Partilhar

Tratamento caseiro para lubrificação feminina

Tratamento caseiro para lubrificação feminina

A secura vaginal pode ser provocada por uma diminuição dos fluidos existentes na vagina. Essa condição é comum, especialmente durante a etapa da menopausa, já que nesse período existe uma diminuição drástica da quantidade de estrógenos, o que causa uma lubrificação muito menor nessa zona do corpo.

Contudo, a falta de lubrificação feminina pode dever-se a diferentes condições como a presença de infecções, sofrer de muito estresse, ter uma dieta inadequada ou muito redutora, usar produtos íntimos ressecantes excessivamente ou até mesmo pelo aumento da glicose no sangue.

Embora seja indispensável fazer exames ginecológicos regularmente e consultar um médico caso se padeça dessa condição, no ONsalus indicamos alguns tratamentos caseiros para lubrificação feminina que podem ser úteis nesse caso.

Também lhe pode interessar: Secura vaginal: causas e tratamentos eficazes

Camomila: remédio para aumentar lubrificação feminina

A camomila pode ser um dos melhores remédios caseiros para secura vaginal. Para prepará-la, coloque dois punhados de folhas e flores de camomila em um litro de água fervente, tampe e deixe esfriar.

Quando a mistura alcançar a temperatura ambiente, faça banhos de assento de, aproximadamente, 15 minutos, duas ou três vezes por dia, por uma semana consecutiva. Esse é um bom remédio para ressecamento da zona íntima feminina e para os sintomas que provoca, como a coceira.

Embora este tipo de uso da camomila não costume ter contraindicações para pessoas que não têm alergia à planta, é indispensável controlar e abandonar o tratamento perante o aparecimento de qualquer sintomatologia nova na zona.

Tratamento caseiro para lubrificação feminina - Camomila: remédio para aumentar lubrificação feminina

Vaselina: lubrificante natural

Um dos melhores truques para aumentar lubrificação feminina é o uso da vaselina. É um produto que pode ser adquirido em qualquer farmácia e que ajuda a lubrificar a zona íntima. A substância contém propriedades protetoras para o organismo e dificilmente provoca efeitos secundários na pele. É considerada um dos produtos de beleza básicos para as mulheres, além de ser mais econômico que muitos cosméticos. A vaselina permite hidratar a pele, pelo que a aplicação na zona vaginal pode ser eficaz na hora de aliviar a secura vaginal e aumentar a lubrificação da zona íntima.

Por outro lado, a vaselina apresenta o inconveniente de não pode ser usada caso você tenha relação sexual com preservativo, uma vez que danifica o látex.

Tratamento caseiro para lubrificação feminina - Vaselina: lubrificante natural

Valeriana: regula a lubrificação feminina

Outro dos remédios naturais para aumentar lubrificação feminina mais recomendamos é a infusão de valeriana, já que esse transtorno pode ser provocado por uma vida emocional desequilibrada, com muito estresse. As propriedades sedantes dessa planta podem ajudar significativamente a regular a zona íntima.

Para que você prepare a infusão, necessita de 2 colheres de valeriana, aproximadamente 10 gramas, e um copo de água com 250 ml. Coloque a água no fogo e adicione a valeriana. Depois de ferver por 2 ou 3 minutos, retire do fogo e deixe repousar para beber antes de dormir, todas as noites por 10 dias consecutivos.

É importante não consumir esta infusão durante o dia porque pode provocar sonolência, assim como outros efeitos secundários como dor de cabeça, confusão, irritabilidade, entre outros. É por isso que não se deve abusar do produto e, caso o seu consumo provoque algum sintoma novo, interromper o tratamento e visitar o médico imediatamente.

Tratamento caseiro para lubrificação feminina - Valeriana: regula a lubrificação feminina

Óleo de sésamo: favorece o alívio falta de lubrificação feminina

O óleo de sésamo é outro excelente remédio caseiro muito recomendado para a secura vaginal, já que é um produto que funciona como um excelente lubrificante que pode ser ideal para esse tipo de alterações.

Para aproveitar os seus benefícios, recomendamos que você molhe um pedaço de algodão com 6 gotas de óleo de sésamo e aplique diretamente na zona. Deixe atuar por 10 a 15 minutos e logo enxágue, repita uma vez por dia durante uma semana para lubrificar a zona e melhorar os sintomas do ressecamento vaginal. É importante ter em conta que, caso se utilize preservativo durante a relação, o uso de óleos pode danificá-lo.

É indispensável saber se você tem alergia a alguma das propriedades do sésamo, nesse caso não recomendamos o uso desse remédio para ressecamento, já que pode provocar dermatite ou originar a sintomatologia da alergia ao produto.

Tratamento caseiro para lubrificação feminina - Óleo de sésamo: favorece o alívio falta de lubrificação feminina

Causas e sintomas da secura vaginal

Para fazer um tratamento adequado é indispensável conhecer a causa que está provocando a secura na zona íntima feminina. As causas podem ser:

  • Cirurgia no local.
  • Quimioterapia.
  • Radioterapia na zona pélvica.
  • Consumir hormônios ou medicamentos para o tratamento de diferentes patologias.
  • Vida emocional desequilibrada, sofrer de muito estresse ou depressão.
  • Praticar exercício de forma excessiva.

Os principais sintomas de secura vaginal incluem:

  • Dor, coceira ou ardência na vagina.
  • Desconforto ao urinar.
  • Dor durante a relação sexual e leve sangramento depois.
  • Pouco corrimento vaginal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento caseiro para lubrificação feminina, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Tratamento caseiro para lubrificação feminina

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Nádia Regina Custódio dos Santos
Estou com secura vaginal,fiquei 16 anos sem manter relações,estou namorando mais tenho medo de manter relação doe mto e sangra.Por favor tem alguma solução?Já estou no menopausa a 5 anos.N sinto nem sintoma,já fiz o preventivo está tudo ok.So a segura vaginal ??
A sua avaliação:
Jonas
como aumentar lubrificaçao masculina
A sua avaliação:
daiany
nossa nem sabia que tem remédios para aumentar lubrificação feminina

Tratamento caseiro para lubrificação feminina
1 de 5
Tratamento caseiro para lubrificação feminina

Voltar ao topo da página