menu
Partilhar

Como acabar com as rachaduras nos pés

 
Por Leonardo Simon. 2 março 2021
Como acabar com as rachaduras nos pés

O ressecamento nos pés pode se tornar um problema caso esteja te impedindo de fazer atividades cotidianas, como caminhar ou praticar esportes no dia a dia. A pele dos pés é bem mais grossa que a do resto do corpo, já que precisa aguentar mais peso e, portanto, é mais suscetível de contrair infecções se não lhe damos a devida atenção.

Por isto, no ONsalus, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre as causas mais frequentes dos pés rachados e como acabar com as rachaduras nos pés com tratamentos convencionais e remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como acabar com a celulite com café

Causas das rachaduras nos pés

A pele dos pés é uma das regiões que menos damos atenção, especialmente no inverno. Mas quando começa a fazer calor ou quando aparecem incômodos sérios, percebemos que talvez deveríamos cuidar dela um pouco mais.

Existem diferentes motivos pelos quais você pode sofrer ressecamento nos pés:

Pele seca

Se normalmente você tem xerose ou pele seca, você também terá os pés ressecados.

Esta condição de pele seca nos pés costuma ser mais frequente:

  • Em regiões de clima quente e seco;
  • Por passar muito tempo descalços;
  • Ficar em contato com terra ou areia;
  • Ter pré-disposição a alergias.

Fungos nos pés

A causa mais comum que pode provocar os pés secos são os fungos. É um quadro diferente do pé de atleta, que afeta principalmente a pele entre os dedos.

Você tem mais chances de sofrer de tínea nos pés se a pele é seca e também:

  • Usa calçados não transpiráveis, de plástico ou muito fechados;
  • Transpira excessivamente;
  • Fica de pé em locais pouco higiênicos (como piscinas ou banheiros públicos).

Mais informações em Dermatomicose: infecções por fungos na pele.

Calçado inadequado

Você pode ter a pele irritada e os pés ressecados se os calçados que utiliza:

  • São desconfortáveis;
  • São muito altos ou muito estreitos;
  • Ficam raspando constantemente com seus pés.

Inclusive, pode surgir uma dermatite de contato. Você também pode notar rachaduras nos pés se usar sandálias e sua pele ficar muito exposta.

Hiperqueratose

Se a pele dos seus pé fica submetida a pressão ou atrito em excesso, você pode desenvolver um engrossamento da pele, problema também conhecido como hiperqueratose.

Frequentemente, a presença de hiperqueratose nos pés está associada com:

  • Deformidades dos dedos ou dos pés;
  • Joanetes;
  • Dedos em garra ou em martelo;
  • Pisar de forma errada.

Alergia

É frequente naquelas pessoas que tem certa predisposição a sofrer reações exageradas na pele. A pele por si só costuma ser seca (atópica) e pode piorar por causa do atrito com o calçado e pelo uso de meias ou calçados sintéticos.

É preciso mencionar a dermatite plantar juvenil. Este tipo de alergia nos pés de crianças ou jovens causa lesões que podem ser graves, podendo apresentar pés rachados e dor na sola dos pés.

Problemas de circulação

Diversas doenças da circulação sanguínea podem fazer com que a pele dos pés sofra problemas como desidratação, rachaduras e úlceras.

Deve ser feita uma menção especial a pele das pessoas com diabetes. Esta é especialmente sensível e deve ser tratada com muito cuidado. Os pés são uma das vias de entrada de infecções mais frequentes em pessoas com diabetes e problemas de circulação. Por isso, é importante manter os pés saudáveis, sem rachaduras e nem ressecados.

Alguns medicamentos

Alguns medicamentos podem desencadear o ressecamento nos pés como efeito colateral, como por exemplo:

  • Medicamentos para a acne;
  • Quimioterapia;
  • Diuréticos;
  • Corticoides;
  • Anticoncepcionais hormonais.

Banhos muito quentes ou prolongados

Se você tem este costume, pode ser que sua pele esteja apresentando uma perda excessiva de umidade.

Tabagismo

O tabaco danifica não apenas seus pulmões, mas também muitas áreas do seu corpo, entre elas a pele.

Você pode notar um ressecamento nos pés, pés rachados e, inclusive, que a coloração da sua pele está mais amarelada, porque os elementos tóxicos que entram em seu corpo são eliminados por diferentes vias: o fígado, os rins e a pele.

Como acabar com as rachaduras nos pés

Existem diferentes medidas que você pode tomar sozinho, mas é importante saber que um diagnóstico coreto do dermatologista permitirá que você resolva seu problema de forma mais rápida e eficaz. Os especialistas em dermatologia ou podologia possuem diversas ferramentas que podem te tratar apropriadamente.

Isto é fundamental naquelas pessoas que sofrem de diabetes ou problemas circulatórios, já que uma lesão nos pés pode provocar transtornos muito graves, como o pé diabético.

Para acabar com as rachaduras nos pés e calcanhares, você deve encarar o problema tanto de forma externa quanto interna. Entre os problemas externos que deve conhecer estão:

Hidrate seus pés

Se está se perguntando como acabar com o ressecamento dos pés, este é um bom jeito. A pele dos pés precisa que você aplique diariamente cremes hidratantes ou óleos. Os ideais são o óleo de gergelim ou o de coco (caso esteja em um ambiente quente).

Se prefere cremes comerciais, procure aqueles que sejam o mais naturais possível. Lembre-se que tudo que passar na sua pele será absorvido para o interior do seu corpo. Se passar produtos tóxicos (como derivados do petróleo, por exemplo) seu organismo deverá lidar com eles.

Você pode fazer isso durante o dia e a noite. Se fazer durante o dia, procure não utilizar um calçado fechado, já que pode gerar uma micose.

Calçado confortável

Usar calçados confortáveis é fundamental para manter seus pés saudáveis. Os saltos podem parecer muito bonitos quando estão calçados, mas onde fica essa beleza se depois de usá-los aparecem as rachaduras, calos e deformações no pé?

Uso de medicamentos específicos

É provável que seu médico te indique medicamentos específicos para solucionar seu problema de ressecamento nos pés caso ele tenha notado:

  • Uma infecção nos pés;
  • Problemas de circulação;
  • Hipotireoidismo;
  • Alergia.

Da mesma forma, se é um medicamento que pode estar causando o ressecamento da pele dos seus pés, é o médico quem alterará sua prescrição.

Evite banhos quentes demorados

Outra resposta de como acabar com as rachaduras no pés é evitar tomar banhos muito quentes e demorados. É recomendado usar água morna e não ficar mais de 10 a 15 minutos no banho.

Esfoliações

Conforme a pele dos seus pés vai melhorando, você pode esfoliá-la para retirar o excesso de pele morta. Você pode usar produtos especiais para isso ou algum esfoliante caseiro.

Hábitos saudáveis

Se sua saúde em geral está bem, verá que sua pele ficará mais hidratada, saudável e brilhosa. Assim sendo, a aplicação de tratamentos externos será necessária, mas de forma menos intensa.

Para isso, tenha em conta os seguintes hábitos:

  • Beba água quando seu corpo precisar;
  • Coma frutas e verduras (sobretudo as da estação). Ingerir suas vitaminas e minerais é fundamental para que a pele permaneça saudável;
  • Tome sol de 5 a 10 minutos por dia sem protetor solar. Isto é essencial para produzir a vitamina D, a qual é metabolizada pelo nosso próprio corpo.
Como acabar com as rachaduras nos pés - Como acabar com as rachaduras nos pés

Remédios caseiros para as rachaduras nos pés

Entre os remédios caseiros que você pode preparar para acabar com as rachaduras nos pés estão os esfoliantes e hidratantes.

Esfoliação natural

Se você já se consultou e tem certeza de não estar sofrendo alguma infecção ou doença, pode fazer uma rotina de esfoliação uma vez por semana com:

  • Café: o café moído (pode ser o que foi usado pela manhã) é excelente para ajudar a retirar as camadas ressecadas externas da pele. É super fácil de ser usado, basta umedecê-lo com água e passá-lo nos pés e calcanhares durante 5 minutos, removendo o excesso.
  • Açúcar e óleo: você pode recorrer a estes ingredientes para acabar com as rachaduras nos pés. O açúcar granulado age como esfoliante enquanto que o óleo hidrata a pele. É melhor usar um óleo de boa qualidade, como o de sésamo ou de coco. Depois lave os pés com água morna.

Óleos

Depois da esfoliação, você pode aplicar diariamente algum dos seguintes produtos:

  • Óleo de gergelim: é excelente para passar em toda a pele durante o dia. Os pés são os únicos locais que podem recebê-los a noite, já que os aproveitam e metabolizam melhor.
  • Óleo de coco: se está em um clima quente, pode fazer massagens suaves nos seus pés com óleo de coco.

Mel

Se seus pés estiverem doloridos ou rachados, é melhor primeiro tentar tratá-los com mel. Este é um excelente cicatrizante e anti-inflamatório. Aplique-o diariamente, de preferência de noite, para que aja por mais tempo.

Calêndula

Também ajuda na cura das feridas. Faça uma infusão com suas flores e passe-a nos seus pés.

Camomila

É uma das plantas medicinais que mais foi estudada em relação a seus efeitos sobre a pele. Sua infusão pode te ajudar a desinchar e tratar lesões.

Não hesite em consultar seu médico ou médica de confiança, pois ele/a poderá te ajudar a resolver seu problema da melhor forma.

Como acabar com as rachaduras nos pés - Remédios caseiros para as rachaduras nos pés

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com as rachaduras nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Bibliografia
  • Parker J, Scharfbillig R, Jones S. Moisturisers for the treatment of foot xerosis: a systematic review. J Foot Ankle Res. 2017;10:9. Published 2017 Feb 7. doi:10.1186/s13047-017-0190-9
  • Lechner A, Akdeniz M, Tomova-Simitchieva T, et al. Comparing skin characteristics and molecular markers of xerotic foot skin between diabetic and non-diabetic subjects: An exploratory study. J Tissue Viability. 2019;28(4):200-209. doi:10.1016/j.jtv.2019.09.004
  • Karagounis TK, Gittler JK, Rotemberg V, Morel KD. Use of "natural" oils for moisturization: Review of olive, coconut, and sunflower seed oil. Pediatr Dermatol. 2019;36(1):9-15. doi:10.1111/pde.13621
  • Burlando B, Cornara L. Honey in dermatology and skin care: a review. J Cosmet Dermatol. 2013;12(4):306-313. doi:10.1111/jocd.12058

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com as rachaduras nos pés
1 de 3
Como acabar com as rachaduras nos pés

Voltar ao topo da página