Prurido

Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 23 dezembro 2022
Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento

Você está com o corpo pinicando e coçando e quer saber o que pode ser? Ao entrar em contato com diversos agentes externos, a pele fica vulnerável a apresentar diversos sintomas, entre os quais se pode encontrar prurido ou coceira. Esta última pode se manifestar sem vermelhidão ou urticária e, nesse caso, pode ser causada por uma série de condições ou patologias em si que veremos a seguir.

Neste artigo do ONsalus, iremos explicar tudo sobre a coceira no corpo sem nada aparente, suas causas e tratamentos de acordo com o motivo. Boa leitura.

Índice

  1. Pele seca
  2. Alergia a tecidos, produtos ou ao ambiente
  3. Gravidez
  4. Remédios
  5. Perturbações do sistema nervoso
  6. Estresse, ansiedade e depressão
  7. Doença renal
  8. Doenças hepáticas
  9. Câncer de pele
  10. Linfoma de Hodgkin
Ver mais >>

Pele seca

A pele seca é uma causa comum capaz de deixar o corpo todo pinicando e coçando sem nada aperente. A pele seca pode ser ocasionada por condições ambientais, como baixa umidade, clima quente ou frio. Além disso, tomar banho com água muito quente também pode diminuir a umidade da pele.

A coceira na pele é um sintoma comum quando ela está seca e sem umidade. Também é possível observá-la com um aspecto escamoso.

Tratamento

O médico dermatologista é quem indicará o tratamento a ser seguido. Ele irá recomendar a aplicação de cremes ou pomadas hidratantes, sempre massageando a pele até a completa absorção do produto.

Para mais informações sobre essa condição clínica, confira nosso artigo sobre pele seca.

Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento - Pele seca

Alergia a tecidos, produtos ou ao ambiente

A pele pode manifestar reação alérgica a tecidos sintéticos nas diferentes peças de roupa que usamos, como rayon, náilon, poliéster e borracha. Esses são alguns dos tecidos que podem gerar uma reação alérgica na pele, causando coceira no corpo todo sem nada aparente, como a presença de urticária.

Simultaneamente, alguns produtos químicos usados ​​no tingimento de tecidos ou algumas substâncias usadas no corpo, como o sabão, podem causar uma irritação que se torna evidente devido à coceira no corpo, que fica pinicando muito.

As mudanças bruscas de temperatura, os climas secos, a diminuição da umidade, assim como a exposição excessiva ao sol, podem causar queimaduras solares e uma reação na pele, causando coceira sem a presença de urticária.

Tratamento

Qualquer situação que possa causar lesões na pele deve ser consultada com um médico dermatologista. Ele será o responsável por indicar o tratamento para parar com coceira no corpo por meio de medicamentos conhecidos como anti-histamínicos, seja por via oral ou tópica. Além disso, o dermatologista irá recomendar uma redução na exposição e no contato com substâncias ou materiais capazes de gerar coceira no corpo.

Gravidez

Durante a gravidez, você pode sentir o corpo pinicando e coçando à noite ou durante o dia devido ao estiramento da pele no abdômen. Em alguns casos, pode ocorrer uma coceira intensa sem urticária no corpo desde o início da colestase obstétrica, uma condição comum em mulheres grávidas.

Geralmente, essa coceira no corpo pode começar durante o terceiro trimestre da gestação, sobretudo nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Pode ser estendida ao longo do tronco também.

Tratamento

O médico será o encarregado de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento a ser seguido, geralmente baseado em tomar remédios para aliviar a coceira ou fazer a aplicação destes diretamente na pele.

Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento - Gravidez

Remédios

Tomar alguns medicamentos pode ter como efeito colateral o corpo pinicando e coçando com ou sem a presença de vermelhidões, entretanto, nem todas as pessoas apresentam essa alteração fisiológica ao tomar alguns medicamentos. Os analgésicos pertencentes ao grupo dos opiáceos podem causar coceira em todo o corpo. Entre os medicamentos que podem provocar essa coceira ne pele, estão:

Alguns medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta também podem causar esse problema.

Tratamento

Se você suspeita que o remédio que está tomando está causando esse problema, consulte seu médico. Ele se encarregará de suspender a medicação, se necessário, ou irá trocá-la por outra que não cause esse efeito colateral.

Perturbações do sistema nervoso

Os nervos conseguem transmitir mensagens da pele até o cérebro, e problemas nervosos podem causar coceira na pele ou a coceira no corpo todo, o que é chamado de alergia emocional. A sensação do corpo pinicando e coçando pode até se tornar comum nestes casos.

Existem algumas condições capazes de provocar tal alteração nervosa, que causa coceira no corpo sem a presença de urticária. Entre elas estão o diabete e a neuralgia pós-herpética (uma complicação do herpes-zóster).

