Prurido

Coceira e Rachaduras Nos Dedos do Pé - Causas e Tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 20 janeiro 2023
Coceira e Rachaduras Nos Dedos do Pé - Causas e Tratamento

O que pode ser quando há rachaduras nos dedos dos pés? Bem, os pés são uma das partes do corpo que com frequência apresentam problemas, já que os utilizamos diariamente para caminhar, correr, saltar, etc., ficando expostos muitas vezes a dores, inflamações, ressecamento, rachaduras, coceiras, entre outros desconfortos. Além disso, o uso inadequado de calçados ou a má ventilação, somados à falta de higiene, podem causar grandes problemas nos pés, como infecções, dermatites ou patologias delicadas.

Continue lendo este artigo do ONsalus e conheça tudo sobre coceira e rachaduras nos dedos do pé: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Coceira no peito do pé - Causas e tratamento

Índice

  1. 6 causas mais comuns para a coceira e rachadura nos dedos dos pés
  2. Pé de atleta
  3. Xerose ou pele seca
  4. Diabete
  5. Eritrasma
  6. Dermatite alérgica
  7. Dermatose plantar juvenil

6 causas mais comuns para a coceira e rachadura nos dedos dos pés

As rachaduras nos dedos dos pés acompanhadas por coceira podem ser desconfortáveis e irritantes. Mas o que pode ser quando temos essas rachaduras entre os dedos? A verdade é que a pele seca nesta região geralmente é causada por uma infecção fúngica, conhecida como pé de atleta ou frieira. Mas há outras causas comuns, listamos aqui as principais:

  • Pé de atleta ou frieira
  • Xerose ou pele seca
  • Diabete
  • Eritrasma
  • Dermatite alérgica
  • Dermatose plantar juvenil

A seguir detalharemos melhor cada uma dessas condições e mostraremos qual o tratamento indicado para elas.

Pé de atleta

A principal causa da coceira e rachadura nos dedos do pé é o chamado pé de atleta, também conhecido como frieira, uma infecção fúngica que aparece na superfície do pé, especificamente entre os dedos. É uma doença muito comum, uma vez que os fungos crescem facilmente em ambientes úmidos, podendo se espalhar pelo contato direto com a pessoa infectada ou objetos contaminados, como toalhas, meias, sapatos, etc.

Normalmente, a infecção fica mais evidente entre o quarto e o quinto dedo do pé, podendo-se observar a pele rachada, com descamação e avermelhada, além de uma coceira contínua na área afetada.

Tratamento

Tratar o pé de atleta não é complicado. Recomenda-se aplicar cremes ou loções antifúngicas entre os dedos por pelo menos duas semanas. Também é essencial manter os pés secos para minimizar a possibilidade de um fungo crescer e permanecer ali.

Coceira e Rachaduras Nos Dedos do Pé - Causas e Tratamento - Pé de atleta

Xerose ou pele seca

A xerose nos pés está relacionada com pele seca, que pode ser causada por envelhecimento, certas doenças, dieta deficiente de nutrientes ou vitaminas, determinados medicamentos ou baixa capacidade de regular a quantidade de água na pele. Além disso, fatores externos também tendem a ativar a xerose na pele dos pés, como exposição excessiva ao sol ou higiene inadequada da pele.

Nesse sentido, esse ressecamento, principalmente nos pés, leva a uma pele vermelha que descama, com rachaduras visíveis no calcanhar, causando coceira devido à rigidez da derme. Também há uma alta sensibilidade aos produtos de limpeza fortes.

Tratamento

Recomenda-se hidratar a pele com produtos especiais que atuem desde as camadas mais internas da pele, indicados previamente pelo dermatologista. Também é importante manter a higiene adequada dos pés, usar sapatos respiráveis, beber bastante água, secar muito bem os pés e não abusar do uso de saltos.

