Partilhar

Corrimento marrom antes da menstruação: que significa

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 24 julho 2019
Corrimento marrom antes da menstruação: que significa

Cada mulher é diferente quando se trata de menstruação e o aparecimento de corrimento marrom antes da menstruação pode parecer preocupante, embora geralmente não seja indício de uma patologia grave. O corrimento marrom pode ser composto pela acumulação de células do endométrio que aparecem entre um ciclo e outro, ou durante a primeira etapa da gravidez, já que estas secreções costumam ser normais. No ONsalus, te indicamos tudo sobre o corrimento marrom antes da menstruação: o que pode ser.

Corrimento marrom por estresse

Os ginecologistas chamam este fluco marrom de "spotting" e uma das causas do seu aparecimento está relacionada com o estresse. Quando nos encontramos em situações estressantes, deixamos o nosso organismo em alerta e este dispara os hormônios de cortisol e adrenalina, os quais têm efeito sobre o hipotálamo, que se encarrega de normalizar os ovñarios. Quando existe um descontrolo desse tipo, o aparecimento de corrimento marrom antes da menstruação pode ser uma das consequências.

Corrimento marrom antes da menstruação tomando anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais que podem causar corrimento marrom antes da menstruação são as que contêm progesterona, sendo mais comum quando a mulher começou a tomá-las há pouco. Esse é um dos efeitos secundñarios que aparece no folheto, mas deve desaparecer depois de três meses tomando regularmente.

Outros anticoncepcionais que podem provocar esse efeito são os anéis vaginais e as possibilidades de sangramento aumentam quando se trata de um dispositivo intrauterino ou DIU. Em qualquer um dos casos, você deve consultar o seu ginecologista para descartar a presença de outras condições.

Corrimento marrom por cistos nos ovários

São bastante comuns e surgem nas idades mais férteis da mulher, entre a puberdade e a menopausa. Em cada ciclo menstrual, cresce um folículo no óvulo e o que ocorre é que o mesmo é liberado, acontecendo o que chamamos de ovulação. Caso esse folículo não libere o óvulo, o líquido que contém se mantém no folículo e forma um cisto, provocando corrimento marrom antes da menstruação. Geralmente, não necessitam tratamento e desaparecem de forma espontânea de 8 a 12 semanas.

Corrimento marrom antes da menstruação: que significa - Corrimento marrom por cistos nos ovários

Corrimento marrom por ectopia cervical

É uma irregularidade que normalmente é congênita, na qual o colo do útero se encontra lesionado. Também é por infecções e provoca uma maior produção de corrimento vaginal, além de que pode ser possível que surjam pequenos sangramentos durante as relações sexuais. É importante que você consulte o seu ginecologista se tem algum desses sintomas.

Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

O sangramento de nidação ocorre nos primeiros dias de uma gravidez. Surge porque, quando o óvulo é fecundado e penetra o útero, cria enzimas que se colam ao endométrio e se alimenta do sangue do mesmo, produzindo um corrimento que pode ser confundido com a menstruação. O sangramento de implantação ou nidação termina uma vez que o óvulo se converte em um embrião.

Assim, podemos dizer que o corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez, sim. Conheça outros sintomas do início da gravidez no artigo: os primeiros sintomas de gravidez.

Corrimento marrom e cólica antes da menstruação

Se o corrimento marrom é acompanhado de cólica, existem várias causas possíveis para o seu aparecimento. Confira o que pode ser corrimento marrom e cólica antes da menstruação:

  • Gonorreia: A gonorreia é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns e pode demorar até um mês para manifestar sintomas, embora o mais comum seja um período de 2 a 5 dias após a transmissão. Em mulheres, provoca um aumento do corrimento vaginal, cólica no pé da barriga, dor e ardência ao urinar, sangramento intermenstrual e aumento da micção. Saiba mais sobre a doença no artigo tudo sobre gonorreia: sintomas, diagnóstico e tratamento.
  • Candidíase: A candidíase provoca alterações no fluxo vaginal, deixando-o mais espesso e esbranquiçado. Quando em contato com sangue, pode se transformar em corrimento marrom antes da menstruação.
  • Menstruação: Se o aparecimento do corrimento se deu na semana anterior à menstruação, pode ser provocado pela acumulação de coágulos de sangue e estar indicando que o período está chegando.
  • Fibromas: Também conhecidos como miomas, são tumores benignos que crescem no útero e provocam corrimento marrom antes da menstruação. A causa do seu padecimento se deve a um desequilíbrio nos níveis de estrógeno. Costumam ser fáceis de diagnosticar e podem ser eliminados cirurgicamente, o que depende do tamanho dos mesmos.

Síndrome de ovários policísticos (SOP)

Ovário policístico ou Síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio provocado pelo desequilíbrio dos hormônios sexuais femininos, impedindo que os ovários liberem óvulos completamente desenvolvidos. Pode exigir tratamento e afetar a fertilidade feminina.

Os seus sintomas incluem períodos menstruais irregulares, muito escassos ou abundantes, e dar assim origem ao corrimento marrom antes da menstruação. Outros sintomas são a acne, queda de cabelo excessiva. aparecimento de manchas escuras na pele, aumento da oleosidade na pele e cabelo, crescimento excessivo de pelo (hirsutismo), entre outros.

Corrimento marrom antes da menstruação: outras causas

Por último, outras causas possíveis mas menos comuns de corrimento marrom antes da menstruação incluem:

  • Menopausa: A menopausa tem início quando os ovários param de produzir óvulos, diminuindo assim a produção de hormônios femininos. Um dos primeiros sinais de menopausa são os ciclos menstruais irregulares ou escassos, o que pode provocar o aparecimento de corrimento marrom em qualquer fase do ciclo. Outros sintomas incluem secura vaginal, mudanças de humor, dor de cabeça e aumento do peso corporal.
  • Relações sexuais frequentes: O excesso de fricção pode provocar pequenos sangramentos.
  • Alergia a preservativos: O látex, material de que são feitos os preservativos, pode provocar irritação na mucosa vaginal e dar origem a sangramentos que podem ser confundidos com corrimento marrom.

Corrimento marrom depois da menstruação

O corrimento marrom depois da menstruação não indica problemas de saúde desde que não seja acompanhando por outros sintomas.

Representa o tecido do endométrio que o útero não expulsou durante a menstruação e pode estar relacionado com alterações hormonais. Imagine que o útero está fazendo uma limpeza, o corrimento tem esse aspeto porque é composto por una mistura de tecidos e sangue velho. Se esse é o caso, não existe motivo para preocupação.

No entanto, se você apresenta corrimento marrom depois da menstruação que é acompanhando de outros sintomas como os seguintes, não hesite em consultar o seu ginecologista:

  • Dor pélvica ou cólicas.
  • Corrimento com mau odor.
  • Sangramento.
  • Problemas de micção.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Coceira e/ou ardência.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento marrom antes da menstruação: que significa, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Corrimento marrom antes da menstruação: que significa

O que lhe pareceu o artigo?

Corrimento marrom antes da menstruação: que significa
1 de 2
Corrimento marrom antes da menstruação: que significa

Voltar ao topo da página