menu
Partilhar

Como limpar o intestino rápido

 
Por Dr. Francisco Zapata, Médico Puericultor, Pediatra e Redator. 28 outubro 2021
Como limpar o intestino rápido

O intestino é a porção do aparelho digestivo encarregada pela absorção dos nutrientes que você ingere. A digestão começa na boca, com a saliva, e para de ser feita no estômago, onde todos os alimentos que você ingeriu são degradados em unidades menores. Uma vez digeridos, se forma algo chamado de quilo, uma substância leitosa que passa para o intestino. Primeiro, passa para o intestino delgado. Nesta porção do intestino, são absorvidos os nutrientes que o corpo precisa e seguirão seu caminho até eliminar os que não. Depois, chegará ao intestino grosso, ou cólon, onde a água será absorvida e serão formadas as fezes propriamente ditas, as quais serão eliminadas em seu devido momento.

O normal é defecar uma ou duas vezes ao dia. Menos que isso ou a distância de um ou mais dias entre as deposições é conhecido como constipação, e uma de suas causas é ter um intestino sujo, que precisa ser limpo. Neste artigo do ONsalus, vamos explicar como limpar o intestino rápido e de forma totalmente saudável.

Também lhe pode interessar: Como limpar o cólon naturalmente

Como se preparar para uma limpeza intestinal caseira

A primeira coisa e mais fundamental que deve saber é que você deverá ter um período prévio de preparo para que a limpeza intestinal seja eficaz. Durante este período, você deverá modificar seus hábitos alimentares, substituir alguns alimentos por outros e evitar completamente alguns poucos.

A ideia é aliviar a carga intestinal e dar ao seu corpo um descanso da árdua tarefa de digerir conservantes e alimentos processados que ingerimos com muita frequência.

A primeira coisa que você deverá fazer é parar de comer açúcares e farinhas refinadas. Você poderá adoçar com mel, mas sem utilizar nenhum corante artificial.

Escolha um plano de limpeza intestinal

Se você fizer uma pesquisa na internet encontrará diversas opções para limpar os intestinos de forma natural. Algumas delas te recomendam um jejum completo de 3 dias. Outras, a ingestão apenas de sucos e água, outras, grãos integrais e verduras, entre outras.

Nossa recomendação para este processo preparatório se baseia em ingerir verduras, sementes, frutas cruas e qualquer grão integral, além de beber água em abundância. Isto inclui comê-los diretamente ou ingeri-los na forma de suco, que explicaremos mais adiante.

Não recomendados o jejum completo antes da limpeza, pois isso requer uma consulta prévia com seu médico, a fim de que, após uma avaliação completa, te autorize a ficar 24 a 72 horas sem comer nada. Passar fome não é uma forma natural de alcançar nenhum objetivo, então descartaremos esta opção.

Alimentos para limpar os intestinos de forma natural

A seguir, te explicamos as recomendações mais importantes que você deve saber para fazer esta limpeza intestinal natural.

Compre os alimentos e itens que precisará

Um espremedor ou liquidificador será essencial se vai preparar sucos. Além do equipamento adequado, escolha os alimentos que vai comer com cuidado.

Dado que o objetivo é limpar seu sistema digestivo, inclusive o intestino grosso, você deve se assegurar de não ingerir aditivos, conservantes e outras substâncias químicas desnecessárias:

  • Compre produtos orgânicos, preferencialmente.
  • Compre alimentos que estejam na temporada, já que poderá conseguir alimentos mais frescos e, portanto, mais nutritivos.

Alimentos para evitar

Elimine alimentos tentadores que estejam de forma frequente em sua despensa, geladeira e outras áreas da sua casa. Os alimentos que você deve eliminar da sua dieta se quer saber como limpar o intestino rápido, são:

  • Produtos lácteos.
  • Açúcares refinados.
  • Produtos de trigo (macarrão, pão, etc.).
  • Produtos enlatados.
  • Alimentos aperitivos industrializados.
  • Produtos de carne.
  • Bebidas gasosas, energéticos ou sucos enlatados.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Bebidas com cafeína.