Diabete

Pacientes diabéticos com frequência sofrem de variações nos níveis de açúcar repetidamente, sobretudo se não tiverem tratamento adequado. Por isso, valores altos de açúcar podem danificar a médio prazo os nervos e vasos sanguíneos dos pés e provocar dormência, formigamento, rachaduras nos dedos dos pés ou calcanhar e a pele fica muito propensa a sofrer lesões devido à falta de sensibilidade apresentada pelo paciente.

Tratamento

As lesões nos pés de pessoas com diabete devem ser avaliadas e tratadas por um especialista, tendo em vista que é fundamental controlar os níveis de açúcar no sangue para aliviar as dores nos pés e evitar que os danos nos nervos se intensifiquem.

Eritrasma

O eritrasma é uma infecção bacteriana que aparece na superfície da pele, principalmente em áreas com dobras, como entre os dedos dos pés. Essa patologia costuma ocorrer com facilidade em climas úmidos e temperados, uma vez que o acúmulo de suor e umidade entre os dedos são condições ótimas para a proliferação dessa infecção.

Quase sempre as pessoas que sofrem com essa infecção nos pés apresentam descamação e rachaduras nos dedos dos pés, placas marrons, ardência e muita coceira, geralmente acompanhadas de mau cheiro.

Tratamento

Geralmente se alivia o eritrasma com o uso de antibióticos tópicos por 8 a 15 dias, como eritromicina ou clindamicina. Além disso, devem ser tomadas medidas de higiene adequadas para permitir uma boa transpiração dos pés.

Dermatite alérgica

A dermatite alérgica nos pés ocorre frequentemente devido ao contato com sabonetes ou loções muito abrasivas, ou também devido ao consumo de certos alimentos, ingestão de alguns medicamentos ou pelo uso de meias de fibras ou calçados sintéticos. Essa patologia provoca lesões nos pés, como rachaduras incômodas e dolorosas entre os dedos dos pés e o calcanhar, além de crostas, descamação, vermelhidão e ardência contínua. Não obstante, a localização mais comum é no dorso do pé.

Tratamento

Para curar de forma eficaz a dermatite alérgica, é importante observar uma higiene adequada dos pés, limpando-os com produtos hipoalergênicos e secando-os muito bem. Além disso, o tratamento deve incluir cremes, géis ou pomadas para rachaduras nos pés com corticosteroides.

Dermatose plantar juvenil

Trata-se de uma doença associada à dermatite atópica, relacionada com a alteração na composição das proteínas da pele, o que a torna vulnerável às agressões externas e à perda de água. Normalmente, aparece na área de apoio dos dedos e no metatarso, podendo-se observar um quadro de significativa descamação e rachaduras na pele, bem como eczemas cutâneos com coceira e queimação, que costumam se intensificar nas épocas de frio, ao usar meias de lã e calçados esportivos, causando também as rachaduras nos dedos do pé.

Tratamento

O tratamento nesses casos geralmente começa com a hidratação da pele várias vezes ao dia, além da aplicação de cremes medicinais para aliviar a coceira e ajudar no reparo da derme. Além disso, dependendo do caso, o uso de curativos úmidos pode ajudar a curar essa doença.

Agora que você conheceu as 6 principais causas para coceira e rachadura nos dedos dos pés, recomendamos este outro artigo sobre as causas e tratamento para as cãibras nos dedos dos pés.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira e Rachaduras Nos Dedos do Pé - Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Puig, L. y Peramiquel, L. (2003). Problemas comunes de la piel en los pies, prevención y tratamiento. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-problemas-comunes-piel-pies-prevencion-13050136>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.
  • Mayoclinic. (2020). Dermatitis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/dermatitis-eczema/diagnosis-treatment/drc-20352386>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.
  • Sendagorta, E, y De Lucas, R. (2009). Tratamiento de la dermatitis atópica. Disponível em: <https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322009000300004>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Coceira e Rachaduras Nos Dedos do Pé - Causas e Tratamento