Doenças dos testículos

Dor nos testítulos ao sentar: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 5 maio 2023
Dor nos testítulos ao sentar: causas e tratamento

A dor testicular ao estar sentado é um desconforto que pode surgir devido à má postura, compressão do testículo, presença de qualquer lesão ou condições como varicocele, epididimite, orquite, prostatite, etc.

Esta enfermidade pode aparecer em qualquer idade, entretanto, a partir dos 30 anos tende a ser mais frequente, tornando-a um motivo muito comum de consulta urológica. Se você tiver dor nos testículos ao sentar, sentir peso e uma vermelhidão repentina nessa zona, continue lendo este artigo do ONsalus no qual explicamos as principais causas deste sintoma e seus possíveis tratamentos.

Também lhe pode interessar: Epididimite: tratamento, sintomas e causas

Índice

  1. Varicocele
  2. Trauma ou lesão nos testículos
  3. Hérnia testicular
  4. Epididimite
  5. Orquite testicular
  6. Prostatite

Varicocele

A varicocele envolve a dilatação das veias do duto espermático que drenam para os testículos. Esta condição ocorre porque as válvulas que regulam o fluxo de sangue venoso são defeituosas. Ocorre com mais frequência no testículo esquerdo, mas também pode afetar o testículo direito ou ambos.

Os homens com esta condição sofrem de dor nos testículos ao sentar ou em pé por um longo período, à medida que a pressão nas veias afetadas aumenta. Eles também sentem calor após relações sexuais ou atividade física.

Tratamento

Em princípio, analgésicos como o paracetamol ou dipirona são recomendados para aliviar a dor causada pelo varicocele.

Entretanto, na maioria dos casos, quando o desconforto não é completamente eliminado com o uso de medicamentos, ele é tratado cirurgicamente para reduzir a dor testicular e melhorar a fertilidade em cerca de 90%.

Dor nos testítulos ao sentar: causas e tratamento - Varicocele

Trauma ou lesão nos testículos

Devido à anatomia dos testículos, eles são muito propensos a serem atingidos, chutados ou esmagados. Portanto, qualquer golpe forte na área pode causar a ruptura do saco escrotal e impedir significativamente o fluxo de sangue para o testículo.

Estes traumas geralmente produzem dor contínua nos testículos, que pode ser intensificada ao sentar-se. Haverá também inchaço em toda a área e às vezes endurecimento do revestimento, causando um grande desconforto. Se estes hematomas não forem tratados adequadamente, podem levar a infecções e inflamações mais complicadas.

Tratamento

Dependendo da batida e da avaliação do urologista, analgésicos podem ser prescritos para aliviar a dor e uma atadura pode ser recomendada para fornecer um bom suporte para o escroto.

Se a situação for mais complicada, onde houver lesões testiculares e feridas, o especialista provavelmente sugerirá uma operação no saco escrotal para inspecioná-lo em detalhes e reparar os danos.

Hérnia testicular

Esta hérnia é uma variante da hérnia inguinal, que ocorre quando parte do intestino se abre em direção ao escroto, criando uma protuberância incomum no testículo. Normalmente, esta condição é causada pelo enfraquecimento da parede abdominal, pelo excesso de peso e pelo levantamento de objetos pesados.

Esta protuberância causa uma dor nos testículos lancinante, que pode ser agravada por passar muito tempo sentado, curvado ou levantar objetos pesados. Este tipo de hérnia também tende a inchar o testículo, deixá-lo avermelhado e causar uma sensação de calor.

Tratamento

A hérnia testicular é quase sempre tratada por cirurgia para remover o testículo hérnia. Isto colocará a parte do intestino de volta no lugar da parede abdominal e fortalecerá os músculos.

Epididimite

A epididimite é uma inflamação do tubo espiralado na parte de trás do testículo associada a infecções do trato urinário e infecções bacterianas de transmissão sexual. Entretanto, quando os homens estão perto dos 60 anos, esta condição tende a aparecer devido ao aumento da próstata.

Isto causa dor nos testículos e sensibilidade, que podem ser intensificadas ao sentar, assim como desconforto pélvico, inchaço progressivo do escroto, febre e desconforto ao urinar.

Tratamento

Se a epididimite for resultado de uma infecção bacteriana, o especialista geralmente recomenda antibióticos; e para aliviar a dor e o inchaço, analgésicos e anti-inflamatórios como ibuprofeno ou cetoprofeno.

Também é essencial descansar, elevando as pernas e aplicando frio na área genital.

Orquite testicular

A Orquite refere-se à inflamação dos testículos que pode se desenvolver devido a infecções bacterianas adquiridas sexualmente, tais como gonorreia ou clamídia, e infecções virais, tais como papeira. Esta condição é causada pela inflamação do epidídimo, um tubo enrolado na parte de trás do testículo que armazena e transporta o esperma.

Os sintomas típicos da orquite são dores testiculares, que podem se tornar mais desconfortáveis em algumas posições por longos períodos. Também causa secreção no pênis, febre e grande sensibilidade em toda a área genital; às vezes os homens com esta patologia experimentam dores ao urinar e ter relações sexuais, devido à inflamação do escroto. També é comum sentir dor nos testículos ao sentar.

Tratamento

Se a infecção for bacteriana, é aconselhável tomar antibióticos previamente indicados pelo especialista, e se for sexualmente transmitida, o parceiro também deve ser tratado.

Para aliviar o desconforto e a inflamação, o médico geralmente prescreve analgésicos e anti-inflamatórios como Advil, Motril, naproxen, entre outros, e aplica bolsas de gelo na área genital.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação da próstata e da zona que a rodeia. É uma condição dolorosa que muitas vezes se torna mais grave. Normalmente, ela também pode surgir da presença de certas infecções bacterianas como E. coli e proteus, dificultando para urinar, dor nos testículos e dor pélvica, febre e calafrios.

Tratamento

O alívio da dor por prostatite é às vezes conseguido fazendo banhos de assento com água morna por 10 a 15 minutos, realizando exercícios de Kegel e tomando analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides.

Se houver infecção, o especialista geralmente recomenda antibióticos como ciprofloxacina ou levofloxacina por um período de cerca de 4 semanas.

Dor nos testítulos ao sentar: causas e tratamento - Prostatite

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos testítulos ao sentar: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Corral, J. y col. (2012). Varicocele: Fisiopatología, diagnóstico y tratamiento. Disponível em: http://www.revistafertilidad.org/rif-articulos/-varicocele--fisiopatolog-iacute-a--diagn-oacute-stico-y-tratamiento--revisi-oacute-n-/96
  • Manual MSM. (2020). Traumatismos Genitales. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-mx/professional/lesiones-y-envenenamientos/traumatismos-del-aparato-urogenital/traumatismos-genitales
  • Mayoclinic. (2020). Dolor de testículo. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/symptoms/testicle-pain/basics/causes/sym-20050942
  • Medilineplus. (2020). Dolor en el testículo. Disponível em: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003160.htm
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor nos testítulos ao sentar: causas e tratamento