Partilhar

Coceira no ânus: remédios caseiros

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 14 março 2019
Coceira no ânus: remédios caseiros

O prurido ou coceira no ânus é um sintoma muito incômodo que, quando surge com intensidade, pode afetar significativamente o nosso desempenho diário. Muitas causas podem explicar a origem deste problema e cada uma delas deve ser tratada de acordo com a condição, já que o sintoma pode ser consequência de maus hábitos de higiene, infecções cutâneas, alimentação desequilibrada, hemorroidas, etc. Além de uma boa higiene da zona anal e seguir as orientações médicas, existem alguns tratamentos caseiros que podem ajudar a aliviar o prurido anal rapidamente e favorecer o seu bem-estar. Continue lendo este artigo do ONsalus e descubra quais são os melhores remédios caseiros para a coceira no ânus!

Também lhe pode interessar: Coceira no ânus, o que pode ser?

Coceira no ânus, o que pode ser?

O prurido ou coceira no ânus é um sintoma que pode ser provocado por diferentes causas, sendo essencial identificar a sua origem para fazer um tratamento correto. O prurido pode surgir acompanhado de outros sintomas como vermelhidão, ardência, irritação, dor e feridas na região anal. Em seguida, enumeramos as possíveis causas da coceira no ânus mais comuns:

  • Excesso de umidade na zona anal provocada por transpiração excessiva, limpeza incorreta do ânus após evacuar ou não secar bem a zona depois do banho ou ducha.
  • Uso de produtos de higiene íntima agressivos que causam irritação na pele do ânus.
  • Hemorroidas: protuberâncias duras que se apresentam quando as veias da zona retal se dilatam e provocam coceira anal e dor, principalmente quando a pessoa defeca.
  • Fissura anal: ferida no tecido mucoso interno do ânus que provoca dor aguda, presença de sangue e prisão de ventre prolongada, além de coceira e ardência no ânus.
  • Fístula perianal: abcesso na zona retal que se enche de pus e líquido, provocando coceira, incômodo ao sentar, sangue nas fezes e até mesmo febre em casos severos.
  • Parasitas: os chamados oxiúros ou lombrigas intestinais costumam depositar os seus ovos nas margens do ânus, o que provoca sintomas como coceira e irritação intensas, sobretudo durante a noite.
  • Verrugas anais provocadas por HPV: doença sexualmente transmissível que pode afetar a região anal e provocar o aparecimento de condilomas que causam prurido, ardência, aumento de umidade na zona e sangramento após a relação sexual.
  • Fungos no ânus: o ânus é o ambiente perfeito para a proliferação dos fungos e, quando estes crescem de forma desmesurada, podem causar uma infecção micótica que se manifesta através da coceira, vermelhidão, inflamação, ardência e bolhas.
  • Doenças de pele, como a dermatite atópica, a psoríase ou a dermatite por contato.
  • Diabetes.
  • Abuso de alimentos muito condimentados ou picantes.
  • Toma de medicamentos que provocam coceira anal como efeito secundário.

Amplie esta informação, consultando o artigo Coceira no ânus, o que pode ser?

Coceira no ânus: remédios caseiros - Coceira no ânus, o que pode ser?

Banho com sais de Epsom - muito calmantes

Os sais de Epsom são um composto mineral de sulfato e magnésio com benefícios muito interessantes para a saúde do nosso organismo. Eles também podem ser um dos melhores remédios caseiros para a coceira no ânus, já que ajudam a desinflamar a pele dessa zona graças às suas propriedades calmantes, perfeitas para aliviar naturalmente o prurido. Nesse caso, o melhor é que você aplique o remédio através de um banho de imersão seguindo os passos:

  1. Encha a banheira com água morna.
  2. Junte 2 copos de sais de Epsom na água e misture com as mãos.
  3. Tome um banho de 15 a 20 minutos.
  4. Seque muito bem a zona anal quando terminar, já que o contrário pode intensificar a coceira.

Caso você não tenha sais de Epsom, pode substituí-los por bicarbonato de sódio.

Vinagre de maçã, anti-inflamatório e analgésico

O vinagre de maçã é um dos produtos naturais mais recomendados para casos de hemorroidas, fungos e verrugas anais, já que é anti-inflamatório e analgésico. Ele também ajuda a equilibrar o pH da pele, combatendo a proliferação de micro-organismos como as levaduras. Você pode usar o vinagre de maçã de várias formas para aliviar a coceira no ânus:

  1. Compre vinagre de maçã orgânico e umedeça uma gaze. Aplique sobre a zona afetada com toques suaves. É essencial que você aplique este remédio após limpar e secar bem a área.
  2. Junte 2 copos de vinagre de maçã na água da banheira ou num recipiente grande com água e tome um banho de imersão ou de assento por 15 a 20 minutos.
  3. No final, enxágue bem a zona com água fria e seque bem.

Descubra tudo sobre como usar vinagre de maçã para hemorroidas no seguinte artigo.

Coceira no ânus: remédios caseiros - Vinagre de maçã, anti-inflamatório e analgésico

Aloé vera para a coceira no ânus

O Aloé Vera ou babosa também faz parte dos remédios caseiros mais eficazes para ânus coçando, já que possui vários benefícios:

  • Efeito calmante: alivia a coceira e a ardência anal.
  • É anti-inflamatório: diminui a inflamação e a vermelhidão. É excelente, sobretudo para casos de hemorroidas.
  • Propriedades reparadoras: ajuda a reparar os tecidos danificados da pele, fazendo com que curem mais rapidamente.

Você pode usá-lo do seguinte jeito:

  1. Corte uma folha de aloé vera a meio e extraia o gel do sue interior.
  2. Aplique o gel de aloé vera sobre a pele com coceira e deixe atuar por 5 a 10 minutos.
  3. Repita a aplicação várias vezes ao dia se o incômodo permanecer.

Caso você não tenha uma planta de babosa em casa, você pode comprar o gel de aloé vera na farmácia, garantindo sempre que é puro.

Se você sofre de intestino preso e a coceira anal deriva disso mesmo, recomendamos que você leia o artigo "como fazer suco de babosa para limpar o intestino".

Óleo de coco, anti-inflamatório e antimicrobiano

O óleo de coco é um óleo natural muito eficaz para aliviar a coceira no ânus provocada por infecções ou condições cutâneas, como a psoríase ou a dermatite. Além de umedecer a pele, desinflama e possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas que ajudam a combater qualquer micro-organismo que esteja provocando a condição.

  1. Adquira óleo de coco orgânico e aqueça um pouco no microondas por alguns segundos.
  2. Umedeça uma gaze com o óleo e aplique na zona anal com toques leves.
  3. Repita 2 ou 3 vezes por dia se a coceira não melhorar.
Coceira no ânus: remédios caseiros - Óleo de coco, anti-inflamatório e antimicrobiano

Banhos de assento com plantas medicinais

Os banhos de assento agem diretamente sobre a pele e mucosas externas, tanto da zona genital como do ânus. São preparadas adicionando infusões ou óleos essenciais de algumas plantas medicinais na água do banho. São muito eficazes para aliviar a coceira do ânus, reduzir a inflamação e relaxar a pele da zona. Algumas das plantas medicinais que você pode usar neste caso são a camomila, hamamélis, castanheiro-da-Índia, malva ou sálvia. Você também pode adicionar 5 a 10 gotas de óleo essencial de árvore do chá se a coceira anal for provocada por uma infecção.

  1. Encha um recipiente com água morna.
  2. Junte a infusão ou óleo essencial desejado.
  3. Submerja a zona na água e deixe de molho por cerca de 15 minutos, aproximadamente.
  4. No final, seque bem a zona anal para evitar que fique úmida.

Como aliviar a coceira no ânus: outros conselhos

Além dos remédios naturais para a coceira no ânus mencionados, é importante conhecer algumas recomendações para o dia a dia que ajudam a evitar que o sintoma se agrave:

  • Evite coçar a zona com as unhas, já que isso pode aumentar o risco de infecção.
  • Lave a zona anal duas vezes ai dia com água morna e um sabão suave de pH neutro.
  • Evite o uso de sabões irritantes, produtos de higiene íntima com álcool ou fragrâncias, papel higiênico perfumado, etc.
  • Seque a zona muito bem depois de ir no banheiro com papel higiênico suave ou use, primeiro, lencinhos umedecidos para limpar bem o ânus e depois secar com papel.
  • Use, de preferência, roupa interior de algodão e mude com frequência.
  • Evite estar sentado durante muito tempo na mesma postura.
  • Cuide da sua dieta e evite o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, álcool, cafeína, especiarias, etc.
  • Beba muita água durante todo o dia para manter o organismo bem hidratado.
  • Aumente o consumo de fibra se você tem tendência para sofrer de prisão de ventre.
  • Pratique exercício físico diariamente para evitar a constipação e favorecer os movimentos intestinais.
  • Quando você for no banheiro, tente não fazer demasiada força na hora de evacuar.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no ânus: remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Coceira no ânus: remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
William
Você está com verme, então vá em qualquer farmácia e peça um comprimido pra verme em geral. Dose única e deverá seu repetida com exatamente 15 dias. Deve custar uns R$ 5,00 somente.
A sua avaliação:
Mayara Santos
Meu anus tem essas larvinhas e as vezes mim incomodam muito mim ensina um receita caseira por favor

Coceira no ânus: remédios caseiros
1 de 4
Coceira no ânus: remédios caseiros

Voltar ao topo da página