Tratamento

O tratamento para o corpo pinicando e coçando relacionado a perturbações no sistema nervoso irá depender da causa. Assim, a primeira coisa a fazer é consultar o seu médico, pois ele irá se encarregar do diagnóstico e de indicar o tratamento conforme os sintomas que você apresentar.

Estresse, ansiedade e depressão

Doenças que afetam a saúde mental, como o estresse, a ansiedade e a depressão podem ser responsáveis ​​pelo surgimento de alterações na pele, e podem fazer com que você fique com o corpo pinicando e coçando sem nada aparente. Esse é um motivo frequente de consulta ao dermatologista.

Tratamento

Se a lesão for devida a problemas de estresse, ansiedade ou depressão, deve ser tratada tanto por um dermatologista quanto por um psiquiatra, e ambos formarão uma equipe para aliviar esse problema.

Doença renal

Os rins funcionam como filtros para o sangue, sendo encarregados de eliminar os resíduos e a água para produzir a urina. A sensação do corpo pinicando e coçando sem nada aparente na pele é comum em pessoas com doença renal em estágio avançado, principalmente se não observam o tratamento médico.

A doença renal pode causar:

  • Pele seca
  • Diminuição da capacidade de transpirar e se refrescar
  • Metabolismo ruim
  • Acúmulo de toxinas no sangue
  • Inflamação

Tratamento

O tratamento deverá ser indicado pelo médico especialista, a quem cabe verificar se o paciente está realizando o tratamento indicado para a doença, seja à base de medicamentos e/ou diálise.

Doenças hepáticas

Doenças hepáticas, como a cirrose ou a hepatite, podem causar coceira no corpo devido ao acúmulo excessivo de bile no organismo. Muitas vezes, a coceira é mais intensa nas palmas das mãos e nas solas dos pés. O calor pode piorar a situação, e quem sofre do problema afirma que a coceira se acentua à noite.

Tratamento

O tratamento para o corpo pinicando por esse motivo irá depender do tipo de doença hepática sofrida pelo paciente. É necessário seguir o tratamento indicado para o controle da doença para evitar o aparecimento de coceiras no corpo. Talvez o artigo sobre sucos para limpar o fígado possa ajudar.

Câncer de pele

O câncer de pele não provoca necessariamente sintomas evidentes e lesões no órgão que afeta, no entanto, pode deixar o corpo pinicando com coceira na pele como um sintoma precoce de uma lesão cutânea anterior ou nova. O melanoma é um tipo de câncer de pele que causa coceira, que ocorre mais frequentemente nas pernas ou no peito.

Tratamento

Frente à coceira no corpo devido ao câncer de pele, deve-se ir ao médico obter uma indicação de tratamento para seguir, que irá variar conforme o tipo, localização e estágio da doença.

Muitas vezes, os tratamentos contra o câncer podem causar coceira no corpo sem urticária.

Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento - Câncer de pele

Linfoma de Hodgkin

Por último, mas não menos importante, outro motivo para um corpo pinicando e coçando sem nada aparente pode ser o linfoma de Hodgkin, um câncer no sistema linfático. Essa doença é caracterizada pela inflamação dos gânglios linfáticos, em geral, os localizados ao redor do pescoço, virilha ou axilas. Essa doença pode causar coceira persistente em todo o corpo, podendo ser sentida com mais intensidade após o banho ou ingestão de álcool.

Tratamento

Para o tratamento dessa doença, o oncologista irá indicar quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea ou células-tronco, conforme o caso.

Agora que você conheceu as principais causas para estar com o corpo pinicando e coçando durante a noite ou dia, e talvez os dois, talvez possa se interessar por este outro artigo sobre coceira nos pés antes de dormir, suas causas e o que fazer.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Abdo, J. A. B., Ramírez, I. F., Picrín, L. P., Fernández, J. M. L., Martínez, M. C. R., Abdo, M. S. B., ... & Sierra, S. E. (2006). Referentes para la competencia profesional del Médico General Integral ante pacientes con prurito. Revista Información Científica, 50(2).
  • Amador, A. S., & Acevedo, M. C. R. (2012). Prurito: Parte I. Fisiopatología y enfermedades asociadas. Revista CES Medicina, 26(2), 249-260.
  • Goicoechea, M., Arenas-Jimenez, M. D., Areste, N., Perez-Morales, R. E., Esteve, V., Sanchez-Alvarez, E., ... & Buades, J. M. (2022). Percepción de los nefrólogos españoles sobre un problema antiguo no resuelto: Prurito asociado a la enfermedad renal crónica (Pa-ERC). Nefrología.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Corpo Pinicando e Coçando Sem Nada Aparente: Causas e Tratamento