Partilhar

Espinha dentro da orelha: causas e o que fazer

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 31 março 2020
Espinha dentro da orelha: causas e o que fazer

As espinhas podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive na parte interna da orelha. As espinhas no interior da orelha podem surgir em diferentes partes da mesma, seja no lóbulo ou no pavilhão, e dependendo da localização na qual estejam, podem ser difíceis de ver e, inclusive, podem chegar a inflamar e causar dor.

Se quer saber saber o que pode causar uma espinha dentro da orelha e como eliminá-la com os tratamentos farmacológicos e os remédios caseiros mais adequados, preste atenção a este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Espinhas nos seios: causas e tratamento

Por que surgem espinhas dentro da orelha?

O aparecimento de espinhas dentro da orelha pode ser devido a diversas causas, entre as quais é possível mencionar:

  • Excesso de produção de óleo pelas glândulas da pele que estão nos ouvidos.
  • Exposição constante ao pó: a sujeira do meio ambiente contaminado pode chegar aos ouvidos causando a obstrução dos poros e gerando o aparecimento das espinhas dentro das orelhas.
  • Uso constante de aparelhos auditivos compartilhados com outras pessoas.
  • Os nadadores, quando fazem seus exercícios em águas sujas ou contaminadas, correm o risco de ter espinhas nos ouvidos.
  • Transtornos hormonais durante a puberdade podem ser os desencadeantes da presença de acne.
  • O uso de piercings que não tenham as devidas medidas higiênicas e as perfurações nas orelhas podem inflamar gerando as espinhas nelas.
  • O uso de capacetes ou chapéus apertados provoca um acúmulo de suor e oleosidade na cabeça, assim como nas orelhas, podendo causar as espinhas devido a obstrução dos poros da pele desta região.
  • Estresse: a sudoração em excesso que esta situação causa estimula a produção de oleosidade.
  • Reações alérgicas: alguns alimentos ou medicamentos podem desencadear uma reação alérgica, causando o aparecimento de espinhas dentro da orelha.

Espinha dentro da orelha: sintomas associados

Os sintomas que surgem quando aparece uma espinha interna na orelha são os seguintes:

  • Dor leve que pode ser irritante no local onde aparece a espinha.
  • Inflamação com vermelhidão da área.
  • Na hora que a espinha aparece, há exsudação de líquido.
  • Se a espinha está dentro do canal auditivo, você pode sentir como se tivesse o ouvido tampado.
  • Presença de uma pápula com pus na ponta da inflamação.

Tratamento para espinha dentro da orelha

O interior da orelha é uma área muito delicada e, para não danificar o ouvido, é necessário tratar as espinhas dentro da orelha com as medidas e tratamentos adequados.

O tratamento médico das espinhas dentro do ouvido pode incluir o seguinte:

  • Aplicação de cremes cujo conteúdo seja de ácido salicílico e peróxido de benzoíla. Permitem que a espinha seque e reduz a inflamação da mesma. Os cremes devem ser aplicados em lugares visíveis. É importante evitar introduzir no ouvido objetos que possam causar uma infecção.
  • As espinhas dentro da orelha em nenhum momento devem ser drenadas sem a supervisão médica.
  • No caso da espinha ser muito dolorida e precise ser drenada, você deve ir ao dermatologista, ele conta com os instrumentos necessários e estéreis para realizar o procedimento.
Espinha dentro da orelha: causas e o que fazer - Tratamento para espinha dentro da orelha

Remédios caseiros para espinhas dentro da orelha

Alguns remédios naturais podem ajudar a acelerar o desaparecimento da espinha dentro da orelha e a aliviar a região se ela está inflamada e dolorida:

  • Aloe vera: o gel de aloe vera é ideal para eliminar as espinhas devido a suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Graças a estas últimas, ele elimina as bactérias que estão no interior da orelha e que podem contaminar a espinha. Nestes casos, é recomendável utilizar o gel do aloe vera colocando-o na espinha durante ½ hora, para assim reduzir a inflamação e a dor.
  • Vinagre de maçã: o ácido acético que o vinagre de maçã possui dissolve as células mortas da pele, destampando os poros e as espinhas presentes na orelha. Além disso, possui propriedades antissépticas, permitindo erradicar as bactérias presentes na área onde é aplicada. Esta solução é aplicada diretamente na área onde está a espinha e deve-se deixá-la agir.
  • Bicarbonato de sódio: seu uso permite diminuir os pontos vermelhos a partir dos quais aparecem as espinhas. Ajuda a eliminar a oleosidade que obstrui os poros e elimina as bactérias que podem infectar as espinhas. Para utilizar este remédio, você deve misturar um pouco de água com bicarbonato de sódio até formar uma pasta e colocá-la sobre a espinha.
  • Óleo de árvore do chá ou melaleuca: este remédio caseiro é utilizado como anti-inflamatório e antibacteriano. Para aplicá-lo, você deve impregnar um algodão com o óleo e passá-lo diretamente sobre a espinha.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinha dentro da orelha: causas e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Espinha dentro da orelha: causas e o que fazer
1 de 2
Espinha dentro da orelha: causas e o que fazer

Voltar ao topo da página