Estou tomando Roacutan e continuo tendo espinhas: por que e o que fazer?


Como já sabemos, a acne é uma condição dermatológica bastante comum e seu tratamento é, muitas vezes, um desafio completo, especialmente em casos graves, e é frequentemente resistente aos tratamentos convencionais. No entanto, um dos mais reconhecidos e eficazes nesse caso é o Roacutan, cujo ingrediente ativo é a isotretinoína; esse medicamento tem sua eficácia comprovada desde sua introdução no mercado em 1982.
Ele funciona diminuindo a produção de sebo, inibindo o crescimento bacteriano e promovendo a renovação celular; isso oferece uma solução eficaz para quem sofre de acne grave e cicatrizes na pele.
Apesar de sua eficácia, algumas pessoas apresentam surtos de acne mesmo durante o tratamento. Isso pode ser devido a várias causas, como resistência bacteriana, fatores hormonais e até mesmo fatores externos. Se você quiser tirar suas dúvidas sobre o assunto "Tomo Roacutan e continuo tendo espinhas: por que e o que fazer?", convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus.
O que é Roacutan
A isotretinoína é o ingrediente ativo do chamado Roacutan, um dos medicamentos mais eficazes para o tratamento da acne, especialmente da acne grave que é resistente a outros tratamentos. Ele é usado desde 1982 e, desde então, tem sido usado com sucesso em muitos pacientes. Não se trata de um antibiótico, mas de um retinoide, um grupo de medicamentos associados à vitamina A. Ele age reduzindo basicamente a produção de vitamina A.
Atua reduzindo basicamente a produção de sebo nas glândulas sebáceas, evitando assim a formação de lesões de acne, inibindo o crescimento da bactéria Cutibacterium acnes e reduzindo o aparecimento de cravos ou comedões. Ele também é anti-inflamatório e promove a renovação celular da pele. Alguns estudos afirmam que o Roacutan cura definitivamente a acne em 60% dos casos.
Ele pode ser usado a partir dos 12 anos, sob estrita supervisão médica, para condições como:
- Acne grave.
- Acne com risco de cicatrização.
- Acne que não responde ao tratamento convencional.
- Rosácea.
- Hidradenite supurativa.
Resistência bacteriana
Há casos em que, apesar do uso do tratamento com Roacutan, os pacientes continuam a apresentar surtos de acne. Uma explicação para esse fato é a resistência bacteriana, pois as bactérias que causam a acne podem desenvolver resistência aos medicamentos, dificultando sua erradicação mesmo com essa medicação potente.
O que fazer?
Se você se encontrar nessa situação em que já está tomando Roacutan e o surto de acne ainda continua, é essencial consultar seu dermatologista para avaliar se isso se deve à resistência bacteriana e como ajustar sua abordagem de tratamento. Pode ser necessário combinar o Roacutan com outros tratamentos, como antibióticos tópicos ou sistêmicos que sejam eficazes.
Fatores hormonais
O fator hormonal também desempenha um papel importante para tornar os efeitos do Roacutan menos óbvios, especialmente durante a adolescência ou em determinados estágios do ciclo menstrual, quando as glândulas sebáceas são estimuladas, levando ao aumento da produção de óleo e, consequentemente, a surtos de acne.
O que fazer?
O primeiro passo é consultar seu dermatologista, que provavelmente recomendará tratamentos complementares, como cremes tópicos ou antibióticos para melhorar o surto de acne, além de manter uma rotina de cuidados com a pele.
Erros na administração do tratamento
O aparecimento de acne mesmo com o uso do Roacutan também pode ser devido à administração incorreta do Roacutan, inconsistência na ingestão ou dosagem inadequada.
O que fazer?
Seu dermatologista avaliará seu progresso e determinará se a dosagem está correta ou não. É essencial seguir as instruções à risca. Tomar o Roacutan com alimentos aumentará sua absorção e, em geral, é aconselhável evitar alguns produtos tópicos que possam irritar a pele.
Os surtos no início do tratamento podem ser uma ocorrência normal, pois o Roacutan age profundamente na pele, desobstruindo os poros e reduzindo a produção de sebo. Uma boa rotina diária de cuidados com a pele também é essencial.
Tipo de acne
O tipo de acne também pode ser um motivo importante pelo qual você está tomando Roacutan e ainda tem espinhas. Você deve saber que a isotretinoína é eficaz para a acne grave, especialmente a cística e a nodular.
O que fazer?
Seu médico, sem dúvida, avaliará sua situação e recomendará, se necessário, a inclusão de antibióticos ou considerará a necessidade de iniciar um segundo ciclo de Roacutan, dependendo da gravidade. O importante é que esse tratamento seja personalizado conforme as necessidades individuais de cada paciente.

Efeitos colaterais
É comum que alguns pacientes apresentem efeitos colaterais durante a administração do Roacutan, incluindo ressecamento extremo da pele, lábios rachados e, em alguns casos, novos surtos de espinhas. Esse último é frequentemente frustrante para aqueles que esperam uma melhora rápida em sua pele.
O que fazer?
Consulte seu dermatologista para avaliar sua dosagem e tratamento atuais e fazer ajustes, se necessário. Além disso, é essencial manter uma boa rotina de cuidados com a pele. Não desanime; o tratamento com Roacutan geralmente requer paciência, pois os resultados completos podem levar algum tempo para se tornarem evidentes.
Fatores externos
Por fim, fatores externos como estresse, dieta, poluição, mudanças climáticas e produtos cosméticos podem interferir na eficácia do tratamento com Roacutan, fazendo com que os surtos de acne sejam notados novamente.
O estresse, por outro lado, aumenta a produção de sebo, que obstrui os poros e promove a formação de espinhas. Por outro lado, alimentos ricos em açúcares e gorduras podem agravar a acne. Por fim, a poluição, as mudanças climáticas e o uso de produtos cosméticos inadequados podem piorar a pele, mesmo durante a administração do Roacutan.
O que fazer?
Mantenha uma dieta balanceada rica em vegetais, frutas e antioxidantes; eles, sem dúvida, melhorarão a pele. Técnicas de controle do estresse, como meditação e exercícios regulares, podem ser benéficas. Obviamente, você deve usar produtos cosméticos recomendados por seu dermatologista, evitando qualquer um que possa irritar sua pele.
Lembre-se também de que uma pele saudável não requer apenas o uso do Roacutan, mas depende de uma abordagem holística que inclui bons cuidados diários e atenção a todos os fatores que a influenciam.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Estou tomando Roacutan e continuo tendo espinhas: por que e o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.
- Costa. Cs, Bagatin. E, Martimbianco. ALC, Da Silva. EMK, Lucio. MM, Magin. R, Riera. R, (2018, 24 de Noviembre), ¿Cuán efectivo y seguro es el fármaco llamado "isotretinoína" en comprimidos para el acné vulgar?, Cochrane, https://www.cochrane.org/es/CD009435/SKIN_cuan-efectivo-y-seguro-es-el-farmaco-llamado-isotretinoina-en-comprimidos-para-el-acne-vulgar
- Isotretinoína (Roacután), (s.f.), Clínica Muñoz Matarredona, https://dermatologiaclinica.es/enfermedad/isotretinoina-roacutan/
- Tratamiento del acné, Isotretinoína oral, (s.f.), Dermatología puerto varas, https://www.sergioniklitschek.com/tratamiento-acne-isotretinoina