Transtornos neurológicos

Perda de Força na Mão - Principais Causas

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 26 dezembro 2022
Perda de Força na Mão - Principais Causas

A perda de força na mão pode ser percebida quando você deixa coisas caírem das mão acidentalmente de forma frequente. Se isso estiver acontecendo, é importante prestar atenção se esse sintoma ocorre de forma isolada ou se vem acompanhado de outros, já que existem algumas condições médicas e doenças que podem estar por trás disso.

Nesse artigo do ONsalus, destacamos os 9 principais motivos que levam uma pessoa a perder a força nas mãos. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Formigamento no rosto: causas

Índice

  1. Esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica
  2. Artrite
  3. Síndrome do túnel do carpo
  4. Fibromialgia
  5. AVC (Acidente Vascular Cerebral)
  6. Mal de Parkinson
  7. Tumor cerebral
  8. Ansiedade e estresse
  9. Uso de drogas e/ou álcool

Esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica

A esclerose múltipla é um distúrbio neurológico que frequentemente faz com que objetos caiam das mãos dado o enfraquecimento muscular. Isso ocorre porque o dano neurológico afeta os impulsos nervosos que vão para o cérebro e, simultaneamente, afetam-se as habilidades motoras.

Já a esclerose lateral amiotrófica é uma doença degenerativa e progressiva que enfraquece lentamente todos os músculos do corpo. Entre os primeiros sintomas está a perda de força nas mãos, o que faz com que a pessoa deixe cair frequentemente o que pega com as mãos.

Perda de Força na Mão - Principais Causas - Esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica

Artrite

A artrite é uma doença crônica que afeta tanto os ossos quanto as articulações do corpo, também causando a perda de força na mão. Caracteriza-se pela perda de cartilagem nas articulações, dificultando assim a sua mobilidade. A medida que a deterioração aumenta, surgem dores e inchaços e, no caso das mãos, pode fazer com que seja difícil flexionar os dedos ou juntar o polegar com algum deles, provocando a queda dos objetos que estejam na mão.

Essa doença se apresenta com frequência em pessoas acima de sessenta anos e se deve a um processo degenerativo normal do corpo.

Síndrome do túnel do carpo

Essa condição faz com que o nervo mediano no nível do pulso seja comprimido a ponto de causar dormência e sensação de formigamento nas mãos. Isso se dá como produto dos movimentos repetitivos nos pulsos, como escrever por longos períodos ou realizar atividades que envolvam o uso dessa articulação de forma repetitiva.

Essa dormência ou fraqueza nas mãos no nível do pulso pode fazer com que uma pessoa não consiga segurar coisas leves nem pesadas.

Perda de Força na Mão - Principais Causas - Síndrome do túnel do carpo

Fibromialgia

A fibromialgia se apresenta por meio de um conjunto de sintomas. Causa dores musculares em todo o corpo e fraqueza nas mãos ou pulsos. Não se sabe qual é a causa do seu surgimento, no entanto, pode ocorrer após uma situação de físico ou emocionalmente estressante. Surge com mais frequência nas mulheres. Qualquer pessoa que sofra de uma doença reumática, como artrite reumatoide ou lúpus, pode ser mais propensa à fibromialgia.

Devido à perda de força nas mãos ou nos pulsos, essa doença pode fazer com que as coisas caiam de suas mãos sem você se dar conta.

AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma no cérebro, causando diminuição do fluxo sanguíneo para outras partes do corpo, o que é conhecido AVC isquêmico. No caso contrário, isto é, quando um vaso sanguíneo perde força, ele pode estourar no cérebro e diminuir o fluxo sanguíneo, causando um AVC hemorrágico.

Ambas as situações podem causar uma diminuição do fluxo de oxigênio, levando à morte de células cerebrais. Por isso, as pessoas que sofrem um AVC apresentam paralisia ou fraqueza muscular, o que causa problemas de perda da força nas mãos e tropeços. Além disso, o paciente pode apresentar:

  • Problemas para falar.
  • Dor de cabeça.
  • Sensação de formigamento nos braços e nas pernas.
  • Fraqueza muscular.
  • Tontura.

Mal de Parkinson

O mal de Parkinson afeta o sistema nervoso central e pode prejudicar os sistemas motores, o que pode chegar a causar tremores ou espasmos nas mãos que fazem com que as coisas caiam delas sem o seu controle. Você pode se dar conta de que está sofrendo desse problema pelos seguintes sintomas:

  • Perda do olfato.
  • Problemas para dormir.
  • Voz suave ou baixa.
  • Rosto disfarçado, olhar vazio.
  • Prisão de ventre.

Tumor cerebral

Um tumor maligno ou benigno no cérebro pode afetar o equilíbrio e a coordenação, dado que o aumento do tumor poderia gerar uma compressão de um nervo ao nível do ombro ou do braço, o que poderia afetar os nervos das mãos e dos dedos, provocando dormência ou formigamento. Isso se daria de forma involuntária e, sem você perceber, está com perda de força nas mãos. Entre os sintomas que podem acompanhar essa doença, estão:

  • Dores de cabeça muito fortes.
  • Fraqueza ou dormência.
  • Náuseas e vômitos inexplicáveis.
  • Distúrbios da visão.

Ansiedade e estresse

O sistema nervoso encarregado de controlar o movimento muscular pode funcionar de forma anormal frente a uma situação de ansiedade ou estresse, causando perda de força nas mãos. Assim, esses problemas se manifestam por meio de um tremor que prejudica nossa rotina sem ao menos percebermos.

Perda de Força na Mão - Principais Causas - Ansiedade e estresse

Uso de drogas e/ou álcool

Quando se bebe muito álcool ou se consome drogas indiscriminadamente, sem que você perceba, você pode ter perda de força nas mãos como produto da intoxicação sofrida pelo organismo. Este tipo de intoxicação condiciona a função cerebral, gerando os seguintes sintomas:

  • Olhos vermelhos de sangue.
  • Mudança de comportamento.
  • Cheiro forte de álcool.
  • Dificuldade para falar.
  • Vômito.

Simultaneamente, pode haver dificuldade em manter o equilíbrio ou coordenar os passos ao caminhar, fazendo com que os objetos caiam das mãos.

Agora que você conheceu as principais causas da perda de força nas mãos, não perca este outro artigo no qual explicamos por que suas mãos ficam dormentes à noite.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perda de Força na Mão - Principais Causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Chaná, P., & Alburquerque, D. (2010). Enfermedad de parkinson. Chile. Universidad de Santiago de Chile. CETRAM.
  • García, F. G., Silva, F. W. D., & Reis, D. R. (2014). Síndrome del túnel carpiano. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 13(5), 728-741.
  • López Espino, M., & Mingote Adán, J. C. (2008). Fibromialgia. Clínica y Salud, 19(3), 343-358.
  • Perles, C. M., Sánchez, J. A., García-Magallón, B., & Gómez, C. S. (2013). Artritis reumatoide (II). Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 11(30), 1850-1855.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Perda de Força na Mão - Principais Causas