode reagir de forma correta a nível imunológico, mas ainda precisará de uma correta hidratação para concluir o processo.

Para que a hidratação seja eficaz e terapêutica, considere o seguinte:

  • Consuma água potável, substituindo ou eliminando, conforme a possibilidade, sucos e refrigerantes.
  • Espere ter sede: é desta forma que seu corpo indica que está preparado para utilizar a água de forma eficaz.
  • Beba copos cheios: não devem ser 8 copos ao dia, mas sim 8 copos inteiros ao invés de goles.
  • Preferencialmente tomar a maior quantidade de água fora das refeições: a insulina liberada com os alimentos ativa funções de retenção de líquidos, evitando que a água que você ingere seja corretamente aproveitada.

A água com limão é uma opção com um poder antioxidante e antibiótico extra para combater este problema, sendo tomada preferencialmente em jejum pouco antes do café da manhã e sem adicionar nenhum açúcar.

Remédios caseiros para hidrocele testicular - Água com limão contra a hidrocele testicular

Posturas de ioga e exercícios contra a hidrocele testicular

As seguintes posturas de ioga praticadas por alguns minutos ao dia (com supervisão caso seja iniciante), de forma constante, ajudarão a reduzir e eliminar a hidrocele testicular

  • Parada de ombro ou 'vela': consiste em pegar seu quadril com as mãos e esticar suas pernas na vertical para cima e deixar os pés apontados para cima. Os glúteos são contraídos e o corpo fica o mais na vertical possível. Não deve haver pressão no pescoço. Esta postura invertida ajuda a combater a retenção de líquidos nas pernas e nos testículos.
  • Postura da águia: uma perna é cruzada para frente da outra e então se juntam as palmas das mãos na altura do rosto, mas cruzando os braços entre si. Esta postura requer equilíbrio, mas ajusta os testículos, ajudando em problemas como a hidrocele testicular.
  • Postura de cabeça de vaca: as pernas são cruzadas ao máximo, de tal forma que os pés fiquem nos lados externos dos quadris, com as solas voltadas para trás. Leve o braço direito para trás das suas costas e pegue o dedo indicador com a mão esquerda. Esta postura ajusta os cordões espermáticos, corrige a postura e te permite controlar melhor a ejaculação.

Além destas posturas, praticar atividades físicas regularmente ajuda a saúde em geral do corpo e isso inclui ajudar o organismo a curar, com seus próprios recursos, estes tipos de problemas que surgem de forma lenta e progressiva.

Alimentação saudável contra a hidrocele testicular

Uma alimentação correta permite que o corpo repare de forma mais fácil e eficaz estes problemas. Contra a hidrocele testicular é importante atender as necessidades de consumo de ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6. Os Ômega 3 devem ser maiores que os Ômega 6 para que as funções anti-inflamatórias do corpo possam estar presentes e tratar a hidrocele testicular, entre muitos outros problemas crônicos. As principais fontes de Ômega 3 EPA e DHA são:

  • Peixes
  • Mariscos e frutos do mar
  • Gema de ovo orgânico
  • Algas

Estes alimentos devem ser consumidos com os métodos de cocção menos agressivos possíveis (evitar fritar) e, além disso, trocar as farinhas comuns por frutas, como o melão, melancia, e abacaxi, reduzindo assim a quantidade de Ômega 6 e proporcionando hidratação ao organismo como benefício adicional.

Além disso, reduzir o tabagismo e alcoolismo será um importante elemento a favor na redução da hidrocele, entre outros distúrbios testiculares.

Remédios caseiros para hidrocele testicular - Alimentação saudável contra a hidrocele testicular

Tratar as causas da hidrocele testicular

É importante diferenciar os dois principais tipos de hidrocele testicular. O primeiro deles é de caráter congênito, apresentando-se em recém-nascidos e pode durar até um ano. Contudo, esta hidrocele não representa riscos e, em geral, é curada sem a necessidade de algum tratamento.

Quando os casos de hidrocele se apresentam durante a juventude ou fase adulta, em sua maioria, são causadas por inflamações de baixo grau no corpo, as quais dependem da carga genética e fatores ambientais difíceis de determinar para seu aparecimento. Para estes casos, os remédios caseiros aqui indicados serão completamente eficazes, sendo esta eficácia proporcional à constância e correta aplicação dos mesmos.

Somente em alguns casos menos frequentes pode ser devido a estenose ou torções do cordão espermático e tumores ou infecções testiculares, sendo estes apresentados, geralmente, com dor e uma inflamação maior, além de outros sinais possíveis relacionados com a espermatogênese, a ejaculação e a fertilidade.

Para tais casos persistentes ou graves apesar da aplicação contínua dos remédios, a melhor coisa a se fazer é ir a um urologista ou especialista para tratar as causas mais graves e assim evitar frustrações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para hidrocele testicular, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
GuilhermeAfonso
Peço vossa ajuda no remédio, medicamento caseiro para tirar água nos testículos.
José Joel garciia
Remédio caseiro para tirar a água dos testiculos
A sua avaliação:
Marcos de Souza pereira
Tenho hidroceles opererei ,ficou bom 1 ano depois voltou oque fazer
Remédios caseiros para hidrocele testicular
1 de 3
Remédios caseiros para hidrocele testicular

Voltar ao topo da página ↑