Bem-estar geral

Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 8 agosto 2022
Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população sofreu ou sofrerá de dor nas costas em algum momento da sua vida. Se atualmente você está com dor nas costas ou na cervical ou quer evitar que estas dores apareçam prematuramente, escolher o melhor colchão é essencial para garantir um ótimo descanso que te permita diminuir estas dores e a fadiga muscular.

Dormir no colchão incorreto não apenas aumenta a dor nas costas e cervical, bem como reduz a qualidade do seu descanso e também pode causar lesões ou falta de alienação na coluna vertebral. Neste artigo do ONsalus, te damos alguns conselhos sobre como escolher o melhor colchão para as costas e cervical.

Também lhe pode interessar: Dicas para melhorar a postura

Índice

  1. Escolha um colchão que se adapte a você
  2. Escolha o material do colchão
  3. Escolha um colchão que garanta a máxima adaptabilidade
  4. Que tenha interdependência de camas
  5. Não foque no preço
  6. Compre em lojas confiáveis
  7. Exija um período de teste e certificações

Escolha um colchão que se adapte a você

Se você sofre de dor na lombar ou cervical, é recomendado falar com um traumatologista para saber como aliviar tais incômodos que, a longo prazo, podem provocar lesões na coluna ou malformações.

Assim, o primeiro passo para escolher o melhor colchão para você é consultar um médico especialista, que poderá te recomendar um colchão adaptado às suas necessidades.

Escolha o material do colchão

Se você está pensando em mudar de colchão porque tem dor nas costas ou na cervical e sua qualidade de sono diminuiu, deverá levar em conta o tipo de material e sua configuração na hora de escolher um que se ajuste as suas preferências. Neste sentido, você pode escolher entre os seguintes materiais:

  • Colchão de látex: se adapta completamente ao seu corpo, por isso que é o ideal se você tem uma cama articulada.
  • Colchões de espuma HR: a espuma HR fornece bastante firmeza e maior adaptação ao corpo. No entanto, não é recomendado para pessoas calorentas, pois é menos transpirável.
  • Colchões de molas ensacadas: transpirável, higiênico e todas aquelas características que possuem tanto os colchões de látex quanto os de molas.
Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical - Escolha o material do colchão

Escolha um colchão que garanta a máxima adaptabilidade

Dado que o objetivo é escolher o melhor colchão para as costas e cervical, é importante escolher um que proporcione uma boa ergonomia. Desta forma, garante que o peso da pessoa fique distribuído de forma equivalente e de que se adapte a cada parte do corpo, sustentando-o e dando um maior conforto.

Assim, para que o descanso seja ótimo e a recuperação de doenças ósseas e musculares seja melhor e mais rápida, o colchão deve se adaptar ao seu corpo e favorecer uma boa higiene postural.

Neste outro artigo falamos sobre os alimentos para fortalecer os ossos.

Que tenha interdependência de camas

Outro requisito a ser levado em conta na hora de escolher o melhor tipo de colchão para dormir é que ele tenha uma interdependência entre as camas, como por exemplo, um colchão de molas ensacadas.

Deste modo, não só favorecerá o sono, como também melhorará o conforto individual de cada pessoa que dormir nele, sem que seja notada a diferença de peso ou volume corporal de cada uma. Este é um fator muito importante para aquelas pessoas com doenças que dormem acompanhadas e têm diferentes fisionomias. Neste sentido, o colchão de molas ensacadas é o mais recomendado para pessoas com sobrepeso.

Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical - Que tenha interdependência de camas

Não foque no preço

Como o objetivo do investimento é melhorar e reduzir seus problemas nas costas e cervical, permita-nos te dizer que não deve focar tanto no preço. Em alguns casos, os preços mais caros não indicam maior conforto e vice-versa. Ao invés disso, você deve focar nas características e qualidades do colchão para acertar na escolha. Claro que isso nem sempre é possível e há inúmeros colchões que variam de R$ 500 a R$ 5 mil reais ou mais. No entanto, é sempre bom conversar com o vendedor e com um médico para entender quais as suas necessidades para ajustar o orçamento.

Compre em lojas confiáveis

Se você quer comprar um colchão, deve saber que é uma escolha importante que pode melhorar a qualidade do seu sono e de suas condições físicas, por isso que deve fazer isso com pressa.

Deste modo, te recomendamos escolher um colchão em lojas recomendadas e confiáveis.

Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical - Compre em lojas confiáveis

Exija um período de teste e certificações

Dado que ao escolher o colchão poderá apenas testá-lo por alguns minutos na loja, é necessário ter a certeza de que a opção escolhida é a correta. Para isso, procure saber se a loja te dá a opção de testá-lo durante um tempo em casa. Desta forma, poderá comprovar se as dores nas costas e cervical diminuirão e se sentirá confortável com seu novo colchão.

Além disso, na hora de escolher o melhor colchão, assegure-se de que o produto escolhido conta com certificações de que respeita os mais altos níveis de qualidade.

Agora que você já sabe como escolher o colchão ideal para você, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre dor na lombar ao deitar, suas causas e soluções.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como escolher o melhor colchão para as costas e cervical