Partilhar

Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros

Por Dr. Francisco Zapata, Médico Puericultor, Pediatra e Redator. 31 maio 2019
Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros

Tanto no homem quanto na mulher, a pele dos genitais externos pode ser afetada por diversas causas diferentes e manifestar diversos tipos de sintomas. Um deles é a coceira ou prurido (em termos médicos).

No caso da vulva da mulher, lembremos que esta é formada, entre outros elementos, pelos grandes lábios (visíveis ao olho nu) e os pequenos lábios (nem sempre visíveis). Estes lábios podem ser lesionados ou agredidos por diversos agentes que fazem com que a mulher sinta coceira nos lábios da vagina.

Neste artigo do ONsalus,explicaremos as causas da coceira nos grandes lábios, os tratamentos médicos que são indicados para cada caso e alguns remédios caseiros que podem ser úteis para aliviar os sintomas ou fazer com que estes desapareçam.

Também lhe pode interessar: Carocinho nos grandes lábios: o que pode ser

Coceira nos lábios da vagina: causas intrínsecas

São as causas próprias da mulher, onde não existe participação de agentes externos:

Diabetes

Uma das primeiras manifestações da diabetes é a coceira nos lábios genitais externos, inclusive antes de se manifestar com seus principais sintomas. Uma vez estabelecida a doença, a coceira pode ser um sintoma da alteração nos níveis de glicose no sangue.

Intoxicação ou alergia alimentar

As intoxicações e alergias alimentares se manifestam na pele principalmente como um surto avermelhado que pode cobrir todo o corpo ou apenas algumas áreas do mesmo. A característica adicional é a coceira que acompanha este surto ou erupção cutânea. A coceira nos lábios vaginais pode ser a primeira manifestação de uma intoxicação ou alergia alimentar.

Psoríase

Esta doença imunológica pode se manifestar na vulva e apresentar coceira nos grandes lábios de intensidade variável.

As lesões causadas por arranhões podem se agravar facilmente caso existam infecções bacterianas nesse local.

Líquen plano

Esta é outra condição imunológica que compromete a pele devido a hiperatividade do sistema imunológico e que pode afetar a vulva, a vagina, o interior da boca e outras áreas. Além de coceira, haveria descamação da pele afetada, ardência e avermelhamento.

Estresse

Em algumas pessoas, o estresse físico ou emocional pode levar à geração de coceira na vulva.

Menopausa

Refere-se à diminuição dos níveis de estrógenos que ocorre durante a vida reprodutiva da mulher. O ressecamento vaginal que acompanha esta diminuição pode provocar coceira nos lábios da vagina.

Coceira nos lábios vaginais: causas extrínsecas

Candidíase

As infecções genitais por fungos do gênero Candida costumam apresentar diferentes sintomas, dependendo se a pessoa afetada for homem ou mulher.

No caso da mulher, pode existir presença de corrimento branco leitoso ou com grânulos, que caracteristicamente também vêm acompanhados de muita ardência nos lábios genitais, podendo causar irritação nesta área, que pode ficar mais severa com as lesões produzidas devido à coceira.

No seguinte artigo damos mais informações sobre os sintomas, tratamento e prevenção da candidíase vaginal.

Vaginose bacterianas e DST

As infecções bacterianas na vagina e as secreções que resultam das mesmas podem ser altamente irritantes para a pele dos lábios genitais, afetando os mesmos e levando ao prurido nessa área.

Da mesma forma, doenças sexualmente transmissíveis (Clamídia, gonorreia, herpes genital, Tricomoníase, etc.) também podem gerar sintomas similares.

Escabiose

Muito rara atualmente, a infecção por ácaros do gênero Sarcoptes não deve ser descartada, sobretudo, em mulheres com crianças pequenas que frequentam creches.

