Partilhar

Sangramento antes da menstruação: o que pode ser

 
Por Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 25 fevereiro 2019
Sangramento antes da menstruação: o que pode ser

Durante a consulta médica, é comum encontrar mulher que apresentaram sangramento fora da menstruação, o que pode gerar muita inquietação e preocupações. As razões são diversas, dependendo da data na qual ocorre o sangramento, embora em sua maioria esta alteração se deva a alterações hormonais.

Existem mulheres que apresentam isto todos os meses, e muitas outras apenas ocasionalmente. Este tipo de sangramento que ocorre antes do ciclo é chamado de sangramento intermenstrual, e é conveniente saber quais são as causas mais comuns relacionadas a este sangramento antes da data de menstruação. Neste artigo do ONsalus, falaremos sobre o este problema e, além disso, explicaremos o que você deve fazer diante desta situação e quando se preocupar - sangramento antes da menstruação: o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Sangramento após quarentena é normal?

Sangramento antes da menstruação: causas

Na maioria dos casos, não está relacionado com um problema grave, mas sim a uma resposta fisiológica do organismo. A seguir te descreveremos as causas mais comuns do sangramento antes da menstruação:

Ovulação

Esta é a primeira razão para não se preocupar com a presença do sangramento intermenstrual, a ovulação caracteriza-se por surgir 14 dias antes da próxima menstruação quando se trata de um período normal de 28 dias, este sangramento é escasso e tem uma duração de aproximadamente 2 ou 3 dias, coincide então com a metade do ciclo menstrual da mulher, isto ocorre com o aumento da secreção de hormônios que se relacionam com a ovulação ou luteinizante (LH). Este sangramento varia dependendo de cada mulher, em algumas ocorre todos os meses e em outras nunca acontece. No entanto, isto é considerado normal.

Gravidez

Por outro lado, no caso de mulheres que apresentam sangramento intermenstrual, este pode estar relacionado com a presença de uma gravidez ainda não confirmada, e pode ser que seja o motivo da consulta que te leve a diagnosticar a gravidez. Então, sangramento antes da menstruação pode ser gravidez? Este sangramento é gerado após a implantação do óvulo já fecundado no útero, e costuma ocorrer até 2 dias antes da menstruação, por isso que tende a causar confusão (sendo conhecido como sangramento de escape ou escape menstrual). Se a gravidez continua seu curso normal, o sangramento parará em poucos dias, caso o sangramento não pare e apareçam outros sintomas, é possível dizer que estaríamos diante da presença de uma gravidez extrauterina ou ectópica.

Anticoncepcionais

O uso das pílulas anticoncepcionais pela primeira vez pode se manifestar com a presença de sangramento intermenstrual, costuma durar pouquíssimos dias e continuar sempre que se permaneça tomando o anticoncepcional hormonal. Um estudo comparativo em relação à eficácia e os efeitos adversos dos anticoncepcionais hormonais demonstrou que 79% das mulheres apresentaram como efeito colateral frequente alterações no sangramento menstrual[1], o que faz de um pequeno sangramento antes da menstruação tomando anticoncepcional algo comum.

Sangramento antes da menstruação: o que pode ser - Sangramento antes da menstruação: causas

Outras causas do sangramento antes da menstruação

Por outro lado, existem outras causas associadas com a presença de um grande ou pequeno sangramento antes da menstruação que valem a pena levar em conta:

  • Miomas: a presença de miomas uterinos ou pólipos no endométrio são manifestados através do sangramento, geralmente anormal e com uma menstruação abundante, tanto os miomas quanto os pólipos estão localizados dentro da cavidade uterina, ou seja, no endométrio.
  • Estresse: o denominador comum em muitas condições é o estresse, além de dor de cabeça, manifesta problemas intestinais, e também pode causar mudanças hormonais que alteram ou modificam o ciclo menstrual normal.

Outros possíveis causadores do sangramento antes da menstruação são:

  • Pólipos no colo do útero.
  • Cervicite ou inflamação do colo do útero.
  • Uso do dispositivo intrauterino ou DIU.
  • Ter feito uma curetagem uterina.
  • Aborto espontâneo.
  • Complicações da gravidez.
  • Gravidez ectópica.
  • Verrugas genitais.
  • Varizes.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Ressecamento vaginal.
  • Baixa atividade da tireoide.
  • Lesões pré-cancerígenas.
  • Biópsia no colo do útero.

Sangramento fora do período menstrual: o que fazer

É importante não se assustar diante da presença de sangramento fora do período menstrual, no entanto, deve-se levar em conta alguns parâmetros:

  • Determinar se o sangramento vem realmente da vagina e não do reto ou da uretra.
  • Determinar se o sangramento intermenstrual é mais abundante que o da menstruação.

Recomenda-se então ir ao ginecologista:

  • Se o sangramento antes da menstruação durar mais de 3 dias.
  • Se este sangramento durar mais de 3 ciclos.
  • Se o sangramento ocorrer durante a menopausa.

Por outro lado, é importante consultar o especialista a tempo para a realização do exame físico e ecografia diante da presença do sangramento antes da menstruação, embora seja verdade que o motivo possa ser inofensivo, é o médico quem deve dar a certeza do mesmo. É importante que você consulte um ginecologista para descartar doenças mais graves.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento antes da menstruação: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. José Antonio, Carbajal-Ugarte et al. Eficácia e efeitos adversos dos anticoncepcionais hormonais. Estudio comparativo. Rev Med Inst Mex Seguro Soc 2008; 46 (1): 83-87. Acessadoi em 06 de fevereiro de 2019. Disponível em <http://www.medigraphic.com/pdfs/imss/im-2008/im081m.pdf>

Escrever comentário sobre Sangramento antes da menstruação: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Sangramento antes da menstruação: o que pode ser
1 de 2
Sangramento antes da menstruação: o que pode ser

Voltar ao topo da página