Partilhar

Coceira no ânus, o que pode ser?

 
Nídia do Carmo
Editora e redatora ONsalus
Coceira no ânus, o que pode ser?

O prurido anal, também chamado de coceira no ânus, é sem dúvida uma condição muito incômoda que pode afetar seriamente a sua qualidade de vida. Este quadro pode se apresentar por diferentes motivos, desde problemas intestinais, passando por alergias até deficiências na higiene cotidiana. Para tratar o problema é indispensável determinar a causa e conhecer as soluções para melhorar a situação, aliviando a irritação e o prurido. Neste artigo do ONsalus, explicamos tudo sobre as causas da coceira no ânus mais frequentes.

Também lhe pode interessar: Coceira no ânus: remédios caseiros

Irritação por evacuação excessiva

Se você apresenta um quadro de diarreia ou, por qualquer outro motivo, as suas fezes são mais líquidas e frequentes que habitualmente, isso pode provocar irritação da zona anal e, como consequência, coceira no ânus.

Nestes casos, sugerimos que você lave o ânus com água fria e sabão de pH neutro depois de cada evacuação para facilitar a limpeza da zona sem usar elementos que podem irritá-la mais, como o papel higiênico. Apostar numa dieta adstringente para tratar a diarreia é igualmente importante para reduzir o incômodo que provoca.

Irritação por evacuação excessiva

Hemorroidas, uma das causas mais comuns

As hemorroidas de todos os tipos, tanto externas como internas, costumam provocar prurido anal, especialmente quando estamos sentados ou durante a evacuação, o que costuma ser muito incômodo. Esta patologia surge acompanhada de outros sintomas como:

  • Sangramento ou presença de mucosidade ao evacuar.
  • Dor na região anal.
  • Presença de uma protuberância que pode ser sentida com facilidade. Este sintoma apenas se manifesta em casos de hemorroidas externas.

Ser diagnosticado por um especialista é fundamental para receber um tratamento adequado para esta condição.

Hemorroidas, uma das causas mais comuns

Excesso de alimentos irritantes

Se você consome alimentos muito picantes ou condimentados com frequência, como é o caso das pimentas, do café, dos refrigerantes e do álcool, essa pode ser a razão da sua coceira anal constante. Este tipo de alimentos podem irritar o intestino e também a zona retal, provocando prurido, especialmente na hora de evacuar.

A solução para este problema consiste em evitar este tipo de alimentos ao máximo e optar por uma dieta mais suave, sem picantes ou condimentos fortes.

Excesso de alimentos irritantes

Alergias na zona anal

O uso de papel higiênico, lencinhos úmidos ou sabões perfumados também pode acabar irritando a delicada zona anal, o que provoca sintomas semelhantes a qualquer alergia como vermelhidão e coceira na região afetada. usar papel higiênico suave e sem qualquer tipo de perfume, lencinhos úmidos adequados para limpeza anal e sabão de pH neutro é a solução para que a zona íntima receba os cuidados que merece.

Infecções sexualmente transmissíveis

Mediante a prática de sexo anal desprotegido, as doenças de transmissão sexual ou DST também podem ser uma causa da coceira anal. Algumas condições como o HPV em homens ou em mulheres ou a candidíase podem afetar o ânus e provocar a coceira na região.

Se você teve encontros sexuais sem proteção e suspeita que pode estar sofrendo de uma condição como esta, sugerimos que visite o seu médico assim que possível.

Infecções sexualmente transmissíveis

Parasitas na zona

Os parasitas anais, mais frequentes em crianças do que em adultos, são outra das causas da coceira anal. Este tipo de parasitas entram no corpo por via oral e maduram na zona do cólon. Logo, as fêmeas depositam os seus ovos na zona anal, o que provoca prurido na pessoa acometida, chegando mesmo a irritar e causar infecções no ânus.

Assim que esta condição é diagnosticada, o médico prescreverá o tratamento adequado para acabar com os parasitas, tanto da pessoa afetada como dos familiares que possam ter sido contagiados.

Parasitas na zona

Outras causas do prurido anal

  • Higiene anal incorreta: é essencial lavar a zona com sabão de pH neutro durante o banho e usar lencinhos úmidos apropriados para para limpar bem a zona depois de evacuar.
  • Consumo de antibióticos que podem provocar incômodos na zona anal.
  • Traumatismos na zona que provocam lesões que, ao cicatrizar, incomodam e causam coceira anal.

Como tratar coceira anal: recomendações

É importante que, se você suspeita da presença de hemorroidas, infecções sexualmente transmissíveis ou parasitas anais, consulte um médico assim que possível. Nestes casos, é essencial receber um diagnóstico e tratamento adequados de acordo com a patologia.

Para calmar a coceira no ânus, sugerimos que você aplique uma pomada composta por hidrocortisona ou óxido de zinco indicada para a zona anal. Este produto ajuda a reduzir a coceira e a irritação, enquanto as medidas necessárias para limitar a exposição ao agente desencadeante são aplicadas.

Para

Para tratar a coceira anal, recomendamos:

  • Use produtos livres de qualquer fragrância e lave a zona com sabões de pH neutro.
  • Limpar bem a área genital usando papel higiênico suave, lencinhos úmidos sem perfume ou água e sabão.
  • Durante a limpeza e a secagem, evite esfregar a área anal para não aumentar a irritação.
  • Opte por roupa íntima de algodão que garante a comodidade, mantendo a zona seca.
  • Evite coçar o ânus, já que isso só vai aumentar o incômodo e a irritação. No caso dos parasitas anais, pode até favorecer o contágio a outras pessoas, já que os mesmos se alojam nas unhas ou nos objetos pessoais que você toca.
  • Não consuma alimentos irritantes para evitar que a condição piore.
Como tratar coceira anal: recomendações

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no ânus, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Coceira no ânus, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Coceira no ânus, o que pode ser?
1 de 7
Coceira no ânus, o que pode ser?
Voltar ao topo da página