menu
Partilhar

Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento

 
Por Redação ONSalus. Atualizado: 30 dezembro 2020
Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento

Uma sensação tão incômoda como sentir fisgadas no corpo dificilmente pode ser tolerada por muito tempo. Muitas vezes, este tipo de problema precisa de intervenção de diversos profissionais, pois a causa nem sempre é clara.

Existem casos agudos, que precisam de atendimento imediato, como em um acidente vascular cerebral, e casos mais lentos e maliciosos, como a fibromialgia, a diabetes ou o tabagismo, os quais precisam de intervenções mais profundas e que envolvem mudanças de hábitos.

Se você está interessado em conhecer as causas das fisgadas pelo corpo e o tratamento das doenças que podem provocá-las, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Formigamento no rosto: causas

Diabetes

A diabetes é uma doença que se caracteriza pelo corpo apresentar um metabolismo ruim, sobretudo, em relação ao nível de açúcar no sangue. Sua evolução pode desenvolver diversos problemas, os quais incluem problemas nos nervos do corpo.

Entre os sintomas que pode causar, frequentemente, aparece a parestesia (formigamento, fisgadas ou ardência na pele) em diferentes partes do corpo.

Tratamento

Além de manter o nível de açúcar no sangue controlado, o segredo para melhorar a diabetes e todas as complicações que ela acarreta é a mudança de hábitos.

Esta é uma doença que é claramente relacionada com:

  • A alimentação pouco saudável: excesso de alimentos processados, refinados, carne, laticínios e produtos artificiais; e falta de nutrientes adequados a partir de fontes naturais, como frutas, verduras, cereais integrais, etc.
  • O sedentarismo: o exercício e movimento são cruciais para melhorar esta doença metabólica, já que a contração muscular diminui diretamente os níveis de açúcar no sangue.
  • A falta de descanso adequado: o organismo precisa de cerca de 8 horas de sono para descansar durante a noite. Ficar acordado até tarde e os hábitos pouco saudáveis na hora de dormir são causadores de desequilíbrios, como a diabetes.

Fisgadas pelo corpo e ansiedade

Nossa mente tem uma grande influência, não só em nossa forma de pensar e nos comportar, mas também no estado do nosso organismo.

O estresse e a ansiedade são problemas comuns atualmente. Antecipar-se ao que pode acontecer, ainda mais de forma negativa, causa diversas sensações corporais: opressão no peito, falta de ar, sensação de ter algo no estômago e, inclusive, questões mais complicadas, como o aparecimento de doenças autoimunes, erupções cutâneas e fisgadas pelo corpo.

O que fazer?

Lidar com o estresse requer bastante aprendizado. Você pode se ajudar com exercícios, acalmando a mente, praticando respirações profundas e fazendo coisas que te façam bem e te ajudem a se desconectar um pouco.

Deixar que a vida siga seu curso, aceitar o que você não pode mudar e mudar aquilo que pode, são apenas algumas das possibilidades que podem fazer com que você aproveite o que está vivendo.

No artigo a seguir te mostramos mais conselhos para controlar a ansiedade e o nervosismo.

Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento - Fisgadas pelo corpo e ansiedade

Enxaqueca com aura

As dores de cabeça do tipo enxaqueca costumam afetar um lado da cabeça, de forma pulsante, e vêm acompanhadas de sensibilidade à claridade (fotofobia) e à ruídos, podendo provocar náuseas.

Em alguns casos, podem aparecer sintomas que avisam que a dor de cabeça vai começar, como por exemplo, as fisgadas pelo corpo. Formigamentos ou fisgadas podem aparecer cerca de 20 minutos após o aparecimento da dor de cabeça. Esta condição é conhecida como aura.

Tratamento

É importante tomar analgésicos quando começarem os primeiros sintomas, para que desta forma seja mais fácil parar a enxaqueca, mas é ainda mais importante corrigir os hábitos que a favorecem: alimentação e descanso adequados, exercícios de acordo com o estado físico e relaxamento mental são fundamentais.

Alergia e pontadas no corpo

Trata-se da reação exagerada do sistema imunológico diante de um estímulo externo, como por exemplo, os ácaros, o que pode causar diversos sintomas respiratórios, na pele, olhos, entre outros.

