Partilhar

Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?

 
Por Martim Pereira, Redator ONsalus. Atualizado: 30 abril 2018
Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?

Existem diferentes transtornos que podem afetar o ânus, provocando desconfortos que devemos tratar de forma adequada. Muita gente sente vergonha de visitar um médico quando tem este tipo de problemas. Contudo, sintomas como dormência no ânus ou qualquer outra sensação devem ser tratados rapidamente para que não se agravem.

Se você se está perguntando "Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?", continue lendo o seguinte artigo do ONsalus onde explicamos as possíveis causas dessa e soluções da condição.

Também lhe pode interessar: Bolinha no ânus: o que pode ser

Sensação de algo preso no ânus: hemorroidas

As hemorroidas são uma alteração que pode ocorrer no interior ou no exterior do ânus, sendo provocada por uma dilatação das veias nessa zona. Provocam caroços no ânus ou protuberâncias que se manifestam através de diferentes sintomas, um dos quais a sensação de ter algo preso no ânus. Embora a mais comum seja a constipação, as hemorroidas podem ser provocadas por várias causas como a gravidez, passar muito tempo sentado no vaso sanitário ou ter relações sexuais anais.

Como explicado antes, existem dois tipos diferentes de hemorroidas, dependendo da zona onde se encontram. Logo, elas podem ser distinguidas como:

  • Hemorroidas externas: localizadas na união entre o reto e o ânus, sendo por isso visíveis. Como são cobertas por pele, é menos comum que provoquem sangramento. Contudo, se existir muita força na hora de evacuar, podem trombosar, formando um coágulo que surge como um caroço púrpura que pode provocar sangramento e dor.
  • Hemorroides internas: como o nome indica, podem ser encontradas no interior e, ao contrário das anteriores, são cobertas por mucosa e não pele, podendo sangrar.

Quando as hemorroidas são leves, podem não provocar sintomas relevantes. Contudo, com o passar do tempo, isso pode mudar. Entre os seus sintomas mais notórios, encontramos a sensação de algo preso no ânus.

Sintomas de hemorroida

  • Protuberância em torno do ânus.
  • Caroços que saem do interior do ânus.
  • Sangramento retal, sobretudo durante a evacuação.
  • Dor anal ao defecar ou estar sentado.
  • Sensação de dormência no ânus.
  • Secreções mucosas durante grande parte do dia.

Algo mexendo no ânus: prostatite

A prostatite é a inflamação da próstata, um distúrbio muito comum entre os homens com mais de 50 anos e que, entre os seus sintomas, provoca sensação de algo preso no ânus. Outros dos mais característicos são:

  • Vontade de urinar constante.
  • Fluxo de urina mais fraco.
  • Dor e ardência ao urinar.
  • Dor no interior do reto.
  • Dor pélvica e dor de costas.
  • Perda de desejo sexual.
  • Palpitações no ânus.

Como muitos desses sintomas são muito semelhantes a outras condições como, por exemplo, infecção de urina, recomendamos que você visite um urologista para que ele possa fazer um diagnóstico correto do problema.

Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser? - Algo mexendo no ânus: prostatite

Sintoma de fissura retal

Falamos de fissura anal quando existe um rasgo na pele do ânus, normalmente na zona externa, algo que afeta homens e mulheres igualmente. O sintoma mais notório dessa lesão é a dor intensa no ânus, que se torna insuportável na hora de evacuar. Os pacientes chegam mesmo ao ponto de preferirem não evacuar e provocar prisão de ventre por muitos dias seguidos a ir no banheiro e sentir essa dor.

As causas mais comuns da fissura retal incluem a prisão de ventre e a expulsão de fezes duras ou, pelo contrário, diarreia explosiva ou crônica. As fissuras podem ser agudas ou crônicas. Quando duram poucos dias, estão no primeiro grupo, enquanto que as crônicas podem durar mais de 6 semanas. Nesse caso de fissura crônica, pode surgir uma dobra dolorosa e de palpação dura que é facilmente confundida com uma hemorroida, além de provocar desconfortos e sensações estranhas no ânus. Uma visita ao proctólogo esclarecerá as suas dúvidas rapidamente e aliviará o problema.

Sensação estranha no ânus: diagnóstico

Como você já deve ter notado, existem diferentes problemas que podem causar desconforto no ânus e outros sintomas semelhantes. É por isso que é muito importante consultar um médico para que ele possa fazer um diagnóstico correto e iniciar o melhor tratamento assim que possível.

O médico que você necessita consultar é o proctólogo e, entre os exames que ele pode fazer, se incluem:

  • Exploração retal.
  • Reto-colonoscopia.
  • Ecografia do reto.
  • Manometria anal.

Depois de conhecer as causas do incômodo no ânus, deve ser iniciado o tratamento que depende, obviamente, da origem do problema. Pode incluir apenas alterações na dieta ou, em alguns casos mais graves, com cirurgia.

A precisão do diagnóstico é indispensável antes de uma cirurgia local. fazer um tratamento incorreto pode provocar sequelas como incontinência anal, tanto de gases como de fezes. Esse tipo de complicações podem afetar muito a vida das pessoas e dificilmente são reversíveis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?
1 de 2
Sensação de algo preso no ânus, o que pode ser?

Voltar ao topo da página