Partilhar

Remédios caseiros para herpes genital

 
Por Ana Ferraz. 16 maio 2019
Remédios caseiros para herpes genital

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus da herpes simples. A herpes genital provoca uma infecção na pele ou nas mucosas das genitais e o surgimento de feridas que irritam e, por ser uma DST, pode ser transmitida de uma pessoa a outra através de contato sexual, incluindo oral. Uma vez contraída a doença, as bactérias se instalam no organismo, o que permite com que surtos de herpes se deem de maneira habitual pelo resto da vida. Assim, a prevenção contra herpes genital é muito importante.

No entanto, se você já tiver contraído a doença ou conhecer alguém que tiver passado por essa experiência, existem alguns remédios que podem ser feitos em casa para aliviar os sintomas de forma eficaz. Nesse artigo do ONsalus, te daremos 10 remédios caseiros para herpes genital.

Herpes genital: o que é

Antes de te oferecer os melhores tratamentos para herpes genital, iremos responder algumas perguntas comuns sobre a doença. Ter todas as informações sobre ela é o primeiro passo para tratá-la.

O que é herpes genital

Como já resumimos no começo desse artigo, a herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus da herpes simples (HSV). Esse vírus pode resultar em dois tipos de herpes: o primeiro, o tipo 1 (HSV-1), é mais responsável pela herpes facial, que atua principalmente na região dos olhos, nariz e boca (herpes labial). Já o segundo, o tipo 2 (HSV-2), é o que causa a herpes genital e que afeta as regiões das genitais, das nádegas e do ânus.

O que causa herpes genital

A herpes genital é uma DST. Por isso, sua principal causa é ter uma relação sexual desprotegida com alguém que é portador do vírus. A doença se transmite mais facilmente se a pessoa infectada estiver em uma "crise ativa da doença", ou seja, estiver com bolhas e lesões visíveis na região das genitais.

No entanto, também é possível ser infectado pela doença mesmo que a pessoa com a qual você tem relações sexuais não demonstrar sintomas da patologia, já que ter contato com saliva ou fluídos da vagina ou do pênis é suficiente.

Herpes genital tem cura?

Não, a herpes genital não tem cura. Quando já está no organismo, na grande maioria das vezes, o vírus não conseguirá ser eliminado, já que acaba se replicando nas células do organismo hospedeiro. Além disso, o sistema imunológico não tem acesso a ele por esse se esconder dentro das raízes nervosas. Isso não quer dizer que você não possa ter uma vida normal. Quem tem herpes genital pode doar sangue sem nenhum problema, por exemplo, já que o vírus não é transmitido com o contato com o sangue da pessoa infectada.

Sintomas de herpes genital

Muitas pessoas que têm herpes genital não chegam a sofrer com úlceras e os seus sintomas da doença são tão leves que passam desapercebidos. Já em outros casos, no entanto, sintomas mais fortes e visíveis podem aparecer desde o primeiro surto da doença e podem ser graves, como febres altas, mal-estar generalizado, dores musculares fortes, inflamação dos gânglios linfáticos e até falta de apetite.

Por outro lado, os sintomas relativos aos genitais incluem a presença de bolhas pequenas, mas doloridas, normalmente cheias de um líquido claro. As mesmas podem aparecer nos lábios vaginais externos, na vagina, no colo uterino, no pênis, no escroto, ao redor do ânus, nas coxas e nas nádegas. A infecção também pode se estender para a língua, boca, lábios, olhos e dedos das mãos.

Com essas perguntas já respondidas, continue lendo para conhecer os 10 remédios caseiros para herpes. Caso você queira saber mais sobre a doença, leia esse outro artigo do ONsalus: Herpes genital: sintomas, tratamento e remédios caseiros.

Remédio caseiro para herpes genital com chá preto

Um dos remédios caseiros mais populares para uma série de doenças, inflamações e infecções é a aplicação de chá preto na área afetada. Essas ervas possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes que contribuem para aliviar o ardor e a coceira causados pela herpes, genital ou não.

Por isso, chá preto é um ótimo tratamento caseiro para herpes genital. Basta colocar um sachê de chá preto em água morna, deixar repousar por alguns minutos e aplicar o líquido na região das genitais com um algodão ou pedaço de gaze pressionando-o levemente. Aplique o chá 2 vezes por dia e você notará uma melhora na área.

Remédio caseiro para herpes genital com áloe vera

A áloe vera é uma planta medicinal que pode ser utilizada com um remédio caseiro para várias condições, especialmente cutâneas. As propriedades antibacterianas da planta são ideais para aliviar as infecções na pele e fortalecer a sua barreira protetora.

Recomendamos que, para usar áloe vera como remédio caseiro para herpes genital, você aplique um pouco do gel da planta nas feridas e deixe ele ser completamente absorvido. Depois de aplicá-lo, não se enxugue ou retire o excesso do produto. Esse tratamento também pode ser repetido 2 vezes por dia.

Remédio caseiro para herpes genital com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é conhecido por ser um elemento frequentemente usado na cozinha. No entanto, ele também pode ser um ótimo aliado para melhorar os sintomas da herpes genital. No caso dessa doença, o bicarbonato consegue acalmar a irritação da pele graças ao seu poder secante.

Se você quiser aproveitar suas propriedades medicinais, aplique um pouco de bicarbonato de sódio em pó sobre as úlceras e deixe o produto fazer efeito por cerca de 10 minutos. Depois disso, retire o excesso do pó, lave e enxugue bem a região.

