Partilhar

Dor nos testículos após relação: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 25 setembro 2018
Dor nos testículos após relação: causas

Seja qual for o motivo, em algum momento das nossas vidas, todos os homens já sofreram com algum episódio de dor testicular. Em grande parte, isso acontece por serem órgãos com uma grande sensibilidade e, por isso, a mínima pancada acaba provocando uma sensação desconfortável, incômoda e dolorosa.

Contudo, nem sempre que existe dor nos testículos o motivo é o mesmo, nem acontece com a mesma intensidade ou o com o mesmo tipo de dor. As causas da dor testicular podem ser muitas e é imprescindível conhecer as características e sintomas das principais para poder detectar o problema rapidamente e saber como agir.

Um dos momentos na qual pode surgir dor nos testículos é depois de ter relações sexuais, uma vez que o coito é uma das atividades em que estes órgãos estão mais expostos. Assim sendo, no ONsalus explicamos tudo sobre a dor nos testículos após a relação, mostrando quais são as principais causas que provocam esta sensação.

Também lhe pode interessar: Coceira nos testículos, o que pode ser?

Dor nos testículos após relação sexual

Como consequência da sua anatomia particular, os testículos são órgãos extremamente sensíveis e, por isso, qualquer pancada, pressão ou choque minimamente contundente pode provocar dor e desconforto. Os traumatismos são precisamente a principal causa da dor testicular depois das relações. Se tivermos em conta que durante o ato sexual estes estão muito expostos e é fácil que se machuquem, não é estranho que isto aconteça.

Além disso, é provável que o homem não se aperceba da dor até que o ato sexual tenha terminado visto que, com a excitação do momento, o desconforto pode passar desapercebido e só se manifestar mais tarde.

Habitualmente, esta dor vai desaparecendo à medida que o tempo passa. No entanto, se o traumatismo for grave, pode provocar uma dor aguda, hematomas e inclusivamente a rotura de um testículo. É por isso que, se a dor não desaparecer, aumentar ou for demasiado aguda, é imprescindível ir às urgências de imediato.

Dor nos testículos por torção testicular

A torção testicular é um defeito na fixação dos testículos ao saco escrotal. O cordão espermático ou funículo espermático é responsável por unir os testículos e o escroto mas, se o mesmo for torcido, impede a passagem do esperma e do sangue, podendo até provocar morte desse testículo.

Esta condição pode surgir como consequência de uma pancada, por algum defeito genético ou por um esforço desmedido. Do mesmo modo, embora esta situação seja mais habitual em jovens entre 12 e 17 anos, esta é uma condição que pode acontecer em qualquer momento da vida do homem.

Entre os sintomas da torção testicular destacamos:

  • Inchaço do escroto
  • Náuseas e vômitos
  • Tonturas
  • Dor severa

Perante esses sintomas, é imprescindível consultar um médico com urgência, visto que cada minuto que passa é um minuto em que não chega oxigênio ao testículo, podendo chegar a provocar a morte do mesmo. Normalmente, a forma de solucionar esta situação é através de uma cirurgia, desenrolando o cordão e fixando-o na sua posição normal.

Dor nos testículos após relação: causas - Dor nos testículos por torção testicular

Dor nos testículos durante a relação

O epidídimo é o órgão que conecta os testículos com outros vasos e, entre outras funções, é o local onde se armazenam os espermatozoides. Quando o epidídimo se inflama, condição conhecida como epididimite, provoca dores nos testículos que se costumam manifestar depois de ter relações sexuais.

Regra geral, esta inflamação deve-se a uma infecção bacteriana que pode ter tido origem em outras partes do corpo como por exemplo a uretra, a bexiga ou a próstata e, habitualmente, deve-se a alguma doença de transmissão sexual como a gonorreia ou a clamídia.

Entre os principais sintomas da epididimite, encontramos:

  • Dor ao urinar
  • Dor ao ejacular
  • Sangue no sêmen
  • Dor nos testículos
  • Febre

Para eliminar a infecção que provoca a inflamação, é necessário visitar o médico para que ele indique o tratamento antibiótico adequado para cada caso.

 

Dor nos testículos depois da ejaculação: infecção viral

A orquite é outra das possíveis razões por trás da dor nos testículos depois de ter relações sexuais. Trata-se da inflamação dos testículos, normalmente provocada por uma infecção viral, tendo a papeira ou caxumba especial incidência nesta condição. No entanto, doenças de transmissão sexual como a gonorreia ou a clamídia também podem derivar em complicações como a orquite.

Tal como no caso da epididimite, o tratamento será à base de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Os principais sintomas que nos podem alertar são:

  • Dor testicular
  • Secreções no pênis
  • Sangue no esperma
  • Dor testicular durante e após as relações
  • Inflamação escrotal
  • Febre
Dor nos testículos após relação: causas - Dor nos testículos depois da ejaculação: infecção viral

Dor testicular por varicocele

A varicocele é uma inflamação das veias presentes no cordão espermático como consequência de uma saturação das válvulas situadas dentro delas, algo que faz com que o sangue não possa circular adequadamente.

A consequência imediata é que aumenta tanto a pressão como o volume das veias do escroto, algo que implica dor e inflamação e em casos mais graves pode acabar com um testículo reduzido, atrofiado e impossibilitado de cumprir as suas funções.

Também é verdade que, por vezes, quando o problema ainda se encontra numa fase inicial, a varicocele não apresenta sintomas. Em casos graves, pode chegar a ser necessária uma intervenção cirúrgica ou um tratamento de embolização.

Outras causas para a dor nos testículos após relação

Além das mencionadas anteriormente, existem outras possíveis causas da dor nos testículos após relação:

  • Uma infecção bastante comum é a causada pela bactéria Escherichia Coli, um fator de risco ainda mais elevado entre casais homossexuais.
  • Câncer de testículos, embora as probabilidades sejam escassas visto que, na grande maioria dos casos, estes tumores não provocam dor.
  • Outra possível causa são as hérnias que podem fazer com que os testículos se movam durante as relações sexuais, provocando dor.
  • O líquido seminal morto pode acabar formando um quisto que provoca dor testicular.

De qualquer forma, recomendamos que você visite um médico rapidamente se sentir dor (neste caso um urologista). O especialista fará os exames necessários para descartar possíveis problemas e encontrar rapidamente um diagnóstico. Análises como o exame de urina, o cultivo ou as ecografias podem servir para um fazer um diagnóstico preciso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor nos testículos após relação: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia

Escrever comentário sobre Dor nos testículos após relação: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Victor Azeredo
Sinto dor nos testículos depois de namorar, o que devo ter?

Dor nos testículos após relação: causas
1 de 3
Dor nos testículos após relação: causas

Voltar ao topo da página