Partilhar

Sangramento na ovulação é normal?

 
Por Redação ONSalus. 15 outubro 2020
Sangramento na ovulação é normal?

Quando o organismo feminino está em equilibro, a ovulação não deve coincidir com um sangramento, mas como o desequilíbrio costuma ser mais frequente, existem alguns problemas que podem fazer com que você tenha um sangramento nos dias próximos à ovulação ou também uma ovulação que apareça durante a menstruação, como no caso de problemas hormonais, o uso de DIU, doenças metabólicas, infecções ou o crescimento de tecido na região genital feminina, entre outros.

Para entender se sangramento na ovulação é normal, explicamos algumas das causas possíveis preste atenção neste artigo do ONSalus.

Também lhe pode interessar: Sangramento após quarentena é normal?

Quando ocorre a ovulação?

A ovulação é a saída de um óvulo até a trompa de Falópio. Normalmente, ocorre em todas as mulheres saudáveis em idade fértil, desde a primeira menstruação até a menopausa.

O ciclo menstrual normal de uma mulher com o organismo em completo equilíbrio dura entre 28 e 29 dias e é contado a partir do dia que ocorre a menstruação, sendo que esta deveria durar de 4 a 5 dias, não apresentar coágulos, não ser escura e ser removida, com água, facilmente de roupas de algodão.

De acordo com a ginecologia atual, pode existir certa variabilidade considerada como normal entre os 21 e os 35 dias.

Em mulheres com ciclo regular, a ovulação ocorre uma vez ao mês logo na metade do ciclo, aproximadamente no 14º dia.

Como você pode ver, em um organismo normal e em equilíbrio, os processos costumam ocorrer naturalmente desta forma. Não haveria a chance de ter sangramentos perto do 14º dia e nem ovular enquanto está menstruando, contudo, como podem ocorrer desequilíbrios e nem sempre o corpo está em perfeita harmonia, é possível ter sangramento na ovulação?

Sangramento na ovulação é normal? - Quando ocorre a ovulação?

Sangramento na ovulação

Portanto, é possível que haja um sangramento vaginal coincidindo com uma ovulação, mas esta situação faz parte de um desequilíbrio ou alguma alteração no organismo da mulher. Vejamos quais são as possíveis causas deste sangramento entre ciclos:

Alteração hormonal

É possível que quando os hormônios são liberados haja um sangramento. Isto costuma acontecer por não tomar corretamente as pílulas anticoncepcionais, ou quando se troca de uma para outra diferente.

Por isso é sugerido que caso você vá trocar de pílulas anticoncepcionais ou não vai tomar elas todos os dias no mesmo horário, use preservativo para evitar gravidezes, uma vez que existe a possibilidade de ocorrer uma ovulação enquanto ainda estiver menstruando.

Uso de dispositivo intrauterino (DIU)

O DIU é um método anticoncepcional no qual é colocado um pequeníssimo aparelho no útero para evitar que os espermatozoides subam até ele, alterando as condições no mesmo para que não ocorra a gravidez.

É possível que o DIU cause sangramentos intermenstruais, inclusive durante a ovulação.

Alterações hormonais

Se por algum motivo os hormônios femininos não estão sendo secretados de forma normal, é possível que a ovulação ocorra em outro momento do ciclo ou que haja sangramento menstrual perto do 14º dia.

Isto pode acontecer, principalmente, nos momentos em que o organismo está se acostumando com as novas formas de funcionamento, como na adolescência ou chegando na menopausa.

Problemas metabólicos e gerais

É possível que um problema na tireoide faça com que os hormônios femininos não sejam secretados adequadamente e também pode haver ovulação em uma data não esperada ou sangramentos intermenstruais.

Também é o caso do ovário policístico. Neste caso, ocorre um grande desequilíbrio na mulher: sobrepeso, alterações na menstruação, pelos faciais, entre outros.

Outras doenças, como problemas no fígado, rins, doença celíaca ou problemas de coagulação, podem alterar o ciclo menstrual normal e causar sangramentos deste tipo.

Infecções

Uma vaginite pode vir acompanhada de sangramento e incômodos vaginais ou pélvicos como ardência, dor, desconforto ao urinar, corrimento vaginal, entre outros.

Sangramento depois do sexo

Pode corresponder, ou não, com a ovulação. Caso se trate de pouca quantidade de sangue, é a primeira vez que isto ocorre e não há dor, não precisa se preocupar. Pode comentar isto quando se consultar com um ginecologista.

