menu
Partilhar

Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 8 fevereiro 2021
Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser?

Em algum momento da vida, muitas pessoas já sentiram como se tivessem algo caminhando na cabeça e se perguntaram o que fazer diante desta situação tão estranha. Felizmente, é um sintoma passageiro que pode desaparecer espontaneamente, seja aplicando uma massagem para melhorar a circulação ou trocando a atividade que está fazendo naquele momento.

Em outros casos, costuma ser o aviso de que o organismo está sofrendo uma alteração como o estresse, ansiedade, transtornos circulatórios, compressão nervosa (devido a de uma hérnia de disco) ou falta de vitaminas e minerais.

Existem várias causas que podem provocar o aparecimento de formigamento ou, como também é conhecida, parestesia na cabeça. A seguir, neste artigo do ONsalus, responderemos a pergunta "por que sinto algo andar na minha cabeça?".

Ansiedade e estresse

'Estou sentindo algo mexendo na minha cabeça'. Uma crise de ansiedade resultado de um mal manejo do estresse pode provocar alterações na sensibilidade, originando essa sensação de formigamento. É muito frequente surgir em áreas como o rosto, língua ou, como neste caso, na cabeça.

Tratamento

Caso se trate de uma parestesia por ansiedade ou estresse, pratique técnicas de relaxamento que te permitam respirar melhor e favorecer a circulação sanguínea, como o ioga ou o pilates. Ambas te permitirão controlar o estresse e a ansiedade.

Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser? - Ansiedade e estresse

Traumatismos na cabeça

Sofrer um acidente ou traumatismo na cabeça pode causar danos nos nervos e músculos que estão ali, aparecendo assim uma série de sintomas como dor de cabeça, tonturas, formigamentos, visão embaçada ou dobrada, náuseas e vômitos.

Tratamento

Neste caso, o tratamento será indicado pelo médico especialista em neurologia após fazer exames físicos e complementares, a fim de esclarecer o que está provocando a sensação de algo andando na cabeça.

Enxaqueca

Conhecida popularmente como enxaqueca, possui como principal sintoma a dor de cabeça, podendo vir acompanhada de formigamento no rosto ou na cabeça.

A enxaqueca pode ser vista na forma de aura, ou seja, com sintomas sensitivos, antes de surgir a dor de cabeça. Alguns deles são visão com pontos brilhantes e formigamento. Frequentemente, este último pode aparecer em outras partes do rosto, língua ou lábios.

Tratamento

A fim de aliviar os sintomas que afetam quem sofre esta alteração, o tratamento é sintomático. Para isso, o médico indicará analgésicos para aliviar a dor e um tratamento preventivo para evitar ou diminuir o risco de sofrer frequentemente estes quadros incômodos. Neste grupo estão tanto os antidepressivos quanto os anti-hipertensivos.

Alteração dos nervos faciais

O aparecimento de um processo inflamatório no rosto costuma ser o aviso de uma alteração nervosa nesta área, a qual pode chegar até a cabeça através do aumento da sensibilidade na área afetada.

Os nervos que frequentemente costumam ser afetados e acabam provocando a sensação de formigamento na cabeça são:

  • Trigeminal;
  • Facial;
  • Glossofaríngeo ou occipital.

Tratamento

Esta condição pode se recuperar completamente sozinha ou com tratamento, contudo, você pode vir a necessitar de medicamentos como corticoides, os quais agem como anti-inflamatórios. Além disso, em casos graves serão indicados antivirais.

O tratamento farmacológico virá acompanhado de fisioterapia para estimular os músculos paralisados durante a lesão nervosa.

Problemas odontológicos

Alguns transtornos odontológicos como a pulpite, o abscesso dentário ou a periodontite costumam causar estímulos nervosos no rosto e cabeça, dando a sensação de formigamento ou de que algo está andando por esta área do corpo.

Tratamento

No caso de um problema dentário estar provocando a sensação de formigamento na cabeça, este deve ser tratado por um dentista, que será o encarregado por examinar a cavidade bucal e determinar o tratamento a ser seguido.

Lesões nervosas

Podem aparecer na região do pescoço por causa de contrações musculares ou lesões traumáticas. O aparecimento de hérnias de disco provoca a compressão das raízes nervosas da medula espinhal, o que origina o aparecimento de alguns sintomas como tonturas, formigamento, dor e mal-estar geral.

Tratamento

A sensação de que algo está andando pela cabeça se deve a doenças causadas por um transtorno nervoso. O tratamento médico será essencial para reverter estes sintomas e controlar a doença.

Herpes zóster

A herpes zóster é uma doença infecciosa viral causada pelo mesmo vírus causador da catapora, podendo estar localizada em diferentes partes do corpo como o rosto, boca, ouvidos, couro cabeludo ou região torácica. Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões vesicobolhosas muito dolorosas.

É preciso mencionar que o formigamento e ardência em algumas destas áreas aparece antes das lesões vesicobolhosas, sendo este um sintoma característico desta lesão.

Tratamento

Baseia-se na indicação de analgésicos ou anti-inflamatórios, assim como antivirais conhecidos como Aciclovir e Valaciclovir, os quais combatem o vírus da herpes.

Os mesmos são indicados em diferentes apresentações, de acordo com o tipo de lesão que você apresentar: pode ser por via oral, tópica ou em injeções.

Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser? - Herpes zóster

Doença de Lyme

É uma infecção causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, a qual é transmitida em humanos através da picada dos carrapatos negros que são os portadores desta bactéria.

Esta doença afeta o sistema nervoso e é notado após o aparecimento de:

  • Dor;
  • Dormência do nervo afetado;
  • Formigamento em diferentes partes do corpo;
  • Fraqueza nos músculos do rosto;
  • Movimentos musculares anormais.

Tratamento

O tratamento para o controle desta doença é a base de antibióticos por via oral, durante sua fase inicial, por um período de 14 a 21 dias. Nos casos onde o sistema nervoso estiver comprometido, serão necessários antibióticos por via endovenosa durante o mesmo período de tempo. Este tem a finalidade de eliminar a infecção e controlar os sintomas neurológicos que provoca.

Falta de vitaminas e minerais

Níveis baixos de vitamina B1, B6, B12 ou de ácido fólico, assim como de sódio, potássio ou cálcio provocam anemia, problemas de circulação e dificuldade para transmitir os impulsos nervosos. Isto provoca o aparecimento de dormência e formigamento na cabeça, além de outras partes do corpo, uma vez que afeta os nervos.

Tratamento

No caso de ser por causa de uma falta de vitaminas e minerais, você deve fazer mudanças em seus hábitos alimentares, além de consumir suplementos vitamínicos e minerais, embora deva fazer isso sempre seguindo as indicações do seu médico.

Efeitos colaterais de medicamentos

O consumo de benzodiazepinas pode gerar uma síndrome de abstinência, que entre outros sintomas causa formigamento na cabeça e em diferentes partes do corpo.

Da mesma forma, a aplicação de quimioterapia pode afetar a transmissão nervosa, o que origina o formigamento em diferentes partes do corpo, inclusive na cabeça.

Tratamento

Se seu formigamento na cabeça ocorre por causa do consumo de medicamentos, você deve consultar um médico para ajustar a medicação, desta forma, será possível diminuir os efeitos colaterais do medicamento em questão.

Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser? - Efeitos colaterais de medicamentos

Doenças neurológicas

Existem doenças que afetam o sistema nervoso, tais como:

  • Esclerose múltipla;
  • Encefalite;
  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo;
  • Mielite transversa;
  • Neuropatias periféricas.

Estas condições degenerativas tendem a provocar formigamento na cabeça pela alteração do sistema nervoso. Além disso, podem gerar dormência temporária.

Tratamento

Se o formigamento na cabeça ocorre por causa da esclerose múltipla ou qualquer uma das doenças mencionadas, o médico especialista na área indicará o tratamento a ser seguido para controlar a doença. Com o tratamento, o formigamento na cabeça ou em qualquer outra parte do corpo desaparecerá.

Doenças infecciosas

Algumas condições de origem infecciosa, como a sinusite, que consiste na infecção dos seios paranasais, podem causar pressão na cabeça assim como sensação de formigamento em áreas como a testa, nariz e, inclusive, entre os olhos. Além disso, também podem causar sintomas nasais, como corrimento nasal, coceira e dor de cabeça.

Tratamento

No caso do tratamento de infecções como a sinusite, o otorrinolaringologista indicará antibióticos por via oral para controlar a infecção nos seios paranasais por um período de 10 a 14 dias, o qual virá acompanhado de descongestionantes nasais de uso oral e tópico a fim de controlar os sintomas.

Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser? - Doenças infecciosas

Álcool

A ingestão excessiva de álcool pode danificar os nervos e causar o aparecimento de sintomas como formigamento na cabeça, mãos e pés.

Tratamento

Quando se tratar de formigamento na cabeça pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, você deve consultar um médico para que ele examine seu estado geral e possa descartar a presença de outras doenças causadas pelo excesso de álcool, como transtornos hepáticos ou problemas de pedras na vesícula.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • De cabeza por Encefalitis, D. TRATAMIENTO DEL DOLOR DE CABEZA ¿Quién no ha sufrido dolor de cabeza alguna vez?.
  • Síntomas, A. Z., & versión en Ingles, L. Entumecimiento y hormigueo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser?
1 de 5
Sinto algo andar na minha cabeça, o que pode ser?

Voltar ao topo da página