Remédio caseiro para herpes genital com gelo

Quando se sofre de coceira em uma área tão sensível como a das genitais, o frio pode ser um grande alívio, por acalmar a irritação da região. Por isso, coloque um pouco de gelo picado em um saco plástico ou envolto em um pano e o aplique na região afetada por alguns minutos. Utilize sempre um saco novo em cada ocasião e jogue fora o usado anteriormente para evitar a propagação da infecção. Não se esqueça também de que a pele que for exposta ao frio por muito tempo pode ficar irritada, assim, tente não deixar o gelo no local por mais de 20 minutos.

Remédio caseiro para herpes genital com banho de assento

Fazer um banho de assento para herpes é fácil e ajuda a diminuir alguns dos sintomas da doença. Para preparar, basta colocar um pouco de água morna em um balde grande o suficiente para que você consiga se sentar nele, cobrir toda a região das genitais com a água e esperar cerca de 15 minutos para que faça efeito.

Depois desse tempo, deixe a área secar sozinha ou com uma fonte de ar morno ou frio, como um secador. Isso contribuirá para que a pele das genitais se seque juntamente com as úlceras. Lembre-se, no entanto, de nunca aplicar água ou ar muito quentes, já que isso pode te queimar e até provocar dor.

Tratamento caseiro para herpes genital com chá de amora

Para ajudar a secar e cicatrizar feridas e úlceras, um dos remédios caseiros para herpes genital mais eficientes é o chá de amora, que também é uma boa opção para combater o cobreiro. Para fazer esse remédio, basta picar 5 folhas de amoreira e colocá-las em uma panela com 300 ml de água. Deixe as folhas ferverem por alguns minutos e, depois que o líquido ficar morno, aplique-o com algodão ou gaze nas feridas.

Remédio caseiro para herpes genital com chá de flor de calêndula

Um outro ótimo tratamento caseiro para herpes genital é o que usa chá de flor de calêndula, que ajuda a aliviar a coceira e o desconforto causados pela doença por ser uma planta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas.

Fazer esse remédio é fácil. Primeiro, jogue algumas flores secas de calêndula em uma panela com água fervente e deixe a mistura repousar por 15 minutos, aproximadamente. Depois desse tempo, coe o chá e molhe uma gaze ou pedaço de algodão com o líquido ainda morno. Aplique o algodão na região afetada por cerca de 10 minutos três vezes ao dia.

Remédio caseiro para herpes genital com extrato de própolis

O própolis é um remédio caseiro muito conhecido por ajudar a desinflamar a garganta. No entanto, o que muitos não sabem é que a propriedade anti-inflamatória do própolis pode ser usada para outros tipos de doença e inflamações, e a herpes genital é uma delas.

O extrato de própolis ajuda na cicatrização das feridas graças as suas propriedades regeneradoras e antivirais. Assim, para usar esse remédio caseiro para herpes genital, aplique 3 ou 4 gotas do extrato de própolis nas feridas da herpes 3 vezes ao dia. É importante ressaltar, porém, que essa substância, facilmente encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais, não deve ser utilizada em pessoas que forem alérgicas a ela.

Remédio caseiro para herpes genital com xarope de bardana

A bardana é uma planta medicinal que pode ajudar a curar as feridas causadas pela herpes genital por suas propriedades antibacterianas, calmantes e anti-inflamatórias. Para esse tratamento caseiro para herpes genital, coloque uma colher de sopa de bardana em uma panela com uma xícara de água já fervendo e deixe a mistura repousar por 15 minutos. Depois desse tempo, coe o líquido e acrescente uma colher de mel. Mexa bem o preparado e o tome o chá de bardana 3 vezes por dia.

Remédio caseiro para herpes genital com chá de salsaparrilha

Um dos melhores tratamentos para herpes genital é o chá de salsaparrilha, uma vez que é ótimo para prevenir a inflamação das feridas e ajudar na sua cicatrização. Para preparar esse remédio caseiro, coloque 20 gramas de folhas secas de salsaparrilha em uma xícara de água fervente e deixe a mistura repousar por alguns minutos. Em seguida, coe o líquido. Nesse tratamento você poderá beber o chá ou fazer compressas com ele para aplicá-las na região das genitais. Faça um desses processos de 2 a 3 vezes por dia.

Herpes genital: prevenção

Além desses tratamentos caseiros para herpes genital, não se esqueça que as medidas básicas de segurança são imprescindíveis na hora de se ter relações sexuais, não apenas para evitar a herpes genital e a sua transmissão para outras pessoas, mas também para não contrair várias outras DSTs. Entre medidas básicas de segurança podemos citar:

  • Sempre tenha relações sexuais de maneira protegida e segura.
  • Use sempre camisinha ("tradicional" ou feminina) nas relações sexuais, inclusive no sexo oral e principalmente se você tiver mais de um parceiro.
  • Mantenha a região das genitais limpa e bem higienizada.
  • Comunique ao seu parceiro se você tiver alguma DST antes de ter relações sexuais.
  • Realize testes que identifiquem a presença de DSTs regularmente para te deixar mais tranquilo e seguro.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para herpes genital, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • KAYE, Kenneth M. Herpes genital. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/herpes-v%C3%ADrus/herpes-genital>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para herpes genital

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para herpes genital
Remédios caseiros para herpes genital

Voltar ao topo da página