Partilhar

Complexo B injetável: para que serve

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 19 julho 2018
Complexo B injetável: para que serve

O complexo B engloba as vitaminas, sendo que cada uma tem uma função diferente e todas são solúveis em água. Por esse motivo, elas não costumam acumular no organismo, sendo expulsas pelo suor e pela urina diariamente.

As vitaminas B são essenciais para o bom funcionamento do organismo, uma vez que intervêm na maioria dos seus processos, fazendo com que os níveis adequados dessas vitaminas no corpo sejam muito importantes. É possível obter os benefícios do complexo B naturalmente quando se integram alimentos como peixe, frango, carne de vaca, lentilhas, feijão, ovos, produtos lácteos, cereais, vegetais de folhas verdes e outros na dieta diária.

Outra forma de integrar as vitaminas B no corpo é através de medicamentos ou injeções, com a vantagem de que o complexo B injetável atua mais rápido, entrando por via direta e ajudando em vários processos. Se o médico recomendou que você aposte nesse formato ou se você ouviu falar sobre isso, possivelmente deseja saber para que serve o complexo B injetável. Nesse artigo do ONsalus, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Neurobion, para que serve?

Complexo B injetável para obter energia

Para realizar todos os processos que o organismo necessita, assim como as atividades da rotina diária, é importante que os requerimentos energéticos do corpo sejam cumpridos. Através das injeções de complexo B, é possível adquirir mais rapidamente a vitamina B1, que transforma os carboidratos dos alimentos em glicose, e as vitaminas B2, B3, B5, B6 e B7, encarregues de converter a glicose em energia.

Geralmente, as injeções do complexo B são recomendadas para pessoas com nível muito baixo dessas vitaminas no corpo e que apresentam problemas como fadiga e letargia. Também se costuma administrar em pessoas que praticam esportes ou realizam atividades que demandam níveis altos de energia.

Complexo B injetável: para que serve - Complexo B injetável para obter energia

Complexo B injetável para uma boa digestão

Um dos usos mais conhecidos das vitaminas do complexo B serve para melhorar a digestão, já que estimula a produção de ácido clorídrico e a secreção da bílis para digerir os alimentos, ajuda na degradação das gorduras, carboidratos e proteínas e mantém os músculos do intestino e as membranas mucosas em bom estado. As principais vitaminas do complexo B que intervêm nesse processo são a vitamina B1, B2, B3 e B6.

O complexo B injetável costuma ser usado por pacientes com problemas de prisão de ventre, falta de apetite, indigestão recorrente ou com outro transtorno gastrointestinal. Em alguns casos, é usado para acelerar o metabolismo, mesmo que não exista mal-estar. No entanto, é importante que seja um médico quem indica se as vitaminas são necessárias e qual a dose adequada.

Complexo B injetável para aumentar as defesas

Estimular o sistema imunológico é outro dos usos do complexo B injetável, já que é ideal para pessoas com um nível baixo de anticorpos ou com transtornos que diminuem os glóbulos periodicamente.

A administração de injeções do complexo B integra a vitamina B6 no corpo, necessária para favorecer a produção de glóbulos brancos ou leucócitos, encarregues de proteger o organismo dos agentes patógenos. Assim, ao erradicar a possível deficiência de ácido fólico, se estimula a resposta de alguns glóbulos brancos específicos chamados linfócitos.

Complexo B injetável: para que serve - Complexo B injetável para aumentar as defesas

Complexo B injetável para combater anemia

A anemia é uma doença na qual os tecidos e órgãos do corpo não recebem o oxigênio adequado graças à baixa quantidade de glóbulos brancos no sangue ou porque estas células não possuem hemoglobina suficiente, é por isso que o complexo B injetável também é usado para tratar esta condição.

Dentro das vitaminas B, a riboflavina e a cobalamina, principalmente, favorecem a produção de glóbulos vermelhos, enquanto o ácido pantotênico e a piridoxina ajudam a gerar a hemoglobina. O ácido fólico e a cobalamina são altamente recomendados para melhorar a anemia, sobretudo em casos crônicos ou em pessoas idosas.

Complexo B injetável durante a gravidez

Durante a gestação, é normal que se receite a administração de complexo B, geralmente em cápsulas, mas também é possível que se recomende sob o formato de injeção se o médico acreditar que é mais conveniente, como quando as náuseas são muito fortes e provocam vômitos, por exemplo.

As injeções do complexo B servem para prevenir possíveis defeitos no bebê, principalmente graças ao seu contributo em ácido fólico. Esta substância favorece o desenvolvimento adequado do feto e a correta formação do tubo neural, evitando danos a nível cerebral que podem dar origem a problemas de aprendizagem e outros problemas de saúde. Além disso, as demais vitaminas B evitam o desgaste de saúde da mãe, suprindo os requerimentos da gestação.

Complexo B injetável: para que serve - Complexo B injetável durante a gravidez

Complexo B injetável para o sistema nervoso

É muito importante que o sistema nervoso funcione adequadamente, uma vez que muitas das reações e processos do organismo são impulsionados por ele. As injeções do complexo B beneficiam o sistema nervoso regulando e otimizando o nível de resposta e gerando neurotransmissores, principalmente as vitaminas B1, B12 e B6, enquanto que a vitamina B5 estimula as glândulas suprarrenais e a produção de determinados hormônios.

Se você sofre de episódios severos de estresse, insônia, falta de concentração ou algum outro transtorno neurológico, é possível que o médico indique complexo B injetável, sendo importante que você siga as doses e duração de tratamento que ele recomendou para o seu caso em particular.

Outros benefícios do complexo B injetável

Como as vitaminas do grupo B intervêm em muitos dos processos que se realizam no organismo, existem várias situações nas quais o complexo B injetável é usado, como por exemplo:

  • Para melhorar a memória.
  • Prevenir cardiopatias.
  • Tratar problemas de visão.
  • Para doenças como o câncer de mama, de próstata ou de cólon.
  • Ajuda a controlar o nível de colesterol graças à vitamina B3.

Por outro lado, o complexo B injetável também pode ser usado no tratamento de alcoólicos ou fumadores, uma vez que o excesso dessas substâncias impede a absorção dessas vitaminas, principalmente a vitamina B1, sendo necessário repôr esse elemento. Também é recomendada no tratamento de pessoas com fígado gordo, uma vez que faz com que as gorduras e lípidos não se acumulem no fígado.

O complexo B injetável também serve para reparar, fortalecer e promover a boa condição das unhas, cabelo e pele, processos nos quais todas essas vitaminas intervêm, estimulando os processos celulares e a regeneração do tecido adiposo. Pessoas com algum problema de dermatite ou alopécia costumam receber estas injeções.

Complexo B injetável: para que serve - Outros benefícios do complexo B injetável

Efeitos secundários do complexo B injetável

As injeções do complexo B costumam ser relativamente seguras. No entanto, existem efeitos secundários comuns como por exemplo:

  • Diarreia leve.
  • Dor de cabeça e articulações.
  • Dor de estômago e inchaço.

Por outro lado, também existem efeitos secundários mais graves que não costumam ser normais, como por exemplo:

  • Aceleração do ritmo cardíaco.
  • Cãibras e dor muscular.
  • Pressão no peito.
  • Dificuldade para engolir e respirar.
  • Aumento de peso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Complexo B injetável: para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Complexo B injetável: para que serve

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Etelvina Reis
O complexo b injetavel engorda???

Complexo B injetável: para que serve
1 de 5
Complexo B injetável: para que serve

Voltar ao topo da página