Partilhar

Caroço no saco escrotal: causas

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 6 maio 2019
Caroço no saco escrotal: causas

Um motivo de consulta frequente nos serviços de urologia se deve à presença de uma massa ou caroço no testículo, ou seja, uma anormalidade que causa medo em todos os homens, posto que muitos deles acreditam que isto pode se dever a algum tumor testicular.

Embora seja verdade que possa ser um tumor testicular, este não representa a primeira causa do aparecimento de uma massa ou caroço no testículo, um sintoma comum que pode surgir em qualquer idade e raramente representa um problema grave de saúde. Neste artigo do ONsalus, te falaremos das causas frequentes do aparecimento do caroço no saco escrotal e o que você deve fazer a respeito.

Também lhe pode interessar: Espinha no saco escrotal: o que pode ser

Caroço no saco escrotal: o que pode ser

Os testículos são os órgãos masculinos encarregados de produzir os espermatozoides e os hormônios masculinos como a testosterona. Estes são dois, estando envoltos por uma espécie de bolsa conhecida como bolsa escrotal. O tamanho dos testículos é muito variável e, além disso, poderíamos dizer que seu tamanho médio na vida adulta costuma ser de 6 cm de altura por 3 cm de largura.

Os testículos podem ser afetados por diversas situações e, caso surja uma espécie de massa ou caroço no saco escrotal, deve ser avaliado por um médico, para então poder tratar este problema de forma adequada. As massas que podem ser vistas nos testículos precisam de uma avaliação médica oportuna, já que pode se tratar de algum crescimento de tecido anormal, acúmulo de líquidos ou algum processo inflamatório no escroto.

As duas principais causas do aparecimento de caroço no testículo são:

Hidrocele

É uma das razões relacionada com a presença de um caroço no testículo, isto nada mais é que uma espécie de bolsa cheia de líquido em seu interior, geralmente esta condição é benigna. Contudo este processo gera dor na área. É comum que a hidrocele apareça em bebês, no entanto, adultos não estão isentos do seu padecimento, especialmente quando já passam dos 40 anos de idade.

Varicocele

Da mesma forma, outra causa associada com a presença de um caroço ou nódulo no testículo é uma condição conhecida como varicocele, isto é, o aumento das veias escrotais que são encarregadas pelo transporte de sangue nos testículos e no epidídimo. Estas veias se dilatam e ficam muito mais grossas do que o normal, acumulando sangue e criando a sensação de nódulo no testículo. Frequentemente se manifestam como um caroço no testículo esquerdo, acompanhado de dor e sensação de peso.

Não obstante, os caroços nos testículos podem ocorrer devido a outras causas, como veremos a seguir.

Caroço no saco escrotal: causas - Caroço no saco escrotal: o que pode ser

Caroço no saco escrotal: outras causas

Outras das possíveis causas que podem gerar a presença de massas e caroços nos testículos são:

Epididimite

O epidídimo é um canal encarregado de conectar o testículo ao canal deferente, este pode se inflamar na maioria dos casos devido a um processo infeccioso bacteriano relacionado ao sexo anal sem o uso de preservativo. Caracteristicamente, a epididimite se manifesta com a sensação de ter um caroço ou nódulo no testículo, com febre, dor e calafrios.

Cisto no epidídimo

Também é medicamente conhecido como espermatocele ou cisto espermático, se trata de uma pequena bolsa que se forma no conduto epidídimo, este cisto não costuma vir acompanhado de dor ou desconforto.

Torção testicular

É uma condição fácil de identificar devido a dor intensa que causa, além disso também pode provocar inchaço ou inflamação, bem como uma espécie de nódulo no testículo afetado. É frequente que a torção testicular surja em crianças e em homens com menos de 25 anos.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal é uma condição comum onde uma porção do intestino passa ao interior do escroto devido a um enfraquecimento muscular abdominal, isto gera a sensação de ter uma espécie de bolinha ou caroço no testículo. É frequente em crianças, idosos e pessoas que já tenham feito alguma cirurgia. Esta condição requer como tratamento uma intervenção cirúrgica simples para colocar a porção do intestino no seu lugar.

Câncer de testículo

Esta é a causa mais temida dos homens quando notam um caroço no testículo. O câncer de testículo pode afetar desde crianças até idosos, contudo, não é comum ver este tipo de câncer.

O sintoma comum desta condição é uma espécie de caroço ou protuberância indolor em um testículo, no entanto é possível sentir uma sensação de peso no saco escrotal. Contudo, diante da presença de algum nódulo testicular, não hesite em consultar um urologista. O câncer de testículo é tratável e curável, sobretudo se detectado desde o início, isto é, quando a lesão é pequena e ainda não se espalhou.

A American Cancer Society afirma que o câncer testicular surge em homens com idade entre 20 e 34 anos, sendo que a probabilidade de ocorrer é de aproximadamente 1 em 263 e o risco de morrer por este motivo é de 1 em 5000 casos[1].

Caroço no saco escrotal: causas - Caroço no saco escrotal: outras causas

Caroço no saco escrotal: o que fazer

Desde o primeiro momento a indicação é ir ao urologista, o profissional adequado para dar um diagnóstico eficaz e indicar o tratamento necessário de acordo com o tipo da lesão. Não ignore nenhum sintoma associado com a presença de um caroço ou nódulo testicular, como, por exemplo:

  • Dor repentina e intensa.
  • Febre.
  • Calafrios.
  • Náuseas e vômitos.
  • Aumento de volume em um testículo.
  • Sensibilidade no testículo

Diante da presença de uma protuberância em um ou ambos testículos e com os outros sintomas associados, o médico solicitará alguns exames para dar um diagnóstico muito mais preciso, qualquer tipo de massa testicular pode gerar uma má condição no funcionamento normal do testículo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço no saco escrotal: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Referências
  1. https://www.cancer.org/es/cancer/cancer-de-testiculo/tengo-cancer-de-testiculo.html

Escrever comentário sobre Caroço no saco escrotal: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Caroço no saco escrotal: causas
1 de 3
Caroço no saco escrotal: causas

Voltar ao topo da página