Partilhar

Azeite com limão para pedra na vesícula

Azeite com limão para pedra na vesícula

As pedras na vesícula são uma condição comum e podem causar uma grande dor física na área abdominal para quem as sofre. As pedras se alojam na vesícula e devem ser expelidas pelo trato urinário, o que pode vir a ser uma situação dolorosa.

Se você já sofreu ou sofre desta situação, saberá que existem alternativas para melhorar os sintomas e reduzir a dor, facilitando a expulsão das pedras através de certos hábitos alimentares que podem te ajudar. Neste artigo do ONsalus vamos conhecer como podemos utilizar o azeite com limão para pedras na vesícula.

Também lhe pode interessar: Enjoo após comer: causas

O que são as pedras na vesícula

As pedras na vesícula, conhecidas por diferentes nomes, como vesícula biliar, cólica biliar, litíase biliar ou cálculos biliares, são concentrações de bílis e minerais geradas pelo fígado por não poder absorver a quantidade de minerais que o corpo recebe ou cria. São causadas por dois motivos:

  • Por um excesso de colesterol.
  • Bilirrubina alta no sangue, produzida por uma anomalia no funcionamento do fígado, causada pela destruição em massa dos glóbulos vermelhos.

O que é a bílis?

A bílis é uma substância que nosso fígado gera e que fica depositada na vesícula biliar esperando a chegada dos alimentos. Quando os alimentos chegam, a vesícula libera a bílis para que ela possa agir junto com as outras substâncias criadas pelo pâncreas e realizar sua função digestiva dos alimentos.

Para que apareça uma pedra na vesícula temos que sofrer uma disfunção em nosso organismo ou ter alguma substância alterada, como o colesterol alto ou a falta de glóbulos vermelhos. Isto faz com que a bílis tenha uma falta de água em sua consistência ou um excesso de substâncias, o que gera uma consistência sólida e difícil de ser absorvida pelo corpo, ou seja, uma pequena pedra sólida que fica alojada na vesícula.

O que é a vesícula?

Caso você esteja se perguntando o que é a vesícula, vamos te explicar. É um dos órgãos do aparelho digestivo que está localizada logo abaixo do fígado. Sua principal função é receber a bílis que este gera, reparti-la pelo aparelho digestivo quando surgem alimentos e expulsar a bílis excedente para o duodeno. Tem a forma de uma bolsa ou pera e com o surgimento de pedras costuma inflamar e produzir uma irritação na área.

Azeite com limão para pedra na vesícula - O que são as pedras na vesícula

Sintomas de pedra na vesícula

A seguir, vamos conhecer de uma forma resumida e concreta os principais sintomas que podem nos indicar que estamos sofrendo de pedras na vesícula biliar. No caso de se identificar com mais de um item da seguinte lista, recomendamos que visite seu médico para saber se realmente está diante desta situação:

  • Dor pungente abdominal: causada pela inflamação, irritação e pontadas da pedra nas paredes da vesícula ou de qualquer parte do sistema digestivo ou excretor em que está presente.
  • Disfunção do sistema digestivo: dificuldade para ir defecar ou ter diarreia. Causada pela dificuldade do sistema digestivo em realizar bem o processo de absorção dos elementos, nutrientes e excedentes dos alimentos ingeridos.
  • Abdômen inchado: causado pela irritação e inflamação da área.
  • Dores lombares: é uma dor pungente e aguda que é causada pelas conexões nervosas da lombar que se conectam com a região do abdômen.
  • Febre alta: ao ter uma alteração em nosso corpo, é normal que o sistema imunológico lute para evitá-la, provocando febre, já que é uma forma que o corpo tem de se proteger de ataques externos.
  • Olhos e pele amarelada: devido a um mal funcionamento do fígado, ao gerar muita bilirrubina, nossa pele muda de cor. Medicamente é conhecida como icterícia.
  • Tonturas e vômitos: gerados pela dificuldade de digerir corretamente.

Azeite com limão para pedra na vesícula

Existem remédios naturais que podem nos ajudar a limpar e esvaziar a vesícula e eliminar de forma natural as pedras que temos através da urina, além de equilibrar nossa produção de bilirrubina. Um destes tratamentos que você pode fazer em casa de forma segura, eficiente e fácil é a utilização de azeite de oliva e limão, que costumam ter muito sucesso contra as pedras na vesícula.

Para fazer este medicamento você precisará somente de dois ingredientes: azeite de oliva e limão. O azeite de oliva possui ótimas propriedades para nosso organismo, já que é:

  • Anti-inflamatório.
  • Antioxidante.
  • Aumenta o colesterol bom.
  • Regula a pressão arterial.
  • Equilibra o pH da nossa pele.
  • Regula a glicose.
  • Melhora a absorção dos alimentos.

De todas as propriedades que comentamos, as mais importantes para este caso são o poder anti-inflamatório, que ajudará a reduzir a inflamação que a pedra pode gerar, as propriedades antioxidantes, que nos proporcionam a regeneração celular de forma bem sucedida e ajudam a manter em equilíbrio a saúde do fígado e pâncreas, desta forma eles podem gerar a bílis de forma correta.

Por outro lado, o limão tem propriedades depurativas, eliminando as toxinas excedentes de nosso corpo, algo que ajuda a fazer limpezas intestinais e digestivas, graças ao seu componente ácido que estabiliza a secreção de substâncias intestinais e regula a geração de bílis. Além disso, proporciona grandes doses de vitamina C e funciona como antiviral.

Como tomar azeite com limão para pedras na vesícula

Para nos beneficiarmos destas propriedades e eliminarmos de forma natural as pedras na vesícula deveremos tomar esta receita duas vezes ao dia, pela manhã em jejum e antes de ir dormir. A receita consiste em bebermos um copo que conterá ¾ partes de suco de limão e a parte restante, ou seja, ¼ com azeite de oliva virgem.

O que fazemos com esta ingestão é promover o esvaziamento da vesícula biliar de forma natural, com a qual elimina-se de forma natural toda a bílis, e caso haja um excesso desta e o surgimento de pedras, estas também serão eliminadas da vesícula. Você deverá realizar este tratamento ao longo de 20 dias. Após beber a mistura pela manhã você deve esperar uma hora antes de ingerir outros alimentos sólidos.

Para um melhor resultado recomenda-se manter uma dieta equilibrada, sem frituras, alimentos processados, guloseimas ou excesso de açúcares. Também podem ser feitas infusões diárias de erva-doce, anis, camomila ou gengibre depois de cada refeição para mobilizar o fluxo intestinal e facilitar uma limpeza mais profunda.

É importante que saiba que ao realizar este tratamento, vai eliminar muitas toxinas do seu aparelho intestinal, o que poderia causar diarreia, gases ou sensação de peso no estômago, como se a digestão fosse mais pesada e dificultosa. Estas sensações são normais e mostram um bom funcionamento do método.

Se você quer fazer este tratamento, recomendamos que antes consulte o seu médico para saber se ele pode ou não ser eficaz para o seu caso.

Azeite com limão para pedra na vesícula - Azeite com limão para pedra na vesícula

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Azeite com limão para pedra na vesícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Azeite com limão para pedra na vesícula

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Raimundo Altamiro Macedo Miranda
Passando por crises de manifestação de cálculos na vesícula adotando esse esse método a partir do momento
Em 10/07/2020 08h00m

Azeite com limão para pedra na vesícula
1 de 3
Azeite com limão para pedra na vesícula

Voltar ao topo da página