Partilhar

Neurobion, para que serve?

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 8 março 2018
Neurobion, para que serve?

As vitaminas são substâncias naturais indispensáveis para o funcionamento correto do organismo. A maioria das vitaminas podem ser encontradas nos alimentos que ingerimos, no entanto, também existem multivitamínicos em cápsulas, comprimidos ou injeções que oferecem uma dose mais concentrada de determinadas vitaminas.

Os multivitamínicos como o Neurobion são utilizados, principalmente, para tratar a deficiência de alguma vitamina no organismo. Isso pode ocorrer devido a uma doença, gravidez, má alimentação ou problemas de estômago em absorver nutrientes. Basicamente, as injeções são compostas por vitamina B e servem para intervir na saúde do sistema nervoso, na síntese de hormônios e nas células sanguíneas.

Se você deseja saber para que serve o Neurobion injetável, continue lendo com atenção este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Clotrimazol: para que serve e como usar

O que é neurobion?

As injeções de Neurobion contêm uma fórmula concentrada de vitamina B12, B6 e B1 pelo que a sua principal função é fornecer ao organismo vitaminas do complexo B. Esta dose de vitamina não é considerada prejudicial para a saúde, já que o corpo limpa todas as vitaminas através da urina, sendo difícil que ocorra uma sobredosagem de vitamina B.

No entanto, o Neurobion injetável deve ser prescrito por um médico, já que não deve ser administrado sem recomendação profissional, sempre com um objetivo específico como tratar alguma deficiência, doença ou para aliviar sintomas específicos.

Neurobion injetável, para que serve?

As injeções de Neurobion são compostas por vitamina B e, geralmente, as vitaminas que compõem este complexo intervêm na saúde do sistema nervoso, na síntese de hormônios e nas células sanguíneas. Para compreender melhor qual é a função do Neurobion injetável no organismo, é preciso conhecer cada uma das funções das vitaminas que as compõem:

  • Vitamina B1: esta vitamina tem a função de produzir energia para os neurônios. É muito importante para o funcionamento correto do sistema cardiovascular, nervoso e digestivo e, para além disso, intervém no processo de crescimento. A sua deficiência não é comum e pode provocar confusão mental, perda de memória, ataxia, dificuldades de concentração e problemas em caminhar;
  • Vitamina B6: tem um papel fundamental na produção de glóbulos vermelhos que levam oxigênio a todos os tecidos do corpo. A vitamina B6 também intervém na transmissão dos impulsos nervosos, razão pela qual é prescrita para tratar o estresse e a depressão. A deficiência desta vitamina está relacionada com a presença de anemia crônica no organismo;
  • Vitamina B12: é a vitamina mais conhecida daquelas que compõem o complexo B e é muito importante na metabolização das proteínas, na formação de glóbulos vermelhos no sangue e no funcionamento correto do sistema nervoso.
Neurobion, para que serve? - Neurobion injetável, para que serve?

Neurobion, para que serve? Indicações

Muitas patologias podem ser tratadas com as injeções de Neurobion e algumas delas são:

  • Problemas no sistema nervoso. As vitaminas do complexo B têm um efeito reparador do sistema nervoso, por esta razão, é muito comum que os especialistas prescrevam Neurobion injetável para tratar uma inflamação de um nervo ou melhorar distúrbios na transmissão de impulsos nervosos. Por isso, as injeções se utilizam para melhorar a dor causada pelo nervo ciático, lombalgias, discopatias da coluna, dores musculares e contraturas na cervical;
  • Problemas na absorção de alimentos. As injeções de Neurobion servem para repôr o déficit nutricional em pessoas com problemas gástricos cujo estômago não absorve corretamente todos os nutrientes que o organismo recebe através da alimentação. Assim, este multivitamínico também é utilizado para tratar pessoas com anorexia;
  • Anemias. Devido à importante função que o complexo B tem na produção de glóbulos vermelhos, as injeções de Neurobion podem formar parte do tratamento de pessoas com anemia, já que auxiliam o organismo a aumentar a hemoglobina no sangue e assim tratar os sintomas da doença;
  • Dor neuromuscular: Quando a dor ou a sensibilidade nas extremidades é resultado de um distúrbio nos nervos periféricos, o Neurobion injetável atua como calmante dos sintomas juntamente com algum analgésico.

Contraindicações do Neurobion

Visto que o Neurobion é um suplemento multivitamínico, devemos também ter em conta que é contraindicado tomar outros suplementos em simultâneo. Caso contrário, você pode acabar por sofrer um sobredosagem de vitaminas que pode provocar graves consequências na sua saúde, entre as quais a morte. Você deve ter especial cuidado com as vitaminas A, E, D e K para não ter nenhum problema de saúde.

Por outro lado, não é indicado tomar Neurobion juntamente com o leite ou outros produtos lácteos, pois o cálcio que estes alimentos contêm pode dificultar a absorção de vitaminas por parte de seu corpo.

Efeitos colaterais do Neurobion

O Neurobion é um produto que não costuma provocar efeitos colaterais, no entanto, as leves reações que pode causar em algumas pessoas incluem:

  • Dor abdominal;
  • Vômitos e náuseas;
  • Dor de estômago;
  • Dores de cabeça;
  • Gosto estranho na boca.

Por outro lado, dentro dos efeitos secundários do Neurobion graves, você vai encontrar todos aqueles sintomas que estão associados a uma reação alérgica grave:

  • Erupções na pele;
  • Dificuldade em respirar;
  • Dor no peito e sensação de sufoco;
  • Inchaço na língua.

Se você acredita que pode estar sentindo alguns dos sintomas que acabamos de mencionar, consulte o seu médico imediatamente para que ele determine se é necessário suspender o tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Neurobion, para que serve?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Neurobion, para que serve?

O que lhe pareceu o artigo?

Neurobion, para que serve?
1 de 2
Neurobion, para que serve?

Voltar ao topo da página