Na pele, podem aparecer manchas vermelhas ou erupções e urticárias com coceira, ardência e fisgadas.

Tratamento

Um antialérgico pode ser suficiente para acalmar os sintomas, assim como um corticoide. Esta medicação pode ser administrada via oral ou via intravenosa, dependo da urgência e gravidade do caso.

Também é importante diminuir aqueles alimentos que estimulam a inflamação corporal, como alimentos processados, excesso de laticínios ou carnes.

Por outro lado, você deve evitar o que sabe que provoca a reação alérgica, desta forma evitará o aparecimento da reação, como é o caso do: amendoim, tomate, morango, peixe, de acordo com seu caso.

Síndrome de Guillain Barré

A síndrome Guillain-Barré é uma condição do sistema nervoso periférico, ou seja, dos nervos que estão localizados ao longo do corpo. Pode ocorrer por diferentes causas, como infecções de diferentes tipos, após tomar uma vacina ou uma cirurgia, ou surgir como uma doença autoimune, entre outras.

Os primeiros sintomas incluem fraqueza ou formigamento nas extremidades (mãos, braços, pés, tornozelos, pernas). Depois, podem aparecer outras sensações, como fraqueza, dificuldade para engolir, falar e incapacidade de conter os esfíncteres.

Os sintomas costumam ser apresentados em duas a quatro semanas, após isto vem o período de recuperação. Este pode ser mais lento ou mais rápido e pode ser ajudado com certas medidas terapêuticas.

Tratamento

Não existe um tratamento exato. Podem ser indicadas transfusões de plasma ou imunoglobinas parar encurtar a evolução. Costumam ser administrados analgésicos se a dor for considerável.

A fisioterapia e terapias físicas são muito importantes para favorecer e estimular a recuperação da mobilidade.

Uma coisa essencial e que nem muitas pessoas levam em conta é melhorar os hábitos: a alimentação e o descanso são essenciais na recuperação.

Uma alimentação leve e baseada em produtos naturais será claramente benéfica. Limitar o consumo de alimentos refinados, processados, excesso de carnes e laticínios é tão importante quanto aumentar o consumo de frutas e verduras, cereais integrais, sementes, adoçantes saudáveis (como o mel ou o açúcar integral) e proteínas de boa qualidade, como os legumes.

Infecção viral

A herpes é uma das doenças virais que podem causar sintomas como ardência, formigamentos ou fisgadas pelo corpo antes das lesões aparecerem. Pode se tratar de algo localizado ou também de algo mais disperso, como é o caso da catapora. Neste último, costuma haver um histórico de resfriado, sintomas respiratórios ou febre.

As lesões não demoram para aparecer e surgem, primeiramente, como pequenas bolhas que, ao se romperem, levam ao surgimento de feridas que coçam e doem.

Tratamento

No caso da herpes simples, você pode recorrer a um antiviral (como o aciclovir), que pode ser administrado via oral ou ser colocado diretamente na lesão.

Podem ser usados analgésicos, como o paracetamol, caso haja muita dor. O talco mentolado nas lesões da varicela é uma boa opção para diminuir o prurido.

Uma opção caseira e natural é o ghee ou manteiga clarificada. As lesões podem desaparecer rapidamente, sobretudo, ao aplicá-la nas primeiras etapas, quando começa o formigamento e a ardência.

Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento - Infecção viral

Acidente vascular cerebral

Um derrame ou acidente vascular cerebral (AVC) pode causar diversos sintomas. Entre eles estão as sensações de ardência ou fisgadas na metade do corpo (lado direito ou esquerdo, inclusive o tronco e o rosto). É um dos primeiros sinais desta doença, portanto, diante do aparecimento brusco destes sintomas, é recomendável consultar urgentemente um centro de saúde.

Um AVC é causado por uma alteração no fluxo sanguíneo, tanto por um sangramento, quanto por um falta de chegada de sangue em uma região do cérebro.

Tratamento

Dependendo da causa, será feito um tratamento ou outro. Se há um sangramento, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Se não há a chegada de sangue, pode ser necessário tomar alguns medicamentos para ajudar a revascularizar o local, também se pode recorrer a intervenções minimamente invasivas.

De qualquer forma, passado o momento agudo e grave, é necessário rever alguns hábitos para devolver o equilíbrio ao organismo.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença na qual o próprio sistema imunológico ataca o revestimento dos nervos do corpo. Isto leva a uma grande variedade de sintomas, geralmente progressivos, como por exemplo: alterações na vista, fraqueza, fisgadas e formigamentos no corpo, entre outros.

Tratamento

É importante ter um diagnóstico o quanto antes, já que costuma ser mais fácil de tratar e evitar o avanço da doença, o qual as vezes é um grande desafio, pois ela pode ser confundida com diversas doenças.

Como nos outros casos, melhorar os hábitos é muito importante para que a evolução da doença mude de forma considerável.

Fisgadas pelo corpo por tabagismo

O consumo crônico de tabaco pode originar vários problemas, dentre eles, a alteração do sistema vascular periférico. Esta situação tem um nome próprio: Doença de Buerger ou tromboangeíte obliterante, que consiste no fechamento ou compressão dos pequenos vasos sanguíneos, o que impede a circulação sanguínea normal nos braços e pernas, principalmente.

Isto causa fisgadas, dor e problema nos tecidos que não recebem o sangue necessário. Também pode haver sensação de frio e lesões nos membros afetados, sendo possível, inclusive, ocorrer uma gangrena.

Tratamento

Existe apenas um tratamento para acabar com a causa: parar de consumir tabaco. Não apenas como cigarro, mas também mastigar tabaco ou fumar em cachimbo, pois também causam este problema.

Você pode acelerar a recuperação se adotar, além disso, hábitos saudáveis de alimentação, praticar atividades físicas e relaxar.

Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento - Fisgadas pelo corpo por tabagismo

Parestesia postural

Se durante o sono você teve uma posição em que houve compressão dos nervos, pode surgir a sensação de fisgadas ou formigamentos na área afetada.

O mesmo acontece se, durante algum tempo, as pernas foram mantidas cruzadas ou algum membro ficou em uma posição ruim.

Tratamento

Muitas vezes, a recuperação é espontânea depois de um curto período de tempo, de minutos a horas. Se é algo que te acontece muito frequentemente e, além disso, sente como se tivesse cãibras, é bom avaliar como está o sistema vascular e se os nutrientes (minerais, como potássio e magnésio) são suficientes em sua dieta.

Meralgia parestésica

É frequente em grávidas, pessoas que usam roupas justas ou pessoas com sobrepeso. Sente-se um formigamento, fisgadas e, inclusive, dor na parte externa das coxas. Ocorre devido a compressão de nervos nesta região.

Tratamento

Muitas vezes, a utilização de roupas menos justas costuma ser suficiente para melhorar os sintomas. Você também pode ajudar melhorando os hábitos alimentares e fazendo exercícios físicos suaves, conforme seu estado físico.

Fibromialgia

A fibromialgia pode causar diversos sintomas no organismo, como dor, formigamento, fisgadas e raramente é encontrada a principal causa.

Costuma estar associada à depressão, ansiedade e também é vinculada a transtornos na imunidade ou inflamação crônica.

Tratamento

Para melhorar este problema, é muito importante tratar o corpo de forma completa. Somente medicar a dor ou adormecer a mente com calmantes não costuma resolver a origem do problema.

Melhorar hábitos e tratamentos com acupuntura ou tratamentos que visem a causa do desequilíbrio são essenciais para conseguir voltar a um estado de saúde ótimo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Emami SA, Sahebkar A, Javadi B. Paresthesia: A Review of Its Definition, Etiology and Treatments in View of the Traditional Medicine. Curr Pharm Des. 2016;22(3):321-7. doi: 10.2174/1381612822666151112145348. PMID: 26561077.
  • Balbaloglu O, Tanik N, Alpayci M, Ak H, Karaahmet E, Inan LE. Paresthesia frequency in fibromyalgia and its effects on personality traits. Int J Rheum Dis. 2018 Jul;21(7):1343-1349. doi: 10.1111/1756-185X.13336. PMID: 29968325.
  • Dreher ML. Whole Fruits and Fruit Fiber Emerging Health Effects. Nutrients. 2018 Nov 28;10(12):1833. doi: 10.3390/nu10121833. PMID: 30487459; PMCID: PMC6315720.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento
1 de 4
Fisgadas pelo corpo: causas e tratamento

Voltar ao topo da página