A coceira é extrema nestes casos e quase sempre vem acompanhada de lesões devido ao coçar, as quais são produzidas de forma inconsciente durante a noite, que é quando existe mais coceira. Esta coceira é bastante acentuada havendo suor em excesso nesta região.

Dermatite por contato

O uso de alguns tipos de tecidos na roupa íntima (algodão, poliéster, nylon, seda, etc.) pode levar a uma dermatite da área em contacto com a mesma, sendo a manifestação inicial, além da irritação e avermelhamento da área, a ardência nos lábios genitais.

Da mesma forma, o uso de cremes espermicidas ou lubrificantes, perfumes, talcos, desodorantes ou até mesmo o látex dos preservativos masculinos pode causar uma dermatite por contato, que viria acompanhada de coceira na vagina.

Uso de agentes químicos

Alguns sabonetes, cremes, espumas ou géis de banho podem conter elementos que provocam irritação nos lábios genitais, levando à coceira dos grandes lábios como manifestação da mesma.

Da mesma forma, alguns medicamentos podem causar uma lesão na pele da vulva que provoca ardência nos lábios genitais. Entre estes podemos considerar: imidazóis (antifúngicos), neomicina (antibiótico), propilenoglicol (conservante usado em muitos produtos), entre outros.

Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros - Coceira nos lábios vaginais: causas extrínsecas

Coceira nos grandes lábios: tratamento médico

O diagnóstico médico correto é essencial para poder instaurar o tratamento apropriado, já que a automedicação pode levar ao agravamento das lesões presentes.

O uso de esteroides, por exemplo, no caso da escabiose ou de infecções por fungos, pode levar à sua rápida disseminação. O uso de antimicóticos na dermatite devido a medicamentos ou produtos químicos também pode agravar estes tipos de lesões.

Assim, o diagnóstico deverá ser cuidadosamente estabelecido por um médico ginecologista ou um dermatologista, uma vez que eles farão a indicação correta para cada caso.

Serão recomendados esteroides nos casos de psoríase ou líquen plano, antimicóticos nas infecções por fungos, escabicidas na escabiose, adstringentes e/ou cremes para coceiras genitais femininas devido a algumas dermatites, etc.

Coceira nos grandes lábios: remédios caseiros

Os banhos de assento com água de camomila (fria ou natural) contribuem bastante para diminuir a coceira, a ardência e a inflamação dos lábios genitais e contribuem para a ação do tratamento específico. Estes podem ser feitos 1 ou 2 vezes ao dia durante o tempo que se considerar necessário.

Outras boas plantas para fazer banho de assento que ajudam a aliviar a coceira nos lábios genitais são a calêndula, arnica e hamamelis.

Por outro lado, o vinagre de maçã pode ser um bom aliado para reduzir a inflamação dos lábios genitais, assim como a irritação, no caso de infecções, pois regula o pH vaginal e combate os patógenos causadores dos sintomas. Deve-se apenas diluir 2 colheres de vinagre de maçã em 1 litro de água e usar a mistura para fazer uma lavagem vaginal.

Você pode ver mais tratamentos naturais como estes consultando o artigo Remédios caseiros para a irritação vaginal.

Contudo, como dissemos anteriormente, é fundamental ter um diagnóstico adequado, a fim de obter a indicação específica e precisa para cada caso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Ellis, M. E., & Weber, M. (11 de abril de 2016). What to know about vaginal itching. Recuperado el 06 de mayo de 2019, de Health Line: https://www.healthline.com/health/vaginal-itching
  • Harvard Health Publishing. (23 de octubre de 2018). Managing common vulvar skin conditions. Recuperado el 06 de mayo de 2019, de Harvard Health Publishing: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/managing_common_vulvar_skin_conditions

Escrever comentário sobre Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marinalva Maciel
Lavar roupas íntimas com sabão em pó e amaciante causa coceira vaginal?

Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros
1 de 2
Coceira nos grandes lábios: causas, tratamento e remédios caseiros

Voltar ao topo da página