Partilhar

Esperma amarelado é normal?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 2 julho 2018
Esperma amarelado é normal?

Embora as alterações na cor e na consistência do esperma não sejam consequência de uma doença grave, qualquer variação repentina pode se converter em um alarme que desperta a preocupação masculina. Quando é totalmente saudável, o sêmen é de cor branca mas, em algumas ocasiões, pode se tornar amarelado devido a mudanças na sua composição ou por uma concentração prolongada devida à ausência de ejaculação.

As alterações na cor do espera costumam ser passageiras e, no geral, a substância recupera o som tom normal após várias ejaculações. Caso isso não aconteça, é essencial consultar o médico, já que o esperma amarelo intenso e constante pode ser provocado por uma infecção. Nesse novo artigo do ONsalus, respondemos a uma das questões mais comuns do gênero masculino: Esperma amarelado é normal?

Também lhe pode interessar: Esperma gelatinoso, o que pode ser?

Meu esperma sai amarelo, porquê?

Se a última vez que você ejaculou notou que o sêmen mostrava um tom mais amarelado que o habitual e se está perguntando se está tudo normal com o seu aparelho reprodutor, fique tranquilo. O mais certo é que se trate de um processo normal do seu organismo ou de uma nova faceta na sua sexualidade já que, ao longo da vida do homem, é normal que existam mudanças no esperma, incluindo a sua cor.

No geral, quando existe ejaculação amarelada, ela se deve à falta de atividade sexual, já que quando passa muito tempo entre duas ejaculações, o esperma adota uma viscosidade muito maior que impede que o espermatozoides se movimentem normalmente. No entanto, ao reativar a masturbação ou as relações sexuais, o problema termina e o sêmen recupera o seu tom habitual. Quando a ejaculação não acontece durante meses, o esperma fica amarelado graças à morte dos espermatozoides e a sua destruição dá essa cor ao esperma.

Também é importante analisar que alterações o organismo apresenta e a alimentação que você teve entre a última ejaculação com esperma branco e a primeira ejaculação amarelada. Isso acontece porque qualquer alteração na nossa dieta ou estilo de vida pode interferir em quase todos os processos naturais do corpo. Por exemplo:

  • O consumo de alimentos ricos em enxofre como a cebola pode alterar a cor do esperma.
  • Uma dieta pobre em proteínas pode reduzir a viscosidade do esperma e alterar a sua cor.
  • O consumo excessivo de gorduras diminui a qualidade do sêmen.
  • O sêmen pode variar de cor se existir deficiência de vitaminas C, A ou E.

Se, depois de várias ejaculações, você continuar ejaculando esperma amarelo, é essencial consultar o seu médico já que o sintoma pode representar algumas condições como as que indicamos em seguida:

Esperma amarelado é normal? - Meu esperma sai amarelo, porquê?

Esperma com cor amarelada: infecção urinária

Outra das causas do esperma meio amarelado são as infecções urinárias. Esta patologia costuma ser reconhecida com facilidade através dos sintomas que provoca:

  • Urina espumosa.
  • Ardência ou dor ao urinar.
  • Vontade frequente de urinar, mesmo depois de esvaziar a bexiga.
  • Dor nas costas.

As infecções de urina são provocadas por bactérias que se reproduzem de forma abundante no trato urinário. Se algum desses micro-organismos viaja até à próstata, pode provocar alterações no esperma que podem mudar a sua cor. As infecções urinárias são tratadas com a ingestão de antibióticos que permitem eliminar a bactéria do corpo. No homem, esta condição é menos comum que na mulher.

Ejaculação amarelada: Doença sexualmente transmissível

Algumas doenças de transmissão sexual podem alterar a composição do sêmen e provocar secreção peniana amarelada facilmente reconhecida pelo seu odor desagradável.

A doença de transmissão sexual que mais comummente provoca esperma amarelo é a gonorreia, patologia caracterizada por uma secreção de odor fétido que o homem liberta pela uretra. Quando esta doença não é tratada, pode se alojar na próstata e alterar a cor, cheiro e consistência do sêmen.

Esperma amarelado é normal? - Ejaculação amarelada: Doença sexualmente transmissível

Ejaculação amarelada: desidratação

Quando não consumimos uma quantidade suficiente de água, o nosso sangue e urina podem variar a nível de composição. O mesmo acontece com o sêmen! Ou seja, se um homem não se hidrata corretamente, a consistência e cor do esperma podem mudar.

O corpo é composto por entre 50% e 70% de água. Por esse motivo, quando não ingere água suficiente ou se você vive num clima extremamente quente, existe um risco maior de desidratação. Assim como a urina varia e é muito mais amarela quando não bebemos água, o sêmen pode mudar de cor pelo mesmo motivo.

Prostatite ou infecção da próstata

A prostatite é a inflamação da glândula prostática provocada por uma infecção bacteriana. No geral, a prostatite bacteriana ocorre quando uma infecção urinária não foi tratada corretamente e as bactérias viajaram até à próstata, estendendo a infecção. Condições como as DST's (gonorreia) também podem provocar prostatite, doença que deve ser tratada com antibióticos para combater a proliferação de micro-organismos.

Esta doença pode ser uma das causas do esperma amarelo, podendo ser acompanhada de:

  • Arrepios
  • Febre
  • vermelhidão da pele
  • Ardência ou dor ao urinar
  • Urina com odor fétido
  • Urina turva
  • Jato de urina débil.

Acesse esse artigo para conhecer remédios caseiros para a prostatite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esperma amarelado é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Esperma amarelado é normal?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ronaldo Junior
tenho alguma distúrbio se tiver o esperma amarelo? me ajuda por favor!

Esperma amarelado é normal?
1 de 3
Esperma amarelado é normal?

Voltar ao topo da página