menu
Partilhar

É Normal ter Sangramento Vaginal Causado Por Fungos?

 
Por Magce Bonilla, Química. 2 janeiro 2023
É Normal ter Sangramento Vaginal Causado Por Fungos?

É muito comum que as mulheres sofram de uma infecção fúngica vaginal ao menos uma vez por ano, e que sintam em sua região íntima coceira, irritação e ardência ao urinar. As infecções vaginais por fungos, geralmente, não produzem sangramento vaginal, mas em algumas ocasiões isso pode acontecer, por exemplo: após ter relações sexuais, devido à fricção constante e irritação na área. O sangramento vaginal é um sintoma que deve ser tratado prontamente, já que pode ocorrer devido a outro tipo de infecção, essas mais sérias, ou mesmo doenças subjacentes como miomas uterinos, pólipos, endometriose, etc.

Nesse artigo do ONsalus, explicamos se é normal ter sangramento vaginal causado por fungos e o que se pode fazer ao manifestar esse sintoma.

Também lhe pode interessar: Sangramento na ovulação é normal?

É normal ter sangramento vaginal por fungos?

O sangramento vaginal não é um sintoma comum nas infecções vaginais causadas por fungos. Essa doença quase sempre produz ardor e coceira na área íntima. Contudo, em certas circunstâncias, como, por exemplo, durante e após ter relações sexuais, pode aparecer um leve sangramento ou mancha na roupa íntima, ou no papel higiênico, considerando a constante fricção e a irritação que pode provocar na vagina.

Quando há sangramento vaginal de escape, é importante estar atenta, já que pode ser devido a outra doença ou condição subjacente ainda não diagnosticada, como doenças sexualmente transmissíveis, miomas uterinos, pólipos, endometriose, etc.

Nesse sentido, às vezes o sangramento vaginal pode aparecer abundantemente, como possivelmente resultado da formação de feridas, lacerações ou fissuras na mucosa da vagina. Portanto, as mulheres devem procurar ajuda médica imediatamente se tiverem esse desconforto para determinar se é devido a uma infecção fúngica ou a uma patologia mais grave.

Neste outro artigo explicamos se fungos vaginais podem contagiar a boca.

Sintomas de fungos na vagina

Muitas vezes, o equilíbrio natural entre fungos e bactérias pode se alterar, levando a um crescimento excessivo desses microorganismos, dando origem a infecções. Entre as infecções por fungos mais comuns está a candidíase vaginal, uma doença que muitas mulheres sofrem várias vezes ao ano e que causa sintomas muito característicos, como:

  • Coceira e irritação na vagina e vulva.
  • Ardência durante a relação sexual.
  • Dores vaginais.
  • Corrimento esbranquiçado espesso.
  • Erupção cutânea na área vaginal.

Em determinadas circunstâncias, as infecções podem se complicar e gerar sintomas mais graves como lacerações e úlceras e gerar sangramentos, complicando a situação. Por isso, é fundamental ir ao ginecologista imediatamente nesses casos. Assim, será possível avaliar a situação clínica e determinar se é uma infecção vaginal por fungos ou outra doença subjacente.

É Normal ter Sangramento Vaginal Causado Por Fungos? - Sintomas de fungos na vagina

Infecções que causam sangramento vaginal

Normalmente, as infecções vaginais apresentam sintomas variados. Entretanto, em sua maioria há irritação vaginal, dor e ardência ao urinar, sangramento leve e fluxo malcheiroso. Além disso, dependendo da infecção e da gravidade, pode-se encontrar entre os sintomas o sangramento vaginal. A seguir mencionamos as infecções vaginais que causam sangramento:

  • Cervicite: é uma infecção que se dá por transmissão sexual, alergia ao látex ou pelo crescimento excessivo de bactérias dentro da vagina. Essa doença provoca inflamação do colo do útero, gerando sangramento de escape e após a relação sexual, entre outros sintomas como micção frequente muito dolorosa e corrimento abundante.
  • Chlamydia trachomatis: as infecções pela bactéria clamídia são sexualmente transmissíveis. Quando detectados precocemente, causam poucos sintomas que são fáceis de tratar, mas se forem diagnosticados tardiamente, aparecem indisposições incômodas e dolorosas, como sangramento de escape e após o sexo.
  • Gonorreia: também é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível que afeta a uretra, o colo e o útero na totalidade, além de outras partes do corpo, como o reto e a gargante. Normalmente, essa patologia se manifesta nas mulheres através de sangramento de escape e após as relações sexuais, além de dor ao urinar e aumento da quantidade de corrimento vaginal.
  • Doença inflamatória pélvica: é uma infecção que ocorre quando bactérias sexualmente transmissíveis disseminam-se da vagina para o útero, tubas uterinas ou ovários. Entre os sintomas causados estão o sangramento vaginal de escape, bem como durante ou após a relação sexual.

Todas essas infecções têm maior probabilidade de cura se forem diagnosticadas a tempo, por isso, é obrigatório ir ao médico especialista em caso de qualquer um dos sintomas mencionados de sangramento vaginal.

Como prevenir infecções vaginais por fungos

Alguns hábitos podem ajudar a prevenir infecções fúngicas vaginais. São os seguintes:

  • Usar roupas íntimas de algodão.
  • Evitar usar calças muito apertadas.
  • Evitar o uso de produtos de higiene íntima com cheiro.
  • Lavar a região vaginal com sabonete íntimo específico.
  • Evitar usar trajes de banho molhados ou roupas esportivas úmidas por muito tempo.
  • Evitar tomar antibióticos desnecessariamente.
  • Evitar duchas íntimas ou banhos de banheira frequentes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É Normal ter Sangramento Vaginal Causado Por Fungos?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Mayoclinic. (2020). Candidiasis Vaginal. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/yeast-infection/symptoms-causes/syc-20378999>. Acesso em 19 de dezembro de 2022.
  • Miró, M. y col. (2017). [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-revista-iberoamericana-micologia-290-articulo-candidiasis-vulvovaginal-una-antigua-enfermedad-S1130140617300281>. Acesso em 19 de dezembro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
É Normal ter Sangramento Vaginal Causado Por Fungos?
1 de 2
É Normal ter Sangramento Vaginal Causado Por Fungos?

Voltar ao topo da página