Partilhar

Formigamento nos testículos: causas e tratamento

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 11 abril 2019
Formigamento nos testículos: causas e tratamento

Para um homem, pode ser vergonhoso falar de qualquer desconforto que afete suas genitais ou região íntima, mas conhecer possíveis condições dessa área é uma chave fundamental para manter uma boa saúde. Os órgãos genitais masculinos são suscetíveis a sofrer diferentes tipos de condições que devemos conhecer e que, além disso, permitem saber se precisamos consultar um médico para que ele dê um diagnóstico.

Os testículos são os órgãos genitais masculinos encarregados de produzir os hormônios sexuais e de gerar os espermatozoides. Se tratam de 2 gônadas localizadas na regão pélvica, envoltas por uma bolsa conhecida como saco escrotal ou escroto. Qualquer sensação incômoda nessa região pode afetar seriamente o dia a dia do homem.

Muitas vezes, é possível notar uma sensação de formigamento nos testículos, dormência ou cãibras na região testicular após alguma mudança de postura. Mas você realmente sabe por que isso ocorre? Neste artigo do ONsalus te esclareceremos todas as dúvidas e falaremos sobre o formigamento nos testículos e explicaremos quais são as causas e o tratamento adequado para este desconforto.

Também lhe pode interessar: Testículo inflamado: causas e tratamento

Formigamento nos testículos: o que pode ser

Além de ser conhecido como formigamento nos testículos, esta sensação é medicamente definida como parestesia e nada mais é que o adormecimento ou cãibra nesta região. Na maioria dos casos, se trata de uma condição transitória ou temporária, como resultado de alguma pressão sobre os terminais nervosos.

Muitas vezes, quando se trata de uma condição esporádica que resulta de uma irritação nervosa na superfície do escroto, não é necessário um atendimento médico de emergência.

Isto acontece frequentemente, tanto em crianças quanto em homens que praticam ciclismo. Isto acontece devido a má posição que o selim da bicicleta gera sobre o períneo (região entre o ânus e a base dos testículos e escroto). Esta má posição sobre os nervos superficiais e vasos sanguíneos que se encontram nesta área gera a sensação de formigamento ou dormência nos testículos.

Permanecer muito tempo sentado na mesma posição aumenta o risco de sentir formigamento nos testículos, sobretudo quando se exerce pressão sobre eles, por exemplo, ao manter as pernas cruzadas durante muito tempo.

Formigamento nos testículos: causas e tratamento - Formigamento nos testículos: o que pode ser

Formigamento nos testículos: causas

Diabetes mellitus

A diabetes tipo 2, quando não é controlada de forma adequada, pode gerar algumas complicações. Uma delas é conhecida como neuropatia diabética, que nada mais é que o dano progressivo e degenerativo dos nervos, manifestando-se comumente com dormência e formigamento nos testículos ou em qualquer outra parte do corpo.

Varizes testiculares

Também conhecida comumente como varicocele, nada mais é que uma dilatação nas veias, dificultando o retorno sanguíneo como deveria acontecer sem a presença de varizes nos testículos. Nas partes iniciais desta seção testicular, é possível que haja sensação de formigamento ou parestesias devido à falta ou a má irrigação sanguínea. De acordo com a Revista Científica Salud Uninorte, as varizes testiculares têm uma incidência clínica entre 10 e 15%.[1]

Tromboangeíte obliterante

Em muitos casos também é conhecida como doença de Buerger. Esta consiste em uma obstrução dos vasos sanguíneos devido a pequenos coágulos, gerando desta forma uma má irrigação sanguínea que se manifesta com formigamento ou adormecimento na área.

Hipertensão

Valores alterados da pressão arterial podem provocar, em alguns casos, sintomas específicos. Um deles é o formigamento ou adormecimento em qualquer parte do corpo, sendo este um sinônimo de uma doença não controlada.

Doença vascular

Esta é definida como um processo obstrutivo dos vasos sanguíneos que se encontram distantes do coração. Devido ao fato de se encontrarem nas pernas, irrigando os testículos e o escroto, qualquer obstrução ou dano nestes vasos pode dar origem à a sensação de formigamento ou adormecimento.

Formigamento nos testículos: causas e tratamento - Formigamento nos testículos: causas

Como tratar o formigamento nos testículos

A seguir te explicamos alguns dos remédios e recomendações mais importantes que você deve seguir se quer tratar o formigamento nos testículos:

  • Primeiro, é importante determinar se esta sensação de formigamento ou adormecimento nos testículos é temporária ou dura certo tempo. Uma vez sabendo isto, deve-se levar em consideração que qualquer sensação de parestesia cessa ou melhora ao modificar a postura que gera a pressão próxima aos testículos.
  • Uma vez melhorada a postura que causa o formigamento testicular, esta sensação desaparecerá. Do contrário, seria importante e determinante consultar um médico para estudar qualquer outra possível causa relacionada com este desconfortável sintoma. O urologista é apto para indicar o tratamento necessário dependendo de outras causas relacionadas ao formigamento nos testículos.
  • Fazer exercícios de alongamento ao menos uma vez ao dia melhorará a circulação sanguínea. Faça caminhas curtas diariamente durante 30 minutos.
  • No caso de ser diabético ou hipertenso, é importante manter as concentrações de açúcar ou glicose controladas, bem como a pressão arterial, evitando assim qualquer possível complicação relacionada com estas doenças.
  • Se a dormência nos testículos está relacionada com a varicocele ou varizes testiculares, esta condição precisa de um procedimento cirúrgico ambulatório para ser tratada.

Você não deve ter medo na hora de consultar um médico sobre qualquer problema de saúde, este é o trabalho dele, e visitar um especialista é a forma mais fácil de acabar com uma potencial condição no saco escrotal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nos testículos: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Referências
  1. Daniel Vásquez E. et al. (2009). Varicocele testicular en adolescentes. Revista Científica Salud Uninorte, Vol 25, No 2. Acessado em 8 de janeiro de 2018. Disponível em: http://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/salud/article/viewArticle/217/5785

Escrever comentário sobre Formigamento nos testículos: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Formigamento nos testículos: causas e tratamento
1 de 3
Formigamento nos testículos: causas e tratamento

Voltar ao topo da página