Partilhar

Paracetamol serve para dor de barriga?

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 11 março 2020
Paracetamol serve para dor de barriga?

Por ser de venda livre, muitas pessoas utilizam o paracetamol para qualquer desconforto que aflija o corpo. Este medicamento vem disponível em diferentes formas: supositórios, gotas, xarope e comprimido. É bastante conhecido que o paracetamol possui propriedades analgésicas, utilizado para diminuir a dor, e antipiréticas, utilizado para combater a febre.

Por outro lado a dor de estômago é considerada um sintoma comum, pelo qual muitas pessoas tendem a se automedicar, também está relacionada a causas que o paciente já sabe que sofre, como por exemplo, a gastrite. E é desencadeada por fatores como o estresse, a ansiedade e os hábitos alimentares. A melhor forma para acalmá-la sempre é tomando um analgésico, no entanto o paracetamol é indicado para isto? Continue lendo este artigo e te responderemos a pergunta: Paracetamol serve para dor de barriga?

Também lhe pode interessar: Pérolas de éter: para que servem

Por que surge a dor de estômago?

A dor de estômago é um sintoma comum em várias doenças que, muitas vezes, já são conhecidas pelo paciente. Em outros casos, pode aparecer pontualmente por causa de maus hábitos, como o consumo de bebidas alcoólicas ou o consumo em excesso de alimentos picantes e fatores como o estresse, ansiedade e nervosismo.

Este sintoma não é bem definido devido ao fato de que é gerado na área que está o peito e a virilha. Existem muitas causas relacionadas à manifestação da dor de estômago:

  • Gastrite: é a causa comum que está relacionada com a dor de estômago, é a inflamação da mucosa ou camada que reveste internamente este órgão. A dor pode variar em intensidade desde leve a moderada, na verdade pode surgir ardência e queimação, náuseas, sensação de estômago cheio e arrotos.
  • Esofagite: é a inflamação do tecido esofágico e que frequentemente vem precedida do refluxo gastroesofágico. Esta condição gera dor intensa na parte alta do estômago.
  • Má digestão: resultado de refeições em excesso, contaminadas ou as quais o organismo seja intolerante, causando uma digestão difícil. Isto causa uma dor estomacal pouco definida.
Paracetamol serve para dor de barriga? - Por que surge a dor de estômago?

O que é o paracetamol e para quê é usado?

O paracetamol é um medicamento de venda livre disponível em qualquer farmácia e que conta com propriedades analgésicas, que aliviam a dor, e antipiréticas, que diminuem a febre.

Age em dois níveis médicos, o primeiros deles é ao inibir a síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central (SNC) bloqueando a produção do impulso doloroso. O segundo deles atua sobre o centro do hipotálamo que é o regulador da temperatura no cérebro. Deve-se levar em consideração que o paracetamol não possui ação anti-inflamatória significativa.

No mercado, o paracetamol está disponível em várias formas farmacêuticas, supositórios, gotas, xarope e comprimidos. É o medicamento mais indicado por ser seguro e ter uma porcentagem mínima de efeitos colaterais. O paracetamol está disponível sob diferentes nomes comerciais, alguns dos mais conhecidos são:

  • Apiretal.
  • Tylenol.
  • Dafalgan.
  • Termalgin.
  • Perfalgan.
  • Gelocatil.

Também é possível encontrá-la associado a analgésicos como a codeína e o ácido acetilsalicílico ou em conjunto com antigripais, onde é combinada com a cafeína. Se está se perguntando para quê é usado o paracetamol, suas principais indicações são:

  • Antipirético e analgésico para tratar doenças com febre e dores de intensidade leve a moderada.
  • Controla a dor de origem traumática.
  • Dor odontológica.
  • Dor de cabeça.
  • Enxaqueca.
  • Resfriado, comum para aliviar o mal-estar geral.

A dose eficaz do paracetamol é de 500 a 1000 mg para adultos e crianças com mais de 12 anos, divididas em 3 ou 4 vezes ao dia. No caso de crianças menores de 12 anos, a dose deve ser indicada por um especialista.

Paracetamol serve para dor de barriga? - O que é o paracetamol e para quê é usado?

Paracetamol serve para dor de barriga?

O paracetamol, como possui pouca atividade anti-inflamatória, é seguro de ser utilizado em pacientes que sofrem de dores de estômago leves, sendo seguro inclusive para a mucosa estomacal, contudo, em casos de desconforto mais intenso, é recomendado utilizar outros medicamentos como:

  • Antiácidos: capazes de neutralizar o ácido estomacal, o qual pode gerar dor no estômago e ardência. O ácido estomacal permite digerir os alimentos, mas também pode irritar a mucosa do estômago. Estes medicamentos são feitos a base de bicarbonato de sódio e hidróxido de magnésio, como por exemplo, Alka-Seltzer e Riopan.
  • Inibidores da produção de ácido: que diminuem consideravelmente a produção deste ácido estomacal, melhorando a dor, como por exemplo, omeprazol e esomeprazol.
  • Estimulantes da motilidade: que permitem acelerar o trânsito gastrointestinal e esvaziar o estômago, como por exemplo, a domperidona e metoclopramida.
  • Protetor gástrico: se encarregam de revestir o estômago para protegê-lo do suco gástrico, com seu uso a ardência e a dor são melhoradas consideravelmente, por exemplo, sucralfato e bismutol. Ambos criam uma barreira protetora na camada interna do estômago.

O paracetamol pode ser utilizado para tratar a dor de barriga leve, contudo, se a dor piorar ou aumentar em intensidade você deve ir ao médico. O especialista será quem te indicará um protetor gástrico, um antiácido, um estimulante da motilidade e/ou um inibidor da produção de ácido, dependendo da causa que gerar a dor abdominal.

Lembre-se que também é importante administrar o paracetamol nas doses indicadas. Embora seja verdade que é um tratamento com poucos efeitos colaterais, se for usado de forma indiscriminada pode ter contraindicações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Paracetamol serve para dor de barriga?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Paracetamol serve para dor de barriga?

O que lhe pareceu o artigo?

Paracetamol serve para dor de barriga?
1 de 3
Paracetamol serve para dor de barriga?

Voltar ao topo da página