Partilhar

Esperma gelatinoso, o que pode ser?

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 19 abril 2018
Esperma gelatinoso, o que pode ser?

Para muitos homens, o estado e aparência do esperma representa um motivo de preocupação, já que nem todos distinguem facilmente o que é normal e o que não é. O sêmen gelatinoso pode parecer anormal para muita gente, mas a boa notícia é que, no geral, não representa um motivo de preocupação. A não ser que seja acompanhado de outros sintomas, o esperma gelatinoso não é, geralmente, indício de uma patologia.

Nesse outro artigo do ONsalus, respondemos à pergunta "Esperma gelatinoso, o que pode ser?" e explicamos quando você deve se preocupar e consultar um médico com urgência.

Também lhe pode interessar: Esperma amarelado é normal?

Esperma gelatinoso

Os motivos da ejaculação gelatinosa podem ser muitos mas, em caso algum, são um motivo de preocupação exceto quando o esperma gelatina é acompanhado de outros sintomas que explicaremos mais abaixo.

O líquido seminal é de cor esbranquiçada e denso, o que permite que, ao entrar na vagina, não saia imediatamente do seu interior. Assim, ele consegue também se proteger a ele mesmo e permanecer dentro da zona que conta com um nível elevado de acidez. Assim são reunidas todas as condições ideias para que a fecundação seja bem sucedida.

Para muitos homens que não sabem qual o aspeto normal do sêmen, uma aparência densa e gelatinosa é motivo de preocupação. No entanto, o esperma gelatinoso pode ser provocado por fatores cotidianos que não representam qualquer problema, como:

  • Maior densidade do sêmen devido a um consumo insuficiente de líquidos. Se você bebe pouca água, é normal que o seu sêmen seja mais espesso. Logo, para fazer com que ele seja mais líquido, é importante que você se hidrate corretamente, ingerindo no mínimo 2 litros de água. É essencial que você o faça, mesmo tendo dificuldade em ingerir a totalidade recomendada.
  • Maior concentração de esperma como consequência de uma vida sexual pouco ativa: quanto mais você ejacula, mais fluido é o sêmen. Logo, se você fica muito tempo sem ejacular, é normal que tenha sêmen gelatinoso.

Ejaculação amarelada e gelatinosa

O esperma amarelado e gelatinoso não é, no entanto, algo normal. Este sintoma pode indicar prostatite, a infecção da próstata, uma condição que requer tratamento com medicamentos orais ou de aplicação direta na próstata.

A causa da ejaculação amarelada e gelatinosa deve ser diagnosticada rapidamente para evitar que o problema agrave e implique uma recuperação mais difícil. Dependendo da causa, pode ser necessário tratar também a parceira ou parceiro, pelo que recomendamos que mediante esse sintoma você consulte um urólogo com urgência.

Esperma gelatinoso: quando é motivo de preocupação?

Se você tem sêmen gelatinoso e branco, sem qualquer outro sintoma, não existe motivo de preocupação, como mencionado antes. É provável que você apenas necessite de beber mais água para que o mesmo se torne mais líquido. Contudo, é essencial consultar um urologista caso surjam outros sintomas como:

  • Dor ou ardência ao ejacular.
  • Sangue no sêmen.
  • Ejaculações marrom.
  • Líquido seminal com mau odor.
  • Massas ou grumos no esperma.

Esses sintomas costumam ser um sinal de infecção, tanto urinária como de outro tipo, pelo que é fundamental consultar um urologista para que ele faça um diagnóstico detalhado e recomende um tratamento adequado para o seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Esperma gelatinoso, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Esperma gelatinoso, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Felipe
Meu esperma e pouco ,com aspecto de água transparente e gelatinoso
A sua avaliação:
Leandro
Notei o esperma gelatinoso e amarelado tem um tempo.devo procurar um medico?????
A sua avaliação:
Dario Nicolas
Notei esperma gelatinoso nas últimas duas ejaculações. Obrigado pelas dicas.

Esperma gelatinoso, o que pode ser?
Esperma gelatinoso, o que pode ser?

Voltar ao topo da página