Elimine certos alimentos gradualmente

Durante este jejum parcial você vai sentir muitos desejos. Seu corpo vai precisar de açúcar e vai pedir por carboidratos e carne como nunca antes, e provavelmente você até se sinta doente, talvez com dor de cabeça e irritável.

Se começar com algumas poucas semanas de antecipação e reduzir gradualmente os alimentos pesados, que são provavelmente os que terá mais vontade de comer, esta desintoxicação intestinal não te deixará se sentindo esgotado e doente:

  • O açúcar e a cafeína são os principais responsáveis pelos sintomas de abstinência. Tente eliminar pouco a pouco estes dois elementos da sua dieta pelo menos 2 semanas antes da limpeza.
  • Reduza o consumo de carne. Tente comer carne apenas algumas poucas vezes na semana, depois, limite-a a uma vez na semana antes de começar a limpeza.
  • Os alimentos processados, fast foods e aperitivos industrializados também serão difíceis de abandonar de uma só vez. Se deixar de consumi-los previamente, aumentará suas chances de ter sucesso.
Como limpar o intestino rápido - Alimentos para limpar os intestinos de forma natural

Como limpar o intestino rápido e de forma natural

O que você vai fazer neste período de limpeza intestinal é uma espécie de jejum, mas parcial e baseado em alimentos específicos. Consuma alimentos leves começando alguns dias antes do jejum. Você poderá fazer suas três refeições principais durante o dia e até dois lanches entre elas, mas todos os alimentos devem ser baseados em sementes, verduras (de preferências crus), frutas, cereais e grãos integrais. Inclusive, você pode adicionar algumas sopas. Isto ajudará seu corpo a se preparar para a limpeza.

Sucos para limpar o intestino

Tenha certeza de beber 250 ml de líquido pelo menos 3 vezes ao dia durante a limpeza. Veja aqui, alguns sucos que você pode preparar:

  • Suco 1: misture 1/4 do copo de água morna, 1/4 do copo de suco de cítricos e uma colher de sopa de sais de Epsom. Beba duas porções no primeiro dia do seu jejum.
  • Suco 2: misture 1/2 do copo de suco de maçã orgânico com 1/3 do copo de água. Adicione 1 colher de chá de psyllium. Misture bem e beba imediatamente.
  • Suco 3: prepare um suco verde fazendo suco de couve, espinafre, cenoura e peras.
  • Suco 4: prepare um suco com o suco de 2 laranjas, 7 morangos e a polpa de 3 pêssegos, e beba imediatamente.

As bebidas 2, 3 e 4 você poderá alterná-las a seu gosto e tomá-las várias vezes ao dia durante os dias que durar este jejum. Neste outro artigo apresentamos um suco de babosa para limpar o intestino.

Mantenha-se hidratado

Além das bebidas especiais, assegure-se de tomar ao menos meio copo de água a cada 90 minutos.

Você também pode tomar chás e caldos.

Técnicas de relaxamento e exercícios leves

Saunas, massagens, respiração profunda e caminhadas leves podem te ajudar a liberar toxinas do seu corpo.

Contudo, não exagere, já que sua energia estará menor durante este jejum.

Termine o jejum após 3 a 6 dias

Um jejum mais longo que isto pode gerar efeitos colaterais para a saúde. Termine o jejum com pequenas porções de verduras e frutas para começar, já que não deseja surpreender seu sistema.

Coma verduras cruas ou ao vapor no primeiro dia. Uma dieta regular pode ser recomeçada no segundo dia após terminar o jejum.

Adote um estilo de vida saudável

Uma vez finalizado este jejum, ingira probióticos, como os presentes em iogurtes. Limite a ingestão de farinhas e produtos processados e refinados, já que não são benéficos para seu corpo e sujam seu intestino, limitando assim seu funcionamento.

Faça exercícios regularmente, beba água (ao menos dois litros por dia) e tenha uma dieta balanceada que inclua fibras dietéticas.

Como limpar o intestino rápido - Como limpar o intestino rápido e de forma natural

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o intestino rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar o intestino rápido
1 de 3
Como limpar o intestino rápido

Voltar ao topo da página