Partilhar

Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar

 
Por Dr. Francisco Zapata, Médico Puericultor, Pediatra e Redator. 29 abril 2020
Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar
Imagem: farmalisto

A Trimebutina é um remédio que pertence a classe dos medicamentos chamados espasmolíticos, ou seja, que ajudam a aliviar a dor do tipo cólica (dor própria dos músculos lisos).

Os músculos lisos, diferente dos músculos estriados, têm movimentos involuntários, que não temos a capacidade de controlar. Estes tipos de músculos formam as paredes dos intestinos, o estômago, os ureteres, o útero e o coração, entre outros. Alguns medicamentos têm a propriedade de poder induzir a contração destes e outros seu relaxamento. Dentro destes últimos, neste artigo do ONsalus, falaremos sobre a Trimebutina: para que serve, posologia e como tomá-la, e algumas outras informações importantes sobre este medicamento.

Também lhe pode interessar: Neurobion, para que serve?

Para que serve a Trimebutina

A Trimebutina é usada para tratar e aliviar os sintomas da dor tipo cólica ou espasmos, como a dor abdominal e as cãibras associadas à síndrome do intestino irritável.

Também é utilizada no íleo paralítico pós-operatório (obstrução intestinal devida a ausência de movimento dos músculos intestinais) para estimular a retomada do trânsito intestinal depois de uma cirurgia abdominal.

Mecanismo de ação

Os espasmolíticos têm diferentes mecanismos de ação. Os músculos intestinais possuem receptores de diferentes tipos que permite que estes atuem. Um destes tipos de receptores são os receptores opiáceos intestinais e são nestes que a Trimebutina age. Embora existam vários subtipos, a Trimeburina não tem seletividade e age sobre todos eles, estimulando desta forma a movimentação do intestino e regulando assim o trânsito intestinal.

Além disso, possuímos o chamado reflexo retocolônico, que é induzido por um mediador que atua nesse nível chamado acetilcolina. Este reflexo é o que gera a dor da cólica.

A Trimebutina age sobre os plexos nervosos de Meissner e Auerbach (que estão localizados nas paredes do intestino) e neutraliza o efeito da acetilcolina, evitando assim a dor.

Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar - Para que serve a Trimebutina

Apresentações da Trimebutina

Este medicamento é conhecido e distribuído mundialmente, por isso existem muitas apresentações que você pode conseguir. As apresentação mais comuns são:

  • Comprimidos de 100 mg.
  • Pastilhas de 100, 200 e 300 mg.
  • Suspensão de 6 mg/ml.
  • Solução oral de 20 mg/ml.
  • Solução injetável de 5 mg/ml.
  • Granulado e pó para suspensão.

Também pode ser adquirido combinado com a Simeticona, a qual é utilizada para o tratamento de sintomas que provocam o excesso de gases, como o inchaço e a dor.

Deve ser armazenado em temperatura ambiente, protegido da luz e da umidade, sendo sempre mantido longe do alcance de crianças.

Trimebutina: posologia e administração

A dose de Trimebutina recomendada para adultos é de no máximo de 600 mg diários, ingerida em 3 doses separadas (200 mg, 3 vezes ao dia) antes das refeições.

No entanto, a dose dependerá da doença a ser tratada e das condições específicas de cada paciente, as quais o médico deve conhecer, por isso que não há uma "posologia padrão" que qualquer pessoa possa utilizar.

Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar - Trimebutina: posologia e administração

Efeitos colaterais da Trimebutina

Sim, embora seja dito que é um medicamento bastante tolerado e seus efeitos colaterais são raros, eles existem. Dentro dos efeitos secundários da Trimebutina, podemos mencionar:

  • Reações alérgicas, que incluem erupções cutâneas (urticária, vermelhidão).
  • Fraqueza ou sonolência.
  • Constipação ou diarreia.
  • Poliúria (urinar muito).
  • Distensão abdominal.
  • Dor de estômago (epigastralgia).
  • Tonturas.
  • Boca seca.
  • Náuseas.
  • Dores de cabeça.

A apresentação para injeção pode causar queda da pressão arterial se for administrada muito rápido.

Lembre-se que diversos fatores podem afetar a dose de um medicamento que uma pessoa precisa, como o peso corporal, a idade, outras doenças e o uso de outros medicamentos. Se seu médico indicou uma dose para o seu caso, não altere a posologia sem antes consultá-lo.

Contraindicações da Trimebutina

Em alguns países, a administração da Trimebutina é proibida para menores de 12 anos. Contudo, já existem estudos sobre sua utilização em crianças e vários países têm a apresentação em suspensão e/ou gotas, as quais devem ser administradas apenas sob prescrição médica, somente para crianças com mais de 2 anos e sob supervisão. Outras contraindicações são:

  • Não deve ser consumido por pessoas com hipersensibilidade à Trimebutina.
  • Também não deve ser consumido por mulheres grávidas, pois seus efeitos sobre o feto são desconhecidos. Para cumprir parte dos seus efeitos, existem outros medicamentos que seu médico poderá te recomendar.
  • Por fim, também não deve ser consumido por mulheres em período de amamentação, pois não se sabe se o efeito do remédio passa para o leite materno e qual efeito poderia ter no bebê.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • canoe.com. (2018). Trimebutine. Acessado em 29 de abril 2020. Disponível em: https://chealth.canoe.com/drug/getdrug/trimebutine
  • medizzine.com. (2010). Trimebutine. Acessado em 29 de abril 2020. Disponível em: http://www.medizzine.com/en/patients/drugs/T/trimebutine.php

Escrever comentário sobre Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar

O que lhe pareceu o artigo?

Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar
Imagem: farmalisto
1 de 3
Trimebutina: para que serve, posologia e como tomar

Voltar ao topo da página