Partilhar

Espinhas nas costas e ombros: causas

 
Por Leonardo Simon. 7 maio 2020
Espinhas nas costas e ombros: causas

Existem diversas alterações cutâneas que podem arruinar a estética da pele sem serem doenças graves que precisem de tratamento urgente. Um dos transtornos mais comuns é a acne, que aparece em diferentes partes do corpo e pode ter diversas causas. Embora a presença de espinhas não costume ser um sintoma de alguma doença relevante, é indispensável ir se consultar com um profissional.

Apesar do disso, a acne pode ser muito incômoda para aqueles que a têm, principalmente, se aparece em partes do corpo que estão frequentemente descobertas, como os ombros e as costas. Ter espinhas no rosto pode ser comum em certas fases, como na adolescência, contudo, quando aparecem em diversas partes do corpo, sem um motivo aparente, pode ser algo estranho para muitas pessoas. É por isto que se você é daqueles que sofrem desta alteração, no seguinte artigo do ONsalus, te oferecemos todas as informações sobre as causas das espinhas nas costas e ombros.

Também lhe pode interessar: Espinhas na nuca: causas e como tratar

Usar roupas muito justas

Uma das causas das espinhas nas costas e ombros pode ser o uso de roupas muito justas naquelas áreas. Isto ocorre devido a combinação do atrito da roupa com o suor corporal, o qual pode levar ao aparecimento da acne. Da mesma forma, esta combinação pode causar diversos problemas, como irritação ou coceira na área afetada.

Devido ao atrito da roupa justa com o corpo, as pessoas podem apresentar várias alterações na superfície da pele, com isso os poros podem começar a serem obstruídos pelas células mortas, causando a inflamação.

Uso frequente de roupas úmidas

Muitas pessoas têm o costume de praticar atividades físicas sou ir à academia e não trocar de roupa após o treino. Isto não é muito recomendável, já que manter as mesmas peças depois de ter suado e deixar elas úmidas em contato com o corpo pode ajudar consideravelmente com o aparecimento das espinhas.

É comum que estas pessoas que têm este costume desenvolvam acne nas costas e ombros, pois são as partes do corpo que mais suam após ter praticado alguma atividade física. Por isso, o mais aconselhável é trocar pelo menos a camiseta após a atividade e, então, tomar um banho lavando de forma adequada a pele para evitar que os poros fiquem tampados.

Espinhas nas costas e ombros: causas - Uso frequente de roupas úmidas

Fatores hereditários e familiares

Existem certos fatores hereditários que podem influenciar aquelas pessoas que sofrem de acne. É por este motivo que se você tem parentes de primeiro e segundo grau que tiveram espinhas durante sua adolescência ou depois da mesma, é muito provável que você também as tenha.

Para estes casos, é aconselhado realizar um tratamento natural ou com produtos indicados por um especialista, no entanto, quando uma pessoa é propensa ao aparecimento da acne por fatores genéticos, pode ser mais difícil combatê-la. É importante não se automedicar, já que existem produtos para cada tipo de pele, tipo de espinhas e grau da condição, por isso que usar produtos incorretos pode piorar a alteração, prolongá-la e machucar a pele.

Mudanças hormonais

Outra das causas das espinhas nas costas e ombros mais comuns são as mudanças hormonais. Existem certos momento na vida em que a produção de hormônios sexuais é aumentada, provocando diversas alterações no corpo.

Além disso, durante a juventude, as pessoas sofrem diferentes transformações no seu corpo, tanto externamente quanto internamente, por isso também é outra fase muito comum em que as pessoas podem ter acne de forma mais frequente. Apesar de na maioria dos casos as espinhas desaparecerem quando as mudanças hormonais são normalizadas, é possível que isto demore a acontecer e seja necessário recorrer a um especialista para realizar um tratamento.

Espinhas nas costas e ombros: causas - Mudanças hormonais

Espinhas nas costas e ombros por produtos inadequados

Cada vez mais homens e mulheres utilizam cremes para manter a pele saudável. Além disso, existem diversas alternativas que garantem dar resultados incríveis para aqueles que os utilizam, contudo, isto nem sempre é verdade, pois cada pele necessita de produtos diferentes.

Tanto os cremes quanto os cosméticos que não são adequados para o tipo de pele de uma pessoa, podem causar o aparecimento de espinhas no rosto, costas, ombros e qualquer outra parte do corpo em que forem aplicados. É por este motivo que recomenda-se ir a um profissional e utilizar os produtos indicados pelo mesmo.

Como tratar espinhas nas costas e ombros

Como foi dito anteriormente, a melhor forma de eliminar a acne que pode aparecer nos ombros, costas ou em qualquer parte do corpo é indo ao dermatologista, já que este deve avaliar a condição e oferecer o tratamento correto de acordo com a causa, o grau da condição, a idade e tipo de pele do paciente.

Em geral, o tratamento para eliminar as espinhas nas costas e ombros pode incluir:

  • Ingestão ou aplicação tópica de antibióticos para eliminar as bactérias que acompanham a alteração cutânea.
  • Medicamentos para reduzir a produção de sebo.
  • Anti-inflamatórios.
  • Antisséptico para a pele.
  • Sabonete ou creme exfoliante para remover as células mortas que podem tampar os poros.
  • No caso das mulheres grávidas, pode ser um tratamento diferente, pois não devem ser consumidos medicamentos orais para a acne devido ao seu efeito na gestação.

Da mesma forma, é fundamental não recorrer a remédios caseiros que podem danificar a pele e piorar muito mais o quadro, como aplicar limão, vinagre ou creme dental sobre a área afeta, assim como deve-se evitar espremer ou arranhar as espinhas. A automedicação também não é recomendável, já que a maioria dos produtos de venda livre são para casos de acne leve e, se esta ocorre devido a outra doença, voltará a aparecer assim que o efeito do medicamento passar, sendo a melhor opção fazer um acompanhamento personalizado com um especialista.

Não perca também esse vídeo sobre remédios caseiros para espinhas:

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinhas nas costas e ombros: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Espinhas nas costas e ombros: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Espinhas nas costas e ombros: causas
1 de 3
Espinhas nas costas e ombros: causas

Voltar ao topo da página