Partilhar

Dor ao ejacular: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 15 junho 2018
Dor ao ejacular: causas

Qualquer tipo de incômodo relacionado com a vida sexual pode ser muito preocupante para um homem. O aspecto do sêmen ou do pênis, a potência sexual ou a capacidade de resposta na hora de ejacular são temas que podem motivar uma consulta médica especializada. No entanto, quanto até ao momento se apresentaram ejaculações normais e, de repente, começam a ser dolorosas, é essencial ficar atento ao sintoma e consultar um urologista de imediato. Esse é, maioritariamente, um sinal de infecção, devendo ser tratado o mais rápido possível. No entanto, existem outras causas que também podem ser responsáveis pelo quadro. Nesse artigo do ONsalus, explicamos as causas da ejaculação dolorosa e esclarecemos a importância de consultar um urologista.

Por que é essencial visitar um urologista

Qualquer alteração relacionada com a ejaculação ou com o estado do sêmen é motivo para consultar o médico. No seu estado normal, nem a ejaculação nem o coito devem ser dolorosos, pelo que esse tipo de desconforto indica claramente que algo não está bem com o seu organismo.

A dor durante a penetração pode indicar a presença de condições como a fimose, a parafimose ou a balanite, enquanto que a dor ao ejacular pode ser produto de uma inflamação, infecção ou diversas condições de próstata. Para identificar a causa e oferecer um tratamento adequado, sempre é necessário ter uma opinião médica.

Infecção: uma causa comum da dor na ejaculação masculina

As infecções íntimas são a causa mais frequente da dor ejaculatória, algumas das mais comuns são:

  • Uretrite

Esta condição é provocada quando a uretra, o canal que transporta a urina, se inflama e irrita devio à presença de alguma bactéria, como a E. Coli, a clamídia ou a gonorreia, ou de vírus como o herpes simplex. É uma infecção comum em homens entre os 20 e os 25 anos, embora possa surgir em qualquer idade.

Além da dor ao ejacular, esta condição também se caracteriza por outros sintomas como dor ao urinar, micções frequentes, sangue na urina ou no sêmen, secreções do pênis e inflamação, coceira ou desconforto no mesmo. Se a infecção for provocada por uma bactéria, o tratamento consiste na administração de antibióticos.

  • Prostatite bacteriana

Consiste na inflamação e irritação da glândula da próstata devido a uma bactéria, sendo a E.Coli uma das mais comuns, embora algumas infecções de caráter sexual como a clamídia e a gonorreia também possam provocar esta condição. Esta patologia pode apresentar sintomas como dor e ardência ao urinar, dificuldade na micção, sangue na urina, dor na hora da ejaculação ou na evacuação, febre, calafrios e, em alguns casos, urina com mau odor.

  • Cistite

É uma infecção na bexiga muito comum nas mulheres, mas também pode afetar homens. Os seus sintomas incluem urgência constante para urinar, ardência, dor e desconforto durante as micções ou dor ao ejacular. É uma condição comum em homens com próstata alargada e também nos que sofrem de cálculos nos rins.

  • Orquite

É uma inflamação em um ou nos dois testículos que pode ser provocada pelo vírus da papeira, por diversas bactérias e também por infecções sexualmente transmissíveis como a gonorreia e a clamídia, sendo mais comum nos homens entre os 18 e os 35 anos. Além disso, também pode surgir junto de outras infecções como a prostatite. Além do desconforto ao ejacular, essa condição é caracterizada pela dor no testículo ou testículos afetados, sangue no sêmen, secreções no pênis, dor e desconforto ao urinar, dor na virilha, escroto inflamado e febre.

Perante a presença de qualquer um desses sintomas, é importante consultar um urologista para impedir que a infecção avance seriamente.

Outras causas da ejaculação dolorosa

Embora as infecções sejam a causa mais comum da ejaculação dolorosa, não são a única razão pela qual essa condição se manifesta. O desconforto também pode ser provocado por outras patologias como:

  • Prostatite bacteriana ou não bacteriana

É provocada por outras condições que não incluem a presença de uma bactéria. Pode surgir devido ao uso frequente de bicicleta, ao uso de químicos e a diversos problemas das vias urinárias ou dos músculos do soalho pélvico. Costuma ser a causa mais comum de prostatite crônica e apresenta sintomas semelhantes aos da prostatite bacteriana: dor ao ejacular e durante a evacuação, desconforto ao urinar, dor lombar e sangue na urina e no sêmen.

  • Câncer de próstata

O câncer de próstata pode ser assintomático no início, mas assim que avança podem surgir sintomas como incontinência urinária, vontade de urinar constante e interrupção do fluxo urinário durante a micção. Quando a condição se encontra mais avançada, se apresentam sintomas como dor na ejaculação, desconforto na zona lombar e sangue na urina. Perante esses sinais, é essencial consultar um médico para receber um diagnóstico oportuno.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor ao ejacular: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário sobre Dor ao ejacular: causas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Roberto Fabre
Fiz diversos exames tais como: PSA (total 1,6 ng/ml. livre 0,23 ng/ml.), cultura de esperma (negativa) , espermograma (hemorragica, avermelhada, ph 8,0, viscosidade normal, alguns Piócitos e numerosas hemácias. Ultrasonografia transretal da próstata: volume pré-miccional est. em 47 cm, residuo vesical desprezível, próstata com configuracão habitual e contorno reg., glândula interna sem proeminência expressiva, zona periférica com textura homogênea e ecogenicidade preservada, sem evidência de nódulo bem configurado,tecidos periprostático sem alteracões apreciáveis e vesículas sem. dimétricas,com forma, volume e textura normais. Enfim; continuo com dor e sangue ao ejacular. Tomo Clopidogrel a noite e Benicar HCT 20/12,5mg.
A sua avaliação:
davide
ejaculação dolorosa pode ser mais alguma coisa?

Dor ao ejacular: causas
Dor ao ejacular: causas

Voltar ao topo da página