Partilhar

Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 6 junho 2019
Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros

Embora nem sempre se deva a condições graves, a irritação vaginal é um desconforto que pode ser muito incômodo e até doloroso e que acaba afetando a saúde física e emocional da mulher. Se os grandes lábios vaginais estão inflamados, gera-se uma inquietação e um desconforto que impedem uma vida normal, tanto em termos de relações como no simples fato de usar calças.

Este sintoma pode aparecer sozinho ou acompanhado por outros como dor, coceira ou até mesmo mau odor. Dependendo dos sintomas acompanhantes, a causa pode ser esclarecida. Seja como for, no próximo artigo vamos explicar como você pode tratar irritação nos grandes lábios com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Ferida nos grandes lábios: como tratar

Irritação nos grandes lábios: causas

As causas que podem causar irritação genital são variadas, algumas mais graves e outras mais leves. Dependendo do tratamento, ele deve ser tomado por um ginecologista. Aqui explicamos as possíveis causas de irritação nos grandes lábios vaginais:

  • Reação alérgica: geralmente causada por um sabão, loção, gel ou desodorante, embora também possa ser devido ao uso de preservativos de látex - se você é alérgica - ou a algum tecido íntimo de roupas. Embora seja novidade e você não tenha alterado a sua rotina em anos, é possível desenvolver novas alergias ao longo do tempo.
  • Atrito: normalmente produzido durante a relação sexual devido à falta de lubrificação ou a uma prática excessivamente longa.
  • Candidíase vaginal: é uma infecção fúngica que tem irritação vaginal, corrimento branco e prurido genital entre seus principais sintomas.
  • Menopausa: um dos seus principais sintomas é a secura vaginal, que pode causar irritação.
  • Vaginose : outra infecção vaginal causada por bactérias. Causa irritação, assim como um odor como peixe acompanhado de secreções.
  • Gravidez : o peso do bebê faz com que a circulação nos órgãos sexuais seja reduzida, o que causa dor, inflamação, coceira e irritação nos grandes lábios e em toda a vagina.

Saiba mais sobre o que provoca este desconforto no artigo Irritação nos grandes lábios: causas e tratamento.

Irritação nos grandes lábios: remédios naturais

Vinagre de maçã

O vinagre de sidra de maçã ou, simplesmente, vinagre de maçã, é um dos melhores remédios naturais para tratar a irritação dos grandes lábios e coceira na vagina. O seu efeito deve-se sobretudo às propriedades antifúngicas e antibacterianas deste produto, que também é capaz de equilibrar o pH da vagina.

Para usá-lo basta adicionar duas colheres de sopa desse vinagre em um copo de água morna. Depois de ter feito isso, use a mistura para lavar a vagina, entre 1 e 2 vezes por dia durante uma semana.

Compressas frias

O uso de compressas frias é muito bom para tratar qualquer desconforto, como irritação dos lábios genitais, inchaço ou coceira na vagina. O frio contrai os vasos sanguíneos, e é por isso que alivia rapidamente todos esses sintomas. A melhor maneira de usá-los é através do uso de compressas embebidas em água fria ou envolvendo alguns cubos de gelo em um pano muito limpo. De qualquer forma, você deve aplicá-las na vagina por cerca de 5 minutos, descansar mais 1 minuto e reaplicá-lo toda vez que notar a irritação nos grandes lábios.

Banho de sal

O sal é capaz de impedir o crescimento microbiano em nossa derme, portanto, um banho com água salgada é capaz de reduzir a coceira e aliviar a irritação genital. Para fazer isso, você deve adicionar sal em um copo cheio de água, com uma colherada é suficiente. Com essa água, você pode lavar sua vagina quando notar a irritação.

Alho

O alho é um dos melhores remédios caseiros para muitas doenças. Muitos de seus benefícios vêm de suas propriedades antibacterianas, que são capazes de eliminar leveduras e bactérias que se alojam na área vaginal. Por outro lado, é um ótimo estimulante para o nosso sistema imunológico, o que torna mais fácil para o nosso corpo combater qualquer infecção.

Para sua aplicação, você deve adicionar uma colher de café de óleo de vitamina E e algumas gotas de óleo de alho em meio copo de água. Em seguida, aplique na área e, após 10 minutos, retire-o com água.

Iogurte

Iogurte é o remédio natural perfeito quando a irritação vaginal é causada por candidíase ou a presença de levedura. Neste caso, você deve aplicar iogurte na área, mas é importante que seja natural e sem açúcar, caso contrário pode piorar o problema. O iogurte é indicado para tratar irritação nos grandes lábios pois elimina leveduras e bactérias ruins na vagina e favorece o crescimento de boas bactérias.

Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros - Irritação nos grandes lábios: remédios naturais

Irritação nos grandes lábios: prevenção

Tão importante quanto aliviar a irritação e outros sintomas é aprender a detectar o que está causando o problema e a evitar esses fatores desencadeantes. Em seguida, daremos uma série de recomendações para evitar irritações nos lábios que podem ajudá-lo:

  • Não use sabonetes, loções ou desodorantes com um forte perfume ou elementos químicos agressivos.
  • Use sabonetes íntimos projetados especificamente para isso, só assim você irá restaurar o equilíbrio natural da sua vagina.
  • Evite as duchas vaginais, eles acabam com a flora natural da sua vagina e fazem dela um alvo perfeito para infecções.
  • Se você tem secura vaginal, use lubrificante quando for fazer sexo, é importante que seja à base de água e não contenha produtos químicos ou adoçantes agressivos.
  • Se você sofre de candidíase, vaginose ou qualquer doença sexualmente transmissível você deve ir a um ginecologista para projetar o tratamento adequado para essa condição. No próximo artigo, falamos sobre o tratamento da vaginose bacteriana.
  • Evite usar calças apertadas ou roupas íntimas.
  • Roupa interior deve ser feita de algodão, evite usar tecidos sintéticos.
  • Tire sua roupa íntima para dormir.
  • Nunca coce seus lábios vaginais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?

Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros
1 de 2
Irritação nos grandes lábios: remédios caseiros

Voltar ao topo da página