Partilhar

Varicocele: sintomas, tratamento e causas

 
Por Leonardo Simon. 4 dezembro 2018
Varicocele: sintomas, tratamento e causas

É conhecida como varicocele o inchaço das veias que estão dentro do escroto, especificamente ao longo de todo o cordão espermático que suspende os testículos do homem, e que impede que o sangue circule corretamente. Esta condição avança lentamente e é mais comum em homens entre 15 e 25 anos, sendo mais frequente naqueles que estão passando pela puberdade.

A varicocele é mais comum do lado esquerdo e surge como consequência da falha de circulação no testículo, formando uma massa que causa muita dor. Esta doença tem diversos fatores, isto é, pode se desenvolver por diversas causas, e seu diagnóstico a tempo é extremamente importante para prevenir que cause problemas de infertilidade no homem. No entanto, estudos confirmaram que a varicocele é mais comum em homens estéreis. Para saber mais sobre esta doença, te convidados a ler este artigo do ONsalus sobre a varicocele: sintomas, tratamento e causas.

Também lhe pode interessar: Parafimose: causas, sintomas e tratamento

O que é varicocele

A varicocele é uma condição muito comum que começa a se desenvolver na puberdade e é de avanço lento. Esta doença ocorre quando as válvulas das veias do cordão espermático não permitem que o sangue circule corretamente. Como consequência, o sangue se acumula e gera-se um inchaço das veias, sendo uma condição muito similar às varizes que ocorrem nas pernas.

A varicocele é uma condição progressiva que vai aumentando lentamente, por esta razão, quando a varicocele aparece de maneira repentina em um homem mais velho, pode ser consequência de um tumor renal que esteja impedindo o correto fluxo sanguíneo até alguma das veias do cordão espermático.

Varicocele: causas

São muitos os agentes que podem agir no desenvolvimento da doença, mas causas mais comuns de varicocele são:

  • A vascularização nesta área está exercendo mais pressão do lado esquerdo.
  • Um aumento considerável do fluxo sanguíneo durante a puberdade.
  • A genética tem um papel muito importante no aparecimento da varicocele e, quando existe histórico desta doença na família, o homem tem mais risco de desenvolvê-la.

Graus de varicocele

Dependendo do grau de dilatação das veias no cordão espermático, são conhecidos os seguintes tipos de varicocele:

  • Grau 1: considera-se que a varicocele é de grau 1 quando a dilatação da veia não é palpável ou visível, por isso que pode ser necessário realizar uma ecografia dos testículos para diagnosticar a condição.
  • Grau 2: neste grau, a dilatação pode ser palpada quando a pessoa faz esforços como tossir ou faz força.
  • Grau 3: neste ponto da varicocele, a dilatação da veia pode ser facilmente notada pelo tato sem precisar fazer nenhum tipo de esforço, mas ainda não é visível.
  • Grau 4: a dilatação da veia é totalmente palpável e visível.
Varicocele: sintomas, tratamento e causas - Varicocele: causas

Varicocele: sintomas

Os sintomas mais frequentes de varicocele são:

  • Inflamação do escroto.
  • Dor testicular.
  • Diminuição na contagem de espermatozoides.
  • Tumor testicular indolor.
  • Veias dilatas e retorcidas no escroto.
  • Protuberância no escroto.
  • Em alguns casos, a varicocele pode ser uma condição assintomática.

Varicocele: tratamento

O médico responsável por diagnosticar e tratar a varicocele é um urologista, que examinará a região da virilha, do escroto e dos testículos em busca da veia dilatada ou de alguma massa que possa estar retorcida ou sem sensibilidade ao longo do cordão espermático. Também avaliará o aspecto dos testículos em busca de diferenças no tamanho, já que o testículo afetado por uma varicocele pode estar menor que o testículo saudável.

Tratamento da varicocele

Em alguns casos, a varicocele não representa nenhum risco para o homem e não precisa de tratamento. No entanto, quando a varicocele está avançada e compromete a função testicular, se torna necessário intervir cirurgicamente para tratar a condição.

Cirurgia de varicocele

A cirurgia é conhecida como varicocelectomia e, para este procedimento, é necessário que a pessoa seja anestesiada de forma geral para que o médico urologista faça uma incisão na parte inferior do abdômen com o objetivo de reparar as veias anormais.

A varicocelectomia tem como principal objetivo conseguir que o fluxo sanguíneo se dirija para as veias normais para garantir uma boa circulação. Na maioria dos casos esta cirurgia é ambulatória e recomenda-se aplicar compressas frias na área tratada para diminuir a inflamação que pode causar problemas no pós-operatório.

Também é possível embolizar a varicocele. Para realizar este tratamento, uma sonda é colocada dentro de uma veia na virilha e um determinado cateter será levado até a varicocele, onde uma pequena espiral é inserida através do cateter até a varicocele. Com esta espiral, se tentará desviar o fluxo sanguíneo das veias anormais para as veias normais. Também se trata de uma intervenção ambulatória e recomenda-se a aplicação de gelo para aliviar a dor na área tratada.

Varicocele: sintomas, tratamento e causas - Varicocele: tratamento

Quem tem varicocele pode ter filhos?

Quando a varicocele é diagnostica a tempo e é tratada através de cirurgia, a contagem de espermatozoides tende a subir, no entanto, pode ser que a atrofia testicular não melhore se a cirurgia tenha sido realizada muitos anos depois de haver começado a varicocele. Apesar disso, deve-se deixar claro que a infertilidade é uma possível complicação da varicocele em qualquer um de seus graus, pois a má circulação interfere diretamente na produção de espermatozoides. Além disso, a varicocele pode afetar a fecundação e a fertilidade de outras formas:

  • Compromete a produção de espermatozoides e a mobilidade dos mesmos.
  • Pode diminuir o tamanho dos testículos e atrofiá-los.
  • Se não é tratada adequadamente pode afetar a produção de testosterona, que pode afetar a função sexual, sendo que em alguns casos a varicocele causa impotência.
  • A carga genética dos espermatozoides e sua produção pode ser afetada pela varicocele.
  • A varicocele é mais comum em homens estéreis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Varicocele: sintomas, tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Varicocele: sintomas, tratamento e causas

O que lhe pareceu o artigo?

Varicocele: sintomas, tratamento e causas
1 de 3
Varicocele: sintomas, tratamento e causas

Voltar ao topo da página