Se quer ver quais são as causas mais frequentes do porquê este sangramento vaginal pode acontecer, consulte o artigo sobre sangramento depois de ter relações sexuais.

Abuso sexual ou lesões

O sangramento causado devido a uma relação sexual não consentida pode ser sério e pode, ou não, coincidir com a ovulação.

Gravidez

É possível que ocorra um sangramento leve nas primeiras fases da gravidez. Você pode achar que está na etapa da ovulação, mas na verdade esta não acontece, já que há um embrião no útero.

Pode haver um sangramento na fecundação do embrião, quando ele é gerado fora do útero, também conhecida como gravidez ectópica, o que causa um sangramento escuro e ralo.

Aborto espontâneo

Pode ser que nem tenha sabido da gravidez, sendo mais comum do que parece. Uma menstruação que chega alguns dias antes ou depois do esperado pode corresponder a um embrião que não foi implantado ou a perda de uma gravidez.

Nesse caso, obviamente não há ovulação, mas pode coincidir com o 14º dia, ou próximo dele, e deixar a mulher confusa.

Tumores

Processos benignos, como os miomas ou os pólipos, ou malignos, como o câncer de colo do útero, podem causar um sangramento vaginal fora da menstruação que se confundam com uma ovulação com sangue.

Sangramento no meio do ciclo

A primeira coisa que você deve fazer se tem um sangramento no meio do ciclo fora do comum é se consultar com sua médica ou médico de confiança. Serão eles que te ajudarão a identificar a causa e escolher o tratamento mais apropriado.

É muito provável que este seja um problema menor que pode ser resolvido com medidas simples, mas é desejável descartar causas mais complicadas, pois o tratamento precoce é importante para que seja mais eficaz.

Ao se consultar, quem te atenderá tentará entender o que está acontecendo. Te perguntará sobre seu histórico, seus sintomas e te examinará. Se for necessário pode solicitar outros exames como: exame de sangue, de urina, do corrimento vaginal, ultrassom ou outros, de acordo com seu caso.

O tratamento será de acordo com a causa: modificação do método anticoncepcional, óvulos, antibióticos ou repouso, conforme o caso.

É importante que, caso você tenha algum dos seguintes sintomas, vá para o hospital mais próximo:

  • Sangramento muito abundante.
  • Febre.
  • Dor.

Por outro lado, você pode pôr em prática algumas das seguintes medidas para melhorar este e qualquer outro desequilíbrio:

  • Melhore sua alimentação: tente comer alimentos mais naturais e menos processados. Coma devagar, em horários regulares e somente se realmente estiver com fome.
  • Faça exercícios físicos: se movimentar de acordo a condição física de cada um é essencial.
  • Busque melhorar seu estado mental e emocional: assim como você está consciente do seu corpo físico, deve estar atenta a sua mente. É essencial buscar aquilo que te faz bem, evitar ter medo ou se preocupar demais.
  • Descanse adequadamente: o organismo precisa de cerca de 8 horas de sono diariamente, de noite, sem interrupções.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento na ovulação é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • James AH. Heavy menstrual bleeding: work-up and management. Hematology Am Soc Hematol Educ Program. 2016 Dec 2;2016(1):236-242. doi: 10.1182/asheducation-2016.1.236. PMID: 27913486; PMCID: PMC6142441.
  • Sweet MG, Schmidt-Dalton TA, Weiss PM, Madsen KP. Evaluation and management of abnormal uterine bleeding in premenopausal women. Am Fam Physician. 2012 Jan 1;85(1):35-43. PMID: 22230306.
  • Reed BG, Carr BR. The Normal Menstrual Cycle and the Control of Ovulation. 2018 Aug 5. In: Feingold KR, Anawalt B, Boyce A, Chrousos G, de Herder WW, Dungan K, Grossman A, Hershman JM, Hofland HJ, Kaltsas G, Koch C, Kopp P, Korbonits M, McLachlan R, Morley JE, New M, Purnell J, Singer F, Stratakis CA, Trence DL, Wilson DP, editors. Endotext [Internet]. South Dartmouth (MA): MDText.com, Inc.; 2000–. PMID: 25905282.

Escrever comentário sobre Sangramento na ovulação é normal?

O que lhe pareceu o artigo?

Sangramento na ovulação é normal?
1 de 2
Sangramento na ovulação é normal?

Voltar